Relembre sucessos da primeira e única mulher porto-riquenha a levar um Oscar, um Grammy, um Emmy e um Tony Awards
Ela começou a atuar quando tinha apenas 13 anos de idade e é a primeira mulher e única artista porto-riquenha a levar um Oscar, um Tony, um Emmy e um Grammy. Estamos falando dela: Rita Moreno, que completa hoje 89 anos de idade. Conhecida por interpretar papéis icônicos da Broadway e do cinema mundial, a atriz é um exemplo de luta, profissionalismo e dedicação.
Além de atuar no cinema, ela faz dublagem, já fez teatro e também é conhecida por ser dançarina – os fãs de ODAAT sabem muito bem disso. O fato é que essa latina é representatividade pura e para comemorar seu aniversário, recordamos hoje algumas produções de sucesso que fazem parte do extenso currículo de Rita Moreno que, quando se trata de atuação, esbanja latinidade e talento.
West Side Story (Amor, Sublime Amor)
Sinopse
No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, se apaixona por María (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa.
O filme de 1961 é um dos filmes musicais mais prestigiados no mundo. Baseado na obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e ambientado em 1950, o longa conta a história de Tony que vive um amor proibido com María . O casal passa por inúmeras situações ao longo da trama, entre brigas e paixões.
No longa, Rita Moreno interpreta Anita, uma imigrante porto-riquenha, assim como a atriz. Esse personagem ficou marcado na história do cinema e em sua carreira. O filme ganhou 10 Oscars, incluindo o de Melhor atriz coadjuvante para Rita. Confira a seguir um trecho da atriz no filme:
“Everything is alright in America” “If you’re all white in America”
The Electric Company e The Muppet Show (Os Muppets)
É imprescindível destacar os trabalhos de Rita Moreno na dublagem/gravação de voz. Além de ter dado voz a três personagens do programa The Electric Company, em mais de 780 episódios, também participou com sua bela voz do famoso programa The Muppet Show, em 1976, onde mostrou mais uma vez que é uma artista completa.
Confira a seguir um trecho de sua participação em The Muppet Show:
Jane The Virgin (Jane, A Virgem)
Sinopse
Quando Jane (Gina Rodriguez) era mais nova, a avó dela a convenceu de duas coisas: telenovelas são a melhor forma de entretenimento, e mulheres devem proteger a virgindade a qualquer custo. Agora, aos 23 anos, a vida de Jane tornou-se tão dramática e complicada quanto as telenovelas que ela sempre amou, após uma série de surpreendentes eventos que fizeram com que ela fizesse, acidentalmente, uma inseminação artificial.
Em Jane The Virgin, Rita Moreno interpretou a avó paterna de Jane, a Lilian De La Vega, mãe de Rogelio de La Vega (Jamil Camil). Como sempre, deu um show na série com produção e elenco latinos. Em todas as cenas, é impossível não se divertir com essa personagem mais que especial.
Confira um trecho da cena em que a personagem de Rita é apresentada à neta:
One Day at a Time
Sinopse
Uma família americana com raízes cubanas, composta por uma mãe recém-divorciada e ex-militar que precisa criar sua filha adolescente e o filho mais jovem, com a ajuda de sua mãe, uma cubana conservadora, e seu amigo Schneider.
Esse é o trabalho mais recente de Rita Moreno, que interpreta a inesquecível Abuelita, uma imigrante cubana que vive com sua família nos Estados Unidos. Justina Machado, Isabella Gomez, Marcel Ruiz e Todd Grinnell estão nesse elenco latino e empoderado.
A série aborda temas importantíssimos para a comunidade latina, como imigração, preconceito contra o latino nos Estados Unidos, a importância da união entre os familiares, relacionamentos LGBT – com direito à uma avó moderníssima, que apoia sua neta em suas escolhas – e muito mais – incluindo boas alfinetadas ao governo americano.
Infelizmente, a série foi cancelada após quatro temporadas e certamente fará muita falta, principalmente para os latinos ao redor do mundo. Apesar disso, Abuelita e sua família jamais serão esquecidos.
Confira essa cena icônica de Rita Moreno mostrando como se prepara um bom café cubano, ao som de uma música latina:
https://www.youtube.com/watch?v=Ip9OBluaNrk
Rita Moreno é tudo isso e muito mais. Ela é força, é talento, é mulher e latina. Seus trabalhos ficarão marcados para sempre na história do cinema e da TV e certamente estaremos sempre aqui, para exaltá-la.
Acompanhe mais dicas de entretenimento e conheça mais artistas latinos seguindo o Entretetizei no instagram e no twitter.
* Créditos para a foto de destaque: Divulgação/NBC News