O Entretetizei separou uma lista de longas nacionais pra você maratonar com sua família nas férias
O ano de 2020 certamente foi marcante para o Cinema Nacional. Mais uma vez, o Brasil e o mundo puderam acompanhar a diversidade de nossa cultura, repleta de muita luta e conquistas. O destaque vai para Bacurau, criticado por muitos, mas aclamado Brasil afora, chegando até o ex-presidente Barack Obama, que elegeu o longa como um de seus favoritos do ano, e à Associação de Críticos de Cinema Residentes em Nova York, que escolheu Bacurau como o Melhor Filme Estrangeiro.
Sendo assim, é imprescindível começar o ano com o Cinema Nacional. Com a ajuda do Telecine, trouxemos 10 longas imperdíveis pra você maratonar durante as férias. Vamos valorizar nosso cinema, tão afetado em 2020, mas que sobrevive para contar nossa história. A história de um povo que luta a cada dia para se superar e seguir em frente.
Bacurau (2019)
Sinopse
No sertão brasileiro, a comunidade de Bacurau acaba de perder dona Carmelita, uma moradora respeitada por todos. Na cidade para o velório, Teresa (Bárbara Colen) encontra Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino) e outros moradores de quem é próxima. Logo, estranhos episódios começam a acontecer e o povoado desaparece dos mapas online. O fora da lei Lunga (Silvero Pereira) então é chamado para ajudar seus conterrâneos a protegerem sua terra.
O longa de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles foi indicado ao Gotham Awards 2020, conhecido como o termômetro do Oscar, como Melhor Filme Internacional e segue conquistando prêmios importantíssimos, entre eles, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2020, nas categorias: Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor longa de Ficcção, Melhor Montagem de Ficção, Melhor Efeito Visual e Melhor Ator, para Silvero Pereira.
Tropa de Elite (2007)
Sinopse
O capitão do Bope Roberto Nascimento (Wagner Moura) lida diariamente com a violência. Pressionado pela esposa a sair da linha de frente, já que eles esperam um filho, ele procura um substituto. Ao mesmo tempo, Neto (Caio Junqueira) e Mathias (André Ramiro), dois amigos e policiais, se candidatam ao curso de formação da Tropa de Elite.
Com direção de José Padilha, Tropa de Elite recebeu diversas críticas e marcou a história do Cinema Nacional, sendo um sucesso também fora do país: recebeu o Urso de Ouro de Melhor Filme em 2008, no Festival de Berlim, Melhor filme no Festival Hola de Lisboa, em 2008 e venceu em 9 categorias no Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro, em 2008.
Central do Brasil (1998)
Sinopse
Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma de suas clientes tenta reaproximar o filho Josué (Vinícius de Oliveira) do pai, mas morre ao sair da estação. Dora então ajuda a criança a encontrar o pai desaparecido.
Dirigido por Walter Salles, Central do Brasil é um dos – senão O MAIOR – filme nacional existente. Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira entregaram uma atuação impecável, levando o filme à indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Atriz, para Fernanda Montenegro, em 1999. No Globo de Ouro de 1999, o longa venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e foi indicado na categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático, para Fernanda Montenegro.
Cidade de Deus (2002)
Sinopse
Rio de Janeiro, anos 1970. Buscapé é um jovem negro e pobre que cresce na Cidade de Deus, a favela mais violenta da cidade. Com medo de que seu único destino seja virar bandido, ele encontra na fotografia uma maneira de escapar dele. Com seu talento, ele passa a registrar o dia a dia da comunidade.
Cidade de Deus é outro destaque indispensável para os brasileiros, já que conta sobre o aumento do crime organizado na Cidade de Deus, uma das favelas mais conhecidas no Rio de Janeiro e que também se tornou um dos lugares mais perigosos da cidade. O longa foi indicado ao Oscar de 2004, nas categorias de Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção e Melhor Fotografia. O elenco conta com nomes como Alice Braga, Leandro Firmino, Seu Jorge, Alexandre Rodrigues e Douglas Silva. A direção é de Fernando Meirelles e Kátia Lund.
Benzinho (2018)
Sinopse
Irene (Karine Teles) é uma mãe de família casada e com quatro filhos que está exausta, devido às inúmeras tarefas que cumpre para manter tudo em ordem. Ainda assim, a matriarca tem seus conflitos internos colocados à prova quando o filho mais velho anuncia que está indo viver na Alemanha para jogar handebol.
O longa de Gustavo Pizzi mostra a rotina de uma família brasileira comandada pela mãe, uma mulher que passa por inúmeros problemas e, mesmo assim, luta diariamente por sua família. Em 2019, Benzinho foi vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, nas categorias: Melhor Atriz Coadjuvante, para Adriana Esteves, Melhor Roteiro Original, Melhor Longa de Ficção, Melhor Atriz, para Karina Teles, Melhor Direção e Melhor Montagem de Ficção.
Que Horas Ela Volta? (2015)
Sinopse
A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo para dar melhores condições de vida para a filha, Jéssica (Camila Márdila). Agora, anos depois, ela lhe telefona dizendo que vai para a cidade prestar vestibular. Porém, o comportamento da adolescente complica as relações na casa de seus patrões (Karine Teles e Lourenço Mutarelli).
Regina Casé soube entregar um personagem real e sensível, construído com base nos desafios enfrentados hoje em dia em nossa sociedade. O longa de Anna Muylaert venceu o Prêmio Especial do Júri do Festival de Sundance pela Atuação de Regina e foi indicado a 14 categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2016, vencendo nas categorias: Melhor Longa-metragem Ficção (Voto Popular), Melhor Montagem Ficção, Melhor Atriz coadjuvante para Camila Márdila, Melhor Atriz para Regina Casé, Melhor Direção e Melhor Filme.
Aquarius (2016)
Sinopse
Jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos adultos, Clara (Sonia Braga) vive há muitos anos em um antigo edifício na Praia da Boa Viagem. Querendo fazer do local um novo empreendimento, uma construtora tenta de todas as formas comprar o apartamento de Clara, que é a única moradora que se recusa a vender. O longa foi sucesso de crítica e foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Aquarius foi o grande destaque de 2016, com um elenco brasileiro de peso e direção de Kleber Mendonça Filho (Bacurau). Foi indicado ao Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 2016 e no ICS Cannes Awards 2016, na categoria de Melhor Atriz, para Sônia Braga (vencedora). Além disso, recebeu 11 indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2017, vencendo nas categorias: Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Trilha Sonora.
Chacrinha – O Velho Guerreiro (2016)
Sinopse
A trajetória de José Abelardo Barbosa até tornar-se um dos comediantes mais amados do Brasil: Chacrinha. Ainda jovem, Abelardo trocou as aulas de medicina pelos microfones das rádios. A partir daí, o ícone persegue o estrelato em meio aos tropeços e vitórias que o transformaram no Velho Guerreiro.
Como não amar o inesquecível Chacrinha? O filme traz a trajetória desse ícone que levou arte e música para todo o país, através da Rádio e depois, através da TV, onde ficou conhecido como o “pai dos programas de auditório”. Stephan Nercessian foi a escolha perfeita para interpretar essa figura que marcou a história da comunicação e do entretenimento no Brasil.
Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3 (2013; 2016; 2019)
Sinopse
Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mãe dedicada. Talvez até demais para o gosto de seus filhos, que a consideram chata. Desprezada, ela decide passar um tempo na casa de sua tia para desabafar e relembrar o passado.
Todo brasileiro conhece Dona Hermínia. É praticamente impossível pensar em Paulo Gustavo e não se lembrar desse personagem expressivo e totalmente popular. Nas sequências, vemos a vida de Dona Hermínia virar de cabeça para baixo quando Marcelina (Mariana Xavier) revela que vai se mudar para São Paulo (filme 2) e depois, a conclusão dessa humorada história, com Marcelina grávida de um desconhecido e Juliano (Rodrigo Pandolfo) noivo.
Apesar de ser uma comédia, os três longas abrem espaço para a discussão de temas importantíssimos, como a relação entre filhos e pais separados, o processo de descoberta e aceitação da sexualidade durante a adolescência e a vida adulta, longe dos pais. Imperdível e necessário!
De Pernas Pro Ar 1, 2 e 3 (2010; 2012; 2019)
Sinopse
Depois de ser abandonada pelo marido e perder o emprego, Alice (Ingrid Guimarães), uma executiva viciada em trabalho, começa a vender produtos eróticos e sua vida se transforma completamente.
A sequência de três filmes com Ingrid Guimarães é contagiante e mostra o desenvolvimento de uma personagem que precisa seguir em frente e enfrentar a vida de divorciada. No filme 2, Alice decide expandir a filial de seu sex shop em Nova York e tem um surto por trabalhar demais. Já no filme 3, ela precisa conciliar sua vida de empreendedora com a rotina de sua família e o resultado, é claro, é sempre repleta de muito humor.
Esperamos que, com essas indicações, vocês possam desfrutar das nossas produções, com elencos e direções impecáveis que nos enchem de orgulho, afinal, nada mais brasileiro do que os filmes que contam a história do nosso povo.
Confira a seguir o novo vídeo do Latinizei e saiba mais sobre os filmes nacionais:
Ver essa foto no Instagram
Confira as novidades do Cinema e do mundo do entretenimento com a gente. Siga o Entretetizei no Instagram e no Twitter e conta pra gente!
* Créditos da foto de capa: AdoroCinema