O ator fez parte do elenco de várias obras do cinema, sendo reconhecido com o Globo de Ouro, Emmy e BAFTA, o Oscar britânico
Há cinco anos Alan Rickman nos deixava, ator que se imortalizou nas telas como Severo Snape, em Harry Potter. Apesar de sempre ser lembrado por seu papel em HP, ele participou de várias outras obras do cinema.
Vítima de um câncer no pâncreas, Alan Rickman faleceu em 14 de janeiro de 2016. A morte do ator foi lamentada ao redor do mundo, principalmente pelos fãs da saga Harry Potter, já que o Alan deu vida a um dos personagens mais icônicos e importantes da trama.
Mesmo depois de cinco anos do seu falecimento, os fãs homenageiam o ator nas redes sociais:
14 de janeiro: hoje completam-se 5 anos da morte de Alan Rickman, ator responsável por interpretar, com o brilhantismo necessário, o denso e complexo Severo Snape nos filmes de Harry Potter. Muitas saudades. Always. #RIPAlanRickman pic.twitter.com/zyus2LT9lZ
— Lord Voldemort (@LordeVoIdemort) January 14, 2021
https://twitter.com/slythgrimes/status/1349792904630460418?s=20
Hoje, dia 14/01/2021, completa 5 anos que Alan Rickman nos deixou. Não só os Potterheads, mas todos sentimos a sua falta. Você está eternamente em nossos corações. ALWAYS!!! pic.twitter.com/a3y5UsN5vL
— Ron Weasley (@EuRonWeasley) January 14, 2021
Como muito bem lembrou um fã no twitter, Alan Rickman não foi apenas Severus Snape. Ele estrelou diferentes trabalhos e não só nos cinemas, mas também no teatro, na televisão e até mesmo dirigiu filmes.
Foi reconhecido, inclusive, com prêmios como Globo de Ouro, Emmy e BAFTA, o Oscar britânico.
Para os fãs que só conhecem o ator pela saga do mundo bruxo, uma ótima dica para celebrar o talento de Alan Rickman é conhecer mais do seu trabalho.
Confira os sete filmes que eternizam o talento do ator que nós do Entretetizei separamos para você:
1 – Duro de Matar (1988)
Para quem gosta de ação, esse filme é um prato cheio. Duro de Matar é uma série cinematográfica que se consagrou como um dos maiores clássicos do gênero no cinema.
Nesse longa, Alan Rickman interpreta o vilão Hans Gruber, que invade o prédio Nakatomi Plaza e faz todos que ali estão como reféns. Enquanto isso, o policial John McClane (Bruce Willis), que só quer passar o natal com a sua esposa, luta para salvar todos os reféns, incluindo sua amada e ele mesmo.
2 – Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991)
Nessa versão da história do clássico arqueiro, Robin de Locksley (Kevin Costner) volta de uma Cruzada e fica sabendo do assassinado de seu pai, Lorde Locksley (Brian Blessed), que foi morto pelo xerife Nottingham (Alan Rickman).
Robin se torna visado pelo assassino de seu pai e seus seguidores, então foge. Na Floresta de Sherwood encontra apoio e inicia uma guerrilha para proteger o trono do rei dos planos dos tiranos.
Além de toda aventura, ainda rola um romance entre Robin e uma bela donzela, que se ajudam em um momento de luta, Marian (Mary Elizabeth Mastrantonio).
3 – Razão e sensibilidade (1996)
Já para quem curte aquele bom romance épico, Razão e Sensibilidade é a escolha certa. Com o roteiro baseado no livro de mesmo título de Jane Austen, o longa retrata a história de uma viúva e suas três filhas que passam por dificuldades financeiras após a morte do pai.
Uma das irmãs, Marianne Dashwood (Kate Winslet), ilustra a emoção ao se ver dividida entre dois homens, o jovem e belo John Willoughby (Greg Wise) e o Coronel mais velho, Brandon (Alan Rickman). A outra irmã, Elinor (Emma Thompson), se prende à razão e tem as esperanças românticas prejudicadas por um compromisso.
4- Simplesmente Amor (2003)
Se você curte um romance mais clichê, tem trabalho do Alan desse tipo também!
São nove histórias de amor que se encontram em diferentes pontos e mostram toda a complexidade desse sentimento. Entre novos amores, possíveis traições e questões familiares, o filme mistura diferentes perspectivas e emoldura tudo isso na cidade de Londres em pleno natal, como pano de fundo perfeito para o clímax.
O filme conta com um elenco de tirar o fôlego. Alan Rickman, Hugh Grant, Emma Thompson, Andrew Lincoln, Keira Knightley, Rodrigo Santoro, Laura Linney, Martine McCutcheon, Colin Firth e Bill Nighy dividem a tela e esquentam nossos corações com tanto romance.
5 – Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)
Tem obra de Tim Burton nessa lista também. No clássico Sweeney Todd, Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos na Austrália, depois de ser injustamente julgado e obrigado pelo juiz Turpin (Alan Rickman) a viver longe de sua esposa e filha.
Barker retorna à Londres usando a alcunha de Sweeney Todd buscando vingança. Ao retornar ao local de sua antiga barbearia, encontra a loja de tortas da sra. Lovett (Helena Bonham Carter), que oferece a sala acima da loja para que Todd possa voltar a trabalhar como barbeiro.
6 – Alice no País das Maravilhas (2010)
Em uma adaptação bem diferente da clássica, Alice Kingsleig (Mia Wasikowska Tem) tem 17 anos e caí em um buraco que a leva para outro mundo ao seguir o famoso coelho branco. No País das Maravilhas, ela encontra seres mágicos que estavam presentes em seus sonhos. Então, descobre que já esteve ali 10 anos antes.
Esse longa é muito divertido e esbanja toda a estética maluca de Tim Burton. A participação de Alan Rickman está na voz da icônica Lagarta, então, para curtir esse trabalho do ator, você vai precisar ver o filme com o áudio original.
7 – Um Pouco de Caos (2014)
O último filme desta lista é estrelado e dirigido por Alan Rickman. Então, essa é uma oportunidade de apreciar o seu trabalho de diferentes perspectivas!
Um Pouco de Caos conta a história de um arquiteto famoso, André Le Nôtre (Matthias Schoenaerts), que é escolhido pelo Rei Luís XIV (Alan Rickman) para projetar os jardins do Palácio de Versalhes.
Uma assistente, Sabine de Barra (Kate Winslet), é contratada para ajudar André mas se mostra defensora de um estilo mais arrojado, que se opõe ao estilo do arquiteto consagrado.
Mesmo com as diferenças, a relação profissional vai se transformando em um romance que acaba chegando aos ouvidos da mulher de André, a Madame Le Nôtre (Helen McCrory).
Extra: Filmes da saga Harry Potter com as melhores cenas do Snape
Além de todas essas alternativas incríveis, sempre podemos revisitar a nossa saga do coração e ver Alan Rickman como o professor Severo Snape. E, para te ajudar, vamos deixar aqui os filmes da saga com as melhores cenas do personagem:
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban
- Harry Potter e o Enigma do Princípe
- Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2
Curtiu essa lista? Então, conta pra gente qual é o seu filme favorito com o Alan Rickman e não deixe de acompanhar o Entretetizei no Instagram e no Twitter para acessar mais conteúdos como esse!
*Créditos da foto de destaque: Divulgação Warner Bros