Categorias
Cinema Entretenimento

Muito além de Severo Snape: 7 filmes para celebrar o trabalho de Alan Rickman

O ator fez parte do elenco de várias obras do cinema, sendo reconhecido com o Globo de Ouro, Emmy e BAFTA, o Oscar britânico

Há cinco anos Alan Rickman nos deixava, ator que se imortalizou nas telas como Severo Snape, em Harry Potter. Apesar de sempre ser lembrado por seu papel em HP, ele participou de várias outras obras do cinema.

Vítima de um câncer no pâncreas, Alan Rickman faleceu em 14 de janeiro de 2016. A morte do ator foi lamentada ao redor do mundo, principalmente pelos fãs da saga Harry Potter, já que o Alan deu vida a um dos personagens mais icônicos e importantes da trama.

Mesmo depois de cinco anos do seu falecimento, os fãs homenageiam o ator nas redes sociais:

https://twitter.com/slythgrimes/status/1349792904630460418?s=20

 

Como muito bem lembrou um fã no twitter, Alan Rickman não foi apenas Severus Snape. Ele estrelou diferentes trabalhos e não só nos cinemas, mas também no teatro, na televisão e até mesmo dirigiu filmes.

Foi reconhecido, inclusive, com prêmios como Globo de Ouro, Emmy e BAFTA, o Oscar britânico.

Para os fãs que só conhecem o ator pela saga do mundo bruxo, uma ótima dica para celebrar o talento de Alan Rickman é conhecer mais do seu trabalho.

Confira os sete filmes que eternizam o talento do ator que nós do Entretetizei separamos para você:

1 – Duro de Matar (1988)

Imagem: Silver Pictures

Para quem gosta de ação, esse filme é um prato cheio. Duro de Matar é uma série cinematográfica que se consagrou como um dos maiores clássicos do gênero no cinema. 

Nesse longa, Alan Rickman interpreta o vilão Hans Gruber, que invade o prédio Nakatomi Plaza e faz todos que ali estão como reféns. Enquanto isso, o policial John McClane (Bruce Willis), que só quer passar o natal com a sua esposa, luta para salvar todos os reféns, incluindo sua amada e ele mesmo.

2 – Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991)

Nessa versão da história do clássico arqueiro, Robin de Locksley (Kevin Costner) volta de uma Cruzada e fica sabendo do assassinado de seu pai, Lorde Locksley (Brian Blessed), que foi morto pelo xerife Nottingham (Alan Rickman).

Robin se torna visado pelo assassino de seu pai e seus seguidores, então foge. Na Floresta de Sherwood encontra apoio e inicia uma guerrilha para proteger o trono do rei dos planos dos tiranos.

Além de toda aventura, ainda rola um romance entre Robin e uma bela donzela, que se ajudam em um momento de luta, Marian (Mary Elizabeth Mastrantonio). 

3 – Razão e sensibilidade (1996)

R
Imagem: Reprodução Pinterest

Já para quem curte aquele bom romance épico, Razão e Sensibilidade é a escolha certa. Com o roteiro baseado no livro de mesmo título de Jane Austen, o longa retrata a história de uma viúva e suas três filhas que passam por dificuldades financeiras após a morte do pai.

Uma das irmãs, Marianne Dashwood (Kate Winslet), ilustra a emoção ao se ver dividida entre dois homens, o jovem e belo John Willoughby (Greg Wise) e o Coronel mais velho, Brandon (Alan Rickman). A outra irmã, Elinor (Emma Thompson), se prende à razão e tem as esperanças românticas prejudicadas por um compromisso.

4- Simplesmente Amor (2003)

Imagem: Divulgação

Se você curte um romance mais clichê, tem trabalho do Alan desse tipo também! 

São nove histórias de amor que se encontram em diferentes pontos e mostram toda a complexidade desse sentimento. Entre novos amores, possíveis traições e questões familiares, o filme mistura diferentes perspectivas e emoldura tudo isso na cidade de Londres em pleno natal, como pano de fundo perfeito para o clímax.

O filme conta com um elenco de tirar o fôlego. Alan Rickman, Hugh Grant, Emma Thompson, Andrew Lincoln, Keira Knightley, Rodrigo Santoro, Laura Linney, Martine McCutcheon, Colin Firth e Bill Nighy dividem a tela e esquentam nossos corações com tanto romance.

5 – Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

Sweeney todd alan rickman
Imagem: Reprodução Pinterest

Tem obra de Tim Burton nessa lista também. No clássico Sweeney Todd, Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos na Austrália, depois de ser injustamente julgado e obrigado pelo juiz Turpin (Alan Rickman) a viver longe de sua esposa e filha.

Barker retorna à Londres usando a alcunha de Sweeney Todd buscando vingança. Ao retornar ao local de sua antiga barbearia, encontra a loja de tortas da sra. Lovett (Helena Bonham Carter), que oferece a sala acima da loja para que Todd possa voltar a trabalhar como barbeiro.

6 – Alice no País das Maravilhas (2010)

Em uma adaptação bem diferente da clássica, Alice Kingsleig (Mia Wasikowska Tem) tem 17 anos e caí em um buraco que a leva para outro mundo ao seguir o famoso coelho branco. No País das Maravilhas, ela encontra seres mágicos que estavam presentes em seus sonhos. Então, descobre que já esteve ali 10 anos antes.

Esse longa é muito divertido e esbanja toda a estética maluca de Tim Burton. A participação de Alan Rickman está na voz da icônica Lagarta, então, para curtir esse trabalho do ator, você vai precisar ver o filme com o áudio original.

7 – Um Pouco de Caos (2014)

um pouco de caos
Imagem: Divulgação Imagens Filme

O último filme desta lista é estrelado e dirigido por Alan Rickman. Então, essa é uma oportunidade de apreciar o seu trabalho de diferentes perspectivas!

Um Pouco de Caos conta a história de um arquiteto famoso, André Le Nôtre (Matthias Schoenaerts), que é escolhido pelo Rei Luís XIV (Alan Rickman) para projetar os jardins do Palácio de Versalhes. 

Uma assistente, Sabine de Barra (Kate Winslet), é contratada para ajudar André mas se mostra defensora de um estilo mais arrojado, que se opõe ao estilo do arquiteto consagrado.

Mesmo com as diferenças, a relação profissional vai se transformando em um romance que acaba chegando aos ouvidos da mulher de André, a Madame Le Nôtre (Helen McCrory).

Extra: Filmes da saga Harry Potter com as melhores cenas do Snape

Além de todas essas alternativas incríveis, sempre podemos revisitar a nossa saga do coração e ver Alan Rickman como o professor Severo Snape. E, para te ajudar, vamos deixar aqui os filmes da saga com as melhores cenas do personagem:

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban
  • Harry Potter e o Enigma do Princípe 
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2

Curtiu essa lista? Então, conta pra gente qual é o seu filme favorito com o Alan Rickman e não deixe de acompanhar o Entretetizei no Instagram e no Twitter para acessar mais conteúdos como esse!

 

*Créditos da foto de destaque: Divulgação Warner Bros

Categorias
Cinema

Atravessa a vida: filme sobre o vestibular mostra vidas reais por trás do Enem

Documentário chega às telonas hoje (14) e promete emocionar os telespectadores

O filme Atravessa a Vida de João Jardim narra a história de jovens estudantes de escola pública vivendo o desafio de estarem no terceiro ano com todas as pressões internas e externas que isso acarreta. 

Tudo se passa na escola pública Milton Dortas e o principal foco é mostrar o que aqueles jovens adultos enfrentam enquanto passam pela insistência de um vestibular com apenas 18 anos. De histórias como abandono paterno à necessidade de se reafirmar como uma pessoa capaz, Atravessa a ida é sobre vidas reais. 

Atravessa a vida | Cenas de Cinema | Crítica | Festival
(imagem: Reprodução)

Uma das frases que simplifica a experiência do filme é dita por uma das alunas que sonha em fazer pedagogia na universidade, mas acaba sendo limitada pelos sonhos de seus pais. Em resposta ao questionamento do professor de filosofia, ela entende que “Se a esperança morre, aí não existe mais futuro”. Reflexão importante para os dias atuais. 

Todos os jovens acabam vivendo seu dilema pessoal e isso impacta diretamente no desempenho deles. Seja com as lágrimas por viver uma vida limitada financeiramente, ou o sentimento de querer salvar a mãe de um pai agressivo, podemos ver muito além de um vestibular neste filme. 

Documentário sobre Enem estreia nesta quinta-feira (14)
(Imagem: Reprodução)

João Jardim consegue captar a essência do cotidiano e o fascínio de suas obras está nas nuances de entender quem está falando. Ainda em Janela da alma (2001) podemos entender o tipo de documentarista que o mesmo queria ser. Se em Janela da Alma, João Jardim queria passar para o seu telespectador a dor de pessoas deficientes visualmente e seus encontros com a esperança da vida, em Atravessa a vida ele busca confrontar diálogos meritocráticos e mostrar que a existência de alguém não pode estar condicionada ao Enem. 

“O objetivo da minha vida é mostrar para minha mãe que valeu a pena não desistir.” A frase dita por um dos alunos da escola narra o conflito interno que muitos estudantes vivem naquele espaço. Até onde podemos realmente pressionar e questionar esses estudantes? Até onde isso é realmente saudável? 

Atravessa a Vida - documentário de João Jardim - Vitamina Nerd
(Imagem: Reprodução | João Jardim)

Hoje, no Brasil, registra-se uma média de 4 milhões de participantes por ano. Se avaliarmos a quantidade de vagas oferecidas para faculdades públicas e instituições particulares custeadas pelo Governo Federal, poderemos dimensionar que não há vaga para todos e, infelizmente, classes mais pobres enfrentam isso de forma ainda mais árdua. 

O documentário certamente entrará para a carreira de João como um feito simbólico. Trazer abordagens como suicídio, lutas e, principalmente, a coragem de se estar vivo, não é para qualquer roteirista. A sensibilidade de mostrar as lágrimas de professores e ainda transformá-los em heróis corajosos foi um marco nessa trajetória de um pouco mais de uma hora. 

Exclusivo :: Vídeo de Atravessa a Vida - YouTube
(Imagem: Reprodução | Professora de Português conversando com seus alunos)

Atravessa a vida é um dos documentários que entram na lista de “Assistir antes de morrer”. Quando falo isso, não é nem de perto pelo tema central, sim pelas pessoas que dão vida ao paralelo entre viver e ser feliz  ou deixar que monstros internos dominem nossa existência. A mensagem que fica é para além da importância dos vestibulares. Quem assiste passa a entender que antes de uma prova, há uma pessoa com batalhas visíveis. 

João Jardim e sua equipe fantástica não deixaram de trazer um pouco de Janela da Alma para as telas de Atravessa a vida, afinal é tudo uma questão de como escolhemos enxergar o mundo. 

Assista o trailer:

O filme estreia hoje (14) e coincide com o Enem 2020, marcado para este domingo (17). O que podemos dizer é: sejam fortes e abracem a vida. Todos nós somos heróis da nossa própria história.

Gostou do conteúdo? Para mais conteúdos, resenhas de filmes e muita coisa sobre o mundo do entretenimento, siga o Entretetizei no Instagram e no Twitter.

 

*Crédito na imagem de destaque: Reprodução / Divulgação

Categorias
Cinema Entretenimento

Relembrando Sucessos | Sex and the City: O Filme

A série de sucesso ganhou uma adaptação para as telas de cinema em 2008

Quatro anos após as diversas aventuras de Carrie Bradshaw e suas melhores amigas, Carrie está em um relacionamento sério com seu namorado, Big. Samantha sobreviveu a um câncer e mantém um relacionamento monogâmico com Smith Jerrod. Charlotte e seu marido moram na Park Avenue. E Miranda, no Brooklyn, sente a pressão da vida familiar.

Um filme divertido que reforça a importância da amizade

Derivado de seis temporadas, Sex and the City: O filme chegou em 2008 pra deixar os fãs ainda mais felizes! O melhor dessa adaptação é que você não precisa ter visto nada antes. Durante o longa você consegue conhecer as características de todas as personagens, então não precisa se preocupar em achar que vai ficar perdido durante o filme por não ter visto a série.

Quatro amigas, na faixa dos quarenta anos, ainda buscam felicidade através do amor. Pode parecer bobo, mas como não se deixar levar pela diversão, pelo bom humor, pelas reviravoltas, pelas manias e pelo glamour de Sex and the City? O filme segue a mesma estrutura da série: muita conversa, um pouco de sexo, mulheres sendo fúteis sem culpa, desilusões amorosas, provas de carinho, de fidelidade e de paixão! 

(Imagem: reprodução)

Carrie (Sarah Jessica Parker) aceita o pedido de casamento do Mr. Big (Chris Noth) e dá início aos preparativos do grande evento. Quando o evento toma proporções gigantescas, ele se assusta e termina por deixá-la no altar. 

O rumo dos acontecimentos pega Carrie de surpresa e ela acaba se sentindo bastante perdida com a nova vida. Ela é levada pelas amigas Samantha (Kim Kattrall), Miranda (Cynthia Nixon) e Charlotte (Kristin Davis) ao México, onde deveria passar a Lua de Mel, para tentar se distrair e se recuperar do baque.

Depois de contar com a ajuda das três amigas para superar um grande trauma, ela decide retomar de cabeça erguida. De volta a Nova York e decidida a dar a volta por cima, Carrie contrata uma nova assistente, Louise (Jennifer Hudson), que irá ajudá-la de forma muito mais efetiva.

(Imagem: reprodução)

Enquanto tudo isso acontece, ainda somos apresentados às novas vidas e conflitos das amigas de Carrie. Charlotte está finalmente vivendo seu tão sonhado conto de fadas e sua vida não podia estar mais perfeita. Ela vive em um apartamento maravilhoso, casada com o amor da sua vida e é mãe de Lilly, uma linda menina que foi adotada pelo casal enquanto enfrentavam problemas de fertilidade.

Quando Charlotte menos esperava, ela engravida. O que deveria se tornar uma grande alegria em sua vida se transforma numa grande fonte de preocupação. Charlotte entra em pânico, louca de medo de que algo ruim aconteça e destrua a sua felicidade.

Miranda, ao contrário de Charlotte, enfrenta uma grande crise no casamento e se separa de Steve depois de descobrir que ele a traiu. Depois de mudar-se para outro apartamento com seu filho Brady, evita ao máximo o contato com o pai do garoto, decidida a nunca perdoá-lo. 

Samantha, por sua vez, está passando por uma grande crise existencial. Ela se mudou para Los Angeles junto com seu namorado Smith. O problema é que Samantha tenta forçar uma situação insustentável: ser uma namorada comprometida e fiel, sempre disponível ao namorado. Mas esse nunca foi o perfil dela.

Durante o filme, as questões de cada uma vão se desenvolvendo e as respostas acabam aparecendo. Mesmo sendo um filme bobinho e fútil, ele reforça a importância de ter boas amizades e poder contar com elas nos momentos difíceis. O sucesso foi tanto que o filme ganhou uma continuação em 2010! 

(Imagem: reprodução)
A série Sex and the City terá uma nova temporada

Para a alegria de todos, foi anunciado nesta semana que nossa amada série ganhará mais uma temporada! A HBO Max confirmou o início das gravações para o meio do ano. Do elenco original, só a atriz Kim Cattrall (nossa amada Samantha) não irá participar.

Já estamos ansiosas pra ver as novas aventuras que essas mulheres irão aprontar na cidade de Nova York e prontas pra rever todas as outras temporadas e os filmes!

 

E se você quiser ficar por dentro de mais resenhas e não perder nenhuma novidade do mundo do entretenimento, é só acompanhar o perfil do Entretetizei no Instagram e no Twitter.

 

* Créditos da foto em destaque: Reprodução

Categorias
Cinema Entretenimento Especiais

Enem: 5 filmes para estudar para a prova

O Enem está chegando e nós elaboramos uma lista de filmes com assuntos relacionados à prova

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!