O ator, que interpreta José María, contou em entrevista exclusiva para o Entretetizei sobre como foi gravar a série, o sucesso alcançado e como foi desenvolver o personagem
A série Quem Matou Sara? foi um sucesso total na Netflix. Gostando ou não da família Lazcano, o público foi totalmente envolvido pelo drama e pelo mistério da série. Em entrevista exclusiva ao Entretetizei, o ator Eugenio Siller, que interpreta José María, falou um pouco mais sobre o sucesso da produção e, é claro, sobre como foi interpretar esse personagem. Afinal, nem todos os Lazcanos são tão ruins assim…
José María
O personagem José María – também conhecido como Chema – interpretado por Eugenio Siller, conquistou o coração dos telespectadores. Com um jeito carismático e carinhoso, Chema nos brindou com muitos aprendizados ao longo da série. Siller disse: “Foi um dos personagens mais importantes na minha carreira, um personagem que me deu muito crescimento como ator e não apenas ensinou coisas atorais, mas também me ensinou muito como pessoa. Acredito que José María é o estandarte do amor próprio, do querer a si mesmo, de se aceitar como é, de lutar pelos teus sonhos, de não se importar com o que as pessoas pensam se você é feliz, realizar-se como pessoa.”
Eugenio foi responsável por protagonizar algumas das cenas mais fortes da série, nas quais José María era discriminado pela familia por ser homossexual. Ele afirma: “Me parece muito importante que possamos mostrar a vida de um jovem homossexual que é marginalizado por sua família, que se deixou de lado, que é julgado, que as coisas foram ruins, que é a ovelha negra da familia e que sempre o fizeram sentir como se não pertencesse ao mundo. Me parece maravilhoso que possamos representar isso, porque também é uma forma de educar o público.”
Na segunda temporada, o personagem sofreu grandes reviravoltas na história. Com a morte de Lorenzo, seu esposo, e de Clara, sua barriga de aluguel, José María perde o rumo e deixa incertezas sobre seu futuro. “Na segunda parte vemos que a vida colocou para Chema todas as provas para ver se era realmente verdade que ele havia trabalhado tanto nele e para ver se é verdade que ele tem esse equilíbrio como pessoa e vemos que ninguém está preparado para essas perdas. Padeci muito aí. Senti essa tristeza por Chema ao estar lendo os últimos capítulos e vendo por tudo o que ele passa, tudo que acontece, essa tristeza tão grande que ele vive e essa solidão que ele tem.”
Sucesso de Quem Matou Sara?
A série ultrapassou barreiras e se tornou a série mais vista na história da Netflix. Quando questionado sobre o êxito da produção, Eugenio afirma que não esperavam: “Sabíamos que tínhamos um produto excelente e muito bom nas mãos. Isso sabíamos e, obviamente, esperávamos que fosse bem. Mas, de verdade, nunca esperamos que a série fosse ter o impacto que teve a nível mundial, foi uma loucura.”
Sendo a série mais vista do mundo, Quem Matou Sara? traz visibilidade para as séries produzidas na América Latina e para a indústria latinoamericana. “Me parece maravilhoso que possamos fazer esse tipo de conteúdo na América Latina e que o mundo inteiro nos assista. A qualidade de Quem Matou Sara? compete com qualquer série estadunidense ou europeia, seja espanhola, alemã ou de onde seja, que tem um conteúdo maravilhoso e podemos demonstrar que no México podemos fazer tudo isso também, de uma forma impressionante.” comenta o ator.
Das telinhas do México para a Netflix
Desde pequeno, Eugenio sabia que queria ser ator. Mesmo assim, o caminho percorrido não foi fácil. Graduado pela CEA, Centro de Educação Artístico da Televisa, o ator fez muitos trabalhos até chegar a algo com maior visibilidade nas telinhas. Seu primeiro grande trabalho foi em Rebelde, onde interpretou Luciano. Além de contracenar com colegas e amigos queridos, a novela também lhe abriu muitas portas: “Foi uma experiência muito legal, porque sempre que você começa a trabalhar em um projeto e você é a pessoa nova, você se sente meio estranho. Eu me senti um pouquinho, mas quando entrei e vi que meus colegas estavam lá, daí foi muito mais fácil a transição, porque me sentia mais confiante para atuar com eles. Acredito que Rebelde foi a telenovela que me abriu muitas portas para que as pessoas me vissem e que os produtores conhecessem meu trabalho, conhecessem a mim e para que eu começasse a trabalhar.” Conta.
Depois disso, o ator se converteu em galã das telenovelas mexicanas. Em 2009, contracenou a novela Mi Pecado, exibida no Brasil pelo SBT, ao lado de Maite Perroni.
A entrevista em vídeo completa está disponível no canal do Entretetizei:
Você assistiu Quem Matou Sara? O que achou da entrevista? Corre lá nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter – e conta pra gente!
*Crédito da foto de destaque: Caras