Categorias
Entretenimento Eventos

Sesc São Paulo apresenta Mostra de Cinemas Africanos em outubro

Evento online e gratuito traz longas e curtas contemporâneos inéditos do continente africano – com destaque para o cinema de gênero e parceria com outros festivais

SESC São Paulo faz Mostra de Cinemas Africanos (MCA) entre os dias 1 a 10 de outubro. A maioria dos filmes são inéditos no Brasil. O principal foco curatorial deste ano é o cinema de gênero.

O ciclo online e gratuito apresenta 12 sessões (dez longas e dois programas de curtas), legendados em português, além de curso e catálogo digital. Entre os destaques da programação estão exemplos recentes do cinema de gênero da África do Sul, Nigéria e Uganda, e curtas dirigidos por mulheres, com uma mostra competitiva simultânea com o Benin e uma seleção de produções árabes do norte da África.

As exibições acontecem na plataforma Sesc Digital e contam com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français. Mais informações em mostradecinemasafricanos.com.

A abertura fica para o filme “Juju Stories” (2021), do coletivo nigeriano Surreal 16, com três histórias de bruxaria dirigidas por C.J. Obasi, Abba Makama e Michael Omonua. 

Em geral se vincula a ideia de cinema africano a filmes de arte ou político e sempre queremos quebrar esses estereótipos“, explica Ana Camila Esteves, que divide a curadoria com Beatriz Leal Riesco. “Os gêneros cinematográficos africanos são comuns e bem particulares. Não seguem a lógica de Hollywood, por exemplo“, conclui Ana Camila

A programação da Mostra de Cinemas Africanos conta ainda com apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil (www.cinefrance.com.br) e do Institut Français, agência do Ministério das Relações Exteriores e Europeias para a difusão cultural exterior da França.

Da África do Sul vêm o road movie feminista Flatland (2019), de Jenna Bass, e o policial ambientado no mundo do boxe Knuckle City (2019), de Jahmil X.T. Qubeka.

Um curso gratuito ministrado por Jusciele Oliveira, que lança luz sobre este tema, integra o evento. Outros títulos de ficção da MCA são o drama autoral nigeriano Para Maria (2020) sobre depressão pós-parto, de Damilola Orimogunje; o drama ambientado no universo da diáspora francesa Edifício Gagarine’ (2020), de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh; o suspense ugandês A Garota do Moletom Amarelo (2020), de Loukman Ali; e o sobrenatural Você morrerá aos 20 (2019), de Amjad Abu Alala, do Sudão.

Os três longas documentais da seleção são produções ligadas à Argélia: Meu Primo Inglês (2019), de Karim Sayad, Rua do Saara, 143 (2019), de Hassen Ferhani, e O Último Refúgio (2021), de Ousmane Samassekou. Todos os filmes da mostra ficam disponíveis apenas em território brasileiro e serão exibidos durante toda a semana do festival, com exceção de Edifício Gagarine’, online por 24 horas, e Você morrerá aos 20, com limite de 500 visualizações. O catálogo digital da mostra virá com material inédito, que inclui traduções de artigos de pesquisa sobre cinemas africanos, sinopses exclusivas e resenhas dos longas assinadas pelo crítico nigeriano Dika Ofoma.

Com curadorias compartilhadas com dois festivais, os programas de curtas expandem a abrangência dos núcleos de produção africana cobertos pela Mostra. O primeiro é fruto de parceria com a Mostra de Cinema Árabe Feminino (Brasil), que exibe sete filmes com temáticas, gêneros e formatos diversos. A curadoria é de Analu Bambirra e Ana Camila Esteves, e abrange Sudão, Tunísia, Marrocos, Egito e Argélia. Já o segundo programa traz 13 títulos do Festival International des Films de Femmes de Cotonou 2021 (Benin), dirigido por Cornélia Glele. Produções de dez países africanos participam desta primeira mostra competitiva da MCA, simultaneamente no Brasil e no Benin, com um júri brasileiro formado por Morgana Gama (BA), Bethânia Maia (DF) e Mariana Angelito (RJ).

E além desses ainda tem os longas: Você morrerá aos 20, Rua do Saara, 143 e Edifício Gagarine, e a sessão de curtas Mostra de Cinema Árabe Feminino.

Mostra de Cinemas Africanos | Ano IV

De 1º a 10 de outubro de 2021 | 10 longas e 20 curtas-metragens

Online | Gratuito | Sesc Digital | Site oficial

Esta edição contempla 16 países do continente: África do Sul, Argélia, Benin, Camarões, Egito, Madagascar, Mali, Marrocos, Mauritânia, Nigéria, República Centro-Africana, Ruanda, Senegal, Sudão, Tunísia e Uganda.

Todos os filmes da mostra serão exibidos durante toda a semana do festival, com exceção de Edifício Gagarine, que ficará disponível por 24 horas, e Você morrerá aos 20, com limite de 500 visualizações. E a exibição é exclusiva para o Brasil!

Para ter acesso ao conteúdo, consulte: sescsp.org.br/cinemasafricanos

Leia também: 2ª Bienal Black Brazil Art: inscrições abertas até 30 de Outubro

Vem compartilhar com a gente as suas expectativas sobre esse evento incrível, aqui nos comentários ou lá pelas nossas redes socais:  Twitter, Insta e Face.

*Crédito da foto de destaque: 20 Pounds Production

Categorias
Entretenimento Séries

Star+: confira 5 séries imperdíveis disponíveis na plataforma

American Horror Story, Modern Family, How I Met Your Mother, Love, Victor e Pose são algumas das produções disponíveis no Star+

O Star+ é uma plataforma de streaming de entretenimento e de esportes da The Walt Disney Company, que foi lançada no dia 31 de agosto deste ano, e é complementar, mas independente, do serviço Disney+. Mesmo a sua chegada em território nacional sendo muito recente, o catálogo é repleto de séries famosas e aclamadas, de diversos gêneros, e que vão das mais atuais até as mais antigas

Então, confira abaixo uma lista com cinco séries incríveis que estão disponíveis no Star+ para assistir nesse final de semana:

American Horror Story

Foto: Divulgação

American Horror Story, criada por Ryan Murphy e Brad Falchuck, é uma série antológica de terror que possui em cada temporada uma narrativa e história independentes, com personagens e ambientações diferentes. A produção, que se iniciou em 2011, está disponível na Star+ com todas as temporadas. A décima temporada da série também terá uma estreia exclusiva na plataforma.

Modern Family

Foto: Divulgação

Modern Family é uma série de comédia, premiada internacionalmente e muito popular, que conta a história de três famílias diferentes, mas pertencentes ao mesmo núcleo familiar. A narrativa é contada por meio de um cineasta documental e sua equipe. A sitcom, que foi lançada em 2009 e depois de dez anos foi finalizada, possui todas as 11 temporadas disponíveis na plataforma de streaming. 

How I Met Your Mother

Foto: Divulgação

Outra série de comédia muito aclamada pelo público e está disponível na plataforma é How I Met Your Mother. A série é narrada pelo personagem Ted Mosby (Josh Radnor), que conta, para os seus filhos, a história de como ele conheceu a mãe deles. A produção, de 2005 até 2013, conta com nove temporadas e todas elas estão disponíveis no Star+. 

Love, Victor

Foto: Divulgação

A série de drama e romance adolescente, conta a jornada de autodescoberta de Victor (Michael Cimino), que é um novato na escola Creekwood High, e os desafios que enfrenta em casa e em uma nova cidade, lidando com a sua orientação sexual. Ele e Simon, do filme Love, Simon, ajudam um ao outro a lidarem com os altos e baixos do ensino médio. Love, Victor possui apenas uma temporada, lançada no ano passado, e pode ser assistida na plataforma.

Pose

Foto: Divulgação

Pose, série de drama, de 2018, conta a história de ícone da cultura underground dos bailes de Nova York, um movimento que ganhou notoriedade e popularidade na década de 1980. Além disso, a produção conta com o maior elenco de atores transgêneros da história. Pose, com três temporadas, pode ser assistida no Star+

Gostaram de saber um pouco mais sobre as séries disponíveis no Star+? Nos conte o que achou e se ficou com vontade de assistir alguma dessas produções nas nossas redes sociais: Insta, Twitter e Face.  

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/ Disney

Categorias
Cinema Entretenimento Telecine

Telecine e Megapix promovem volta ao mundo ao longo de uma semana

União entre os canais criou lista sensacional de títulos para celebrar países e continentes entre os dias 20 a 26 de Setembro

O Telecine e o Megapix se uniram para promover o especial Semana Volta Ao Mundo e levar o espectador para viajar sem precisar sair de casa. Entre 20 a 26 de setembro, os canais vão exibir a cada dia, filmes de diversos países, finalizando com uma produção de cada continente.

Com programação específica em cada um dos canais Telecine e com abertura pelo Megapix, o especial começa na segunda-feira, dia 20 de setembro.

A programação completa inicia com filmes representantes da Nova Zelândia, sendo O Hobbit – Uma Jornada Inesperada (15h40), O Hobbit: A Desolação De Smaug (18h25) e O Hobbit: A Batalha Dos Cinco Exércitos (21h), pelo Megapix e segue:

Brasil pelo Telecine Fun – 21/09

Foto: Divulgação

Xuxa E Os Duendes 2: No Caminho Das Fadas (12h45)

Turma Da Mônica: Laços (14h25)

Um Suburbano Sortudo (16h15)

Os Parças 2 (18h10)

Os Farofeiros (20h05)

Minha Mãe É Uma Peça 3 (22h)

O Auto Da Compadecida (0h)

China pelo Telecine Action – 22/09

Foto: Divulgação

Tripla Ameaça (20h15)

Ip Man: O mestre do Kung Fu (22h)

Testemunhas Silenciosas (23h35.)

Coréia do Sul pelo Telecine Pipoca – 23/09

Foto: Divulgação

The Box – No Ritmo do Coração (15h50)

Alerta Vermelho (17h35)

Invasão Zumbi 2: Península (19h55)

Parasita (22h)

França pelo Telecine Touch – 24/09

Foto: Divulgação

A Família Bélier (12h50)

De Carona Para o Amor (14h45)

Largadas Em Família (16h40)

20 Anos + Jovem (18h25)

Irmãs Por Acaso (20h05)

Intocáveis (22h)

Estaremos Sempre Juntos (0h)

Estados Unidos pelo Telecine Premium – 25/09

Foto: Divulgação

O Marido Perdido (13h35)

Homem-Aranha no Aranhaverso (15h35)

A Batida Perfeita (17h40)

Creed II (19h40)

It: Capítulo Dois (22h)

Volta completa pelo Telecine Cult – 26/09

Foto: Divulgação

Irã: Gosto De Cereja (12h25)

Argélia: Papicha (14h15)

Austrália: Priscilla, A Rainha do Deserto (16h15)

Espanha: Julieta (18h10)

Cuba: O Tradutor (20h)

Argentina: Relatos Selvagens (22h)

Canadá: É Apenas o Fim do Mundo (0h10)

Fala para gente qual deles você mais quer ver, lá pelas nossas redes socais:  Twitter, Insta e Face.

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

Categorias
Entretenimento Música Notícias

Xamã: rapper carioca lança EP acústico

Durante uma quarentena obrigatória no México, Xamã lançou um EP exclusivo com regravações de sucessos e uma música inédita

O rapper carioca Xamã está fazendo história! Após passar duas semanas no México por conta dos protocolos de segurança devido ao novo Coronavírus, Xamã presenteou seus fãs com um EP inédito, Acústico Cancún. São cinco regravações e uma música inédita, mostrando sua versatilidade e carisma. O álbum já está disponível em todas as plataformas digitais e com um clipe exclusivo para todas as faixas no canal da Bagua Records, no YouTube.

Foto: Divulgação

Os fãs podem conferir as novas versões de grandes sucessos dos seus últimos três álbuns: em homenagem ao signo deste mês, Virgem, de seu mais recente disco, Zodíaco; Uma Linda Mulher, do aclamado O Iluminado; e Avareza, do primeiríssimo álbum do cantor, Pecado Capital. A faixa flerta com o reggae e apresenta uma história cinematográfica estilo Faroeste Caboclo, do Legião Urbana: “Ô, meu senhor, não sou bandido não / Sou pobre, mas minha mãe me deu uma boa educação / Passei dificuldade, na cidade vi o homem-cão / E as imbecilidades que distraem coração”.

Além dessas, Xamã também regravou Deixe-me Ir, o hit que conquistou o Brasil, e acrescenta uma canção inédita, Quinta Cínica. Na faixa, ele versa sobre uma paixão à primeira vista e explora seu lado romântico: “Eu te vi cantar minha música esquisita / Na fábula dos caras do metrô /  Quer me imitar? Conversa e faço mímicas / Tão estúpida que quase me amou”.

Com turnê marcada em dez cidades dos Estados Unidos, Xamã está em sua melhor fase. Recentemente, estampou duas capas da GQ Brasil e celebra recordes impressionantes: é o rapper brasileiro mais ouvido no Spotify há seis meses consecutivos, o com mais seguidores no Instagram e o com mais indicações na história do MTV MIAW. Em meio a tantas conquistas, ele presenteia seus fãs com um novo EP e comenta sobre este momento.

“Honestamente, eu  só tenho a agradecer. Meus fãs são os melhores do mundo e quero fazer sempre o meu melhor pra que mais pessoas se conectem com meu som. Tô feliz pra caramba e, ao mesmo tempo, pronto pra fazer muito mais!”, comenta.

Foto: Divulgação

Com certeza ficaremos de olho porque vem muito mais novidades por aí! 

O que acharam do EP acústico do Xamã? Entre nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e Twitter – e conte para a gente.

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Facebook: xamamc

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!