Livro retrata verdades urgentes sobre a manutenção da vida humana na terra
Cadê as apaixonadas por história, geografia, atualidades e política? Financial Times diz “A jornada da humanidade traz uma visão abrangente – e otimista – das forças culturais, tecnológicas e educacionais que moldam o mundo.”
O livro A Jornada da Humanidade: As Origens da Riqueza e da Desigualdade foi escrito por Oded Galor, e publicado pela editora Intrínseca. A obra é rica em questionamentos, ensinamentos e reflexões sobre o passado e a sociedade atual.
Contexto: Verdades nuas e cruas
Durante a leitura é possível passear por inúmeras fases da humanidade que estão pontuadas:
- A começar pelo berço da civilização humana, nos primeiros capítulos compreendemos como foi formada a primeira sociedade e como elas se dissolvem ao redor do mundo,
- O desenvolvimento da agricultura, como principal fonte da sobrevivência humana;
- Podemos entender como ocorreram as mudanças populacionais e os impactos dessa revolução em nosso dia-a-dia;
- Depois de um longo percurso, encontramos o desenvolvimento tecnológico, o início do capitalismo, Revolução Industrial, Trabalho Infantil e o acesso àeducação pública em todo o mundo.
- Logo após a contextualização, é possível entender a teoria do autor sobre riqueza, desigualdade e os impactos na vida humana e no ecossistema que está atrelado a manutenção dos recursos naturais.
Sobre a Leitura
A banda Legião Urbana na música Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto em um trecho diz:
“A humanidade é desumana
Mas ainda temos chance”
Comparo a canção com a proposta final da leitura. Mesmo sendo um livro com assuntos tão complexos, a linguagem e a explicação tornam mais fácil o entendimento. É possível fazer uma viagem no tempo e perceber as camadas de influência que impactam a vida humana, fauna, flora e em todo o contexto de diversidade das estruturas sociais e ambientais.
“Destacar o incrível progresso dos últimos dois séculos não deve diminuir o significado da miséria e da injustiça que continuam a assolar grande parte da humanidade, nem a urgência da nossa responsabilidade em enfrentá-las. Em vez disso, minha esperança é que uma compreensão das origens das desigualdades nos torne capazes de desenvolver melhores formas de aliviar a pobreza e também contribuir para a prosperidade da humanidade como um todo.”
E como reflexão eu convido você a ler este livro e que juntos nós possamos caminhar numa perspectiva de coesão social que garanta a todos igualdade, oportunidade e acesso livre na validação de uma sociedade esperançosa, assim como é o desejo de Oded Galor e de todos aqueles que querem fazer daqui, um lugar melhor.
Ficha Técnica
Formato(s) de venda: livro físico, e-book
Tradução: Antenor Savoldi Jr.
Páginas: 336
Gênero: Ciências Sociais – Cultura de Massa
Lançamento: 13/02/2023
Ficou com vontade de ler este livro? Conta para a gente nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter do Entretê e fique por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Intrínseca