Categorias
Cultura turca Notícias

Séries turcas: o que são dizis e como funcionam essas produções?

As dizis têm dominado os serviços de streaming e conquistaram um público numeroso no Brasil

Talvez você não consuma produções turcas, mas com certeza já esbarrou em uma novela ou série da Turquia nas redes sociais, nas plataformas de streaming ou na TV. Conhecidas como dizis, essas produções foram as responsáveis por tornar a Turquia um fenômeno no cenário da teledramaturgia. Em pouco mais de uma década, o país começou a vivenciar um aumento da demanda global por esses conteúdos.

Combinados com cenários e elementos culturais turcos, os enredos melodramáticos capturaram a atenção do público e garantiram uma presença significativa dessas produções nos streamings e na TV. No Brasil, novelas como Mil e Uma Noites (Binbir Gece, 2006), Fatmagül, A Força do Amor (Fatmagül’ün Suçu Ne?, 2010), Yargı: Segredos de Família (2021) e Será Isso Amor? (Sen Çal Kapımı, 2020) alcançaram sucesso e tornaram evidente o interesse do público brasileiro por essas produções.

Com a crescente audiência e popularização das séries e telenovelas turcas fora de seu país de origem, surgem dúvidas sobre o que são dizis e qual é o formato dessas produções. Para esclarecer as questões mais comuns, o Entretetizei preparou uma matéria explicando o termo e o formato das dizis.

Foto: reprodução/TV Foco
A história da produção de novelas turcas 

A produção de novelas na Turquia ganhou impulso no final dos anos 1990, após o fim do monopólio da televisão estatal. O surgimento de canais comerciais e a melhoria na qualificação dos profissionais levaram à substituição gradual de telenovelas brasileiras, mexicanas e séries americanas por produções locais. 

Assim, o número de séries turcas aumentou significativamente, passando de cerca de 40 para mais de 100 entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000. Nos dias atuais, a Turquia vem se consolidando como um dos países que mais exporta novelas e a demanda global por conteúdos turcos cresceu mais de 44% apenas entre junho de 2020 e junho de 2022, de acordo com estudos feitos pela Parrot Analytics.

Afinal, o que são dizis?

Em turco, o termo dizi se refere à novela, enquanto TV dizileri denomina as séries turcas de TV. No Brasil, a palavra dizis se tornou um termo popular para se referir às novelas ou séries de TV da Turquia. Assim como as séries e novelas latino-americanas, as dizis englobam uma variedade de gêneros. Existem comédias românticas, dramas familiares e romances, além de tramas policiais com investigação, ação e dramas históricos e épicos.

Além disso, as dizis apostam em arcos dramáticos acentuados e costumam abordar temas universais capazes de atingir todo o público, independente da localização geográfica. Amizade, amor, conflitos familiares e superação de adversidades são questões que frequentemente aparecem nas histórias e que podem ser facilmente entendidas por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.

Formato das dizis, exibição e divisão por estações

As séries turcas são bem diferentes das produções ocidentais, principalmente em relação a duração. Cada bölüm (episódio) dura entre 120 e 150 minutos, ou seja, entre duas horas e duas horas e meia. Além disso, as dizis são exibidas de maneira diferente. Normalmente, os episódios são exibidos na televisão, no site oficial do canal transmissor e no YouTube.

Outra característica das dizis é a avaliação de audiência, que é atualizada a cada novo episódio exibido. Cada episódio recebe uma audiência, refletindo o número de telespectadores que o assistiram. Essas classificações são divididas em total, AB e ABC1. Elas são úteis para anunciantes, agências de publicidade e emissoras. Séries com baixas audiências costumam ser canceladas, principalmente por razões econômicas.

Além disso, as produções são divididas estrategicamente em temporadas que variam de acordo com as estações do ano, visto que o público tende a se comportar de maneiras diferentes em cada uma. Na primavera e no verão, as emissoras costumam investir em histórias mais leves e divertidas, como comédias românticas

Foto: reprodução/Dizilah

No inverno e no outono, os dramas mais intensos são a escolha dos canais turcos. Nas duas estações, são desenvolvidos enredos envolventes como dramas familiares, por exemplo. Mesmo quando o foco central das histórias é outro, ainda é comum encontrar um toque de romance nas tramas exibidas durante essas estações.

+ Entenda como o outono turco influencia o consumo das séries turcas

Foto: reprodução/Dizilah
Séries turcas no Brasil e o poder da indústria do entretenimento

A popularização da teledramaturgia turca entre o público brasileiro foi marcada pela exibição de Mil e Uma Noites e Fatmagül, a Força do Amor em 2015, na Band. Embora não tenham alcançado o mesmo sucesso que em outros países, as duas séries marcaram um importante ponto de partida na difusão desse formato no Brasil. Em 2020, as dizis voltaram a ganhar destaque com o sucesso da comédia romântica Será Isso Amor?. 

+ Cinco séries que abriram caminho para a Turquia dominar o mundo

Foto: reprodução/Milliyet

Atualmente, a indústria televisiva turca está conquistando um público cada vez mais amplo e exportando outras novelas para o Brasil, como Yargı: Segredos de Família e Esqueça-me Se Puder (Aşk Mantık İntikam, 2021). O aumento da oferta desses conteúdos nas plataformas de streaming e até na TV mostram que as dizis conquistaram seu espaço no mercado brasileiro.

As tramas envolventes, a alta qualidade, a capacidade de tocar as pessoas em nível emocional e de proporcionar uma janela para que as pessoas conheçam outra cultura são elementos que fazem com que as dizis ultrapassem fronteiras culturais e atraiam públicos diversos; evidenciando ainda mais o poder da indústria do entretenimento em conectar pessoas.

Foto: reprodução/Dizilah

A matéria te ajudou a entender melhor o que são dizis e como funcionam? Conta pra gente através das nossas redes sociais Insta, Twitter, Face e siga o Entretetizei para ficar por dentro de todas as notícias do mundo do entretenimento.

 

Leia mais: Seis filmes turcos para assistir na Netflix

Avenida Brasil ganha remake na Turquia

MIPCOM 2023: Brasil e Turquia se destacam em Cannes e firmam acordo inédito

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/FOX

Fontes de pesquisa para a produção da matéria: Parrot Analytics e The Guardian

Artigos utilizados como fontes de pesquisa para a produção da matéria:

Transnationalization of Turkish dramas: Exploring the convergence of local and global market imperatives, de Bilge Yesil (2015), e Sen Çal Kapımı: a dizi turca que bateu na porta da mídia brasileira, de Juliana Gandard dos Santos (2021)

Categorias
Entretenimento Especiais Notícias

Especial | Dia da Consciência Negra: 12 protagonistas pretos de filmes e séries

Para o dia 20 de novembro, data importante para destacar as lutas dos movimentos negros, separamos uma lista com alguns dos protagonistas pretos icônicos que brilham nas telas

 

A história das pessoas pretas é repleta de luta e resiliência, com batalhas pela liberdade, igualdade de direitos e visibilidade. Por isso, no dia 20 de novembro o  Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, data extremamente necessária para evidenciar as lutas e o poder das pessoas pretas, que devem ser destacados não só nessa ocasião, mas em todos os dias do ano.

Para comemorar o feriado que acontece amanhã (20), o Entretê preparou uma lista com alguns dos incríveis protagonistas pretos, que trouxeram representatividade e talento para as telas. Confira abaixo!

 

1. Michonne Grimes – Danai Gurira (The Walking Dead, 2010-2022)
Michonne, especial Consciência Negra
Foto: reprodução/IMDb

 

É claro que a nossa rainha do apocalipse, Michonne Grimes (Danai Gurira), estaria nessa lista. A personagem da série de TV da AMC, The Walking Dead, baseada nos quadrinhos de mesmo nome, é uma sobrevivente sagaz dos ataques zumbis e um dos destaques da produção. Com sua inteligência, força e seu espírito de liderança, a mulher protagoniza cenas de ação empolgantes, eliminando walkers com sua katana.

 

2. Annalise Keating – Viola Davis (How to Get Away with Murder, 2014-2020)
Annalise, especial Dia da Consciência Negra
Foto: reprodução/Entertainment Weekly

 

Pensou em advogada, o nome dessa personagem vem em mente. Annalise Keating (Viola Davis) é advogada de defesa e professora de Direito na faculdade fictícia da série How to Get Away with Murder. Destaque em sua profissão, ela consegue defender os clientes mais complicados, utilizando sua persuasão e todos os seus métodos espertamente calculados.

 

3. Ariel – Halle Bailey (A Pequena Sereia, 2023)
Ariel, Especial Dia da Consciência Negra
Foto: reprodução/Instagram @disneylittlemermaid

 

A princesa Ariel (Halle Bailey), com sua curiosidade e bondade, encanta todo mundo. No live-action cheio de representatividade de A Pequena Sereia, conhecemos a inspiradora história da protagonista, que busca explorar o mundo e realizar seus sonhos. Lutando para que sua voz seja ouvida, a sereia deixa a mensagem de que não se deve desistir. Os números musicais deixam tudo ainda mais especial.

 

4. Monica Rambeau – Teyonah Parris (As Marvels, 2023)
Mônica Rambeau, Especial Dia da Consciência Negra
Foto: reprodução/Instagram @marvelstudios

 

Essa personagem já fez parte de outras produções da Marvel: sua versão criança surge em Capitã Marvel (2019) e a adulta em WandaVision (2021). Agora ela retorna no mais novo filme As Marvels como uma das protagonistas, juntamente a Carol Denvers (Brie Larson) e Kamala Khan (Iman Vellani). No enredo da produção que chegou nas telonas, Monica Rambeau (Teyonah Parris), que já foi tenente de patrulha portuária e capitã de navio, desenvolve ainda mais seus poderes, sendo apresentada como a super-heroína Fóton, estrelando cenas de tirar o fôlego.

 

5. Capitú – Taís Araújo (Medida Provisória, 2020)
Capitú, Especial Dia da Consciência Negra
Foto: reprodução/Instagram @medidaprovisoriaofilme

 

A médica Capitú (Taís Araújo), do filme Medida Provisória, vive em um futuro distópico ambientado no Brasil, onde o governo decreta uma medida provisória que busca a reparação do passado escravocata, provocando uma reação do Congresso Nacional, que obriga cidadãos negros a migrarem para a África.

Isso impacta a vida de Capitú, seu marido, o advogado Antônio (Alfred Enoch) e seu primo, o jornalista André (Seu Jorge). Os três, que moram no mesmo apartamento, debatem durante o filme sobre questões sociais e raciais. A força da personagem na luta por seus direitos é inspiradora e emocionante.

 

6. Adelaide – Lupita Nyong’o (Nós, 2019)
Adelaide, Especial Dia da Consciência Negra
Foto: reprodução/NBC Universal

 

Nesse filme de terror, a protagonista Adelaide (Lupita Nyong’o) viaja com seu marido Gabe (Winston Duke) e os filhos para a praia, a fim de descansar um pouco. Quando a casa de veraneio deles é invadida por clones de sua família, a mulher precisa lutar para salvar a si e as pessoas que ama. As cenas de tensão protagonizadas por ela em Nós te hipnotizam na tela.

 

7. Dr. Ben Bass – Idris Elba (Depois Daquela Montanha, 2017)
Dr. Ben Bass, Especial Dia da Consciência Negra
Foto: reprodução/20th Century Fox França

 

Depois Daquela Montanha é um filme de ação e drama em que os caminhos do neurocirurgião Ben Bass (Idris Elba) se cruzam com os da jornalista Alex (Kate Winslet), quando o voo que iam pegar é cancelado e eles acabam fretando um jatinho. Porém o piloto sofre um ataque cardíaco e o avião cai nas montanhas nevadas.

Enquanto tenta sobreviver junto à recém-conhecida, Ben reflete sobre uma cirurgia crucial que ele estava a caminho de fazer. O personagem no começo do filme é bem fechado, mas, conforme a narrativa se desenrola, conhecemos mais camadas do homem misterioso.

 

8. Adonis Creed – Michael B. Jordan (Creed, 2015)
Adonis Creed
Foto: reprodução/Instagram @creedmovie

 

Nos filmes da série Creed, conhecemos Donnie Creed (Michael B. Jordan), filho do ex-campeão mundial Apollo Creed e de uma mulher com o sobrenome Johnson. Após passar parte da infância em um orfanato e em um centro juvenil, ele é adotado por Mary Anne Creed, a viúva de Apollo.

O rapaz passa a trabalhar como colarinho branco, mas abandona o serviço para realizar o sonho de ser boxeador profissional. Quando viaja para a Filadélfia, passa a ser treinado pelo amigo de seu pai, Rocky Balboa. A trajetória do personagem em direção ao sucesso traz um turbilhão de emoções.

 

9. Molly – Tessa Thompson (MIB: Homens de Preto Internacional, 2019)
Molly
Foto: reprodução/Sony Pictures Brasil

 

Em MIB: Homens de Preto Internacional, que faz parte da famosa franquia, Molly (Tessa Thompson) é uma mulher que teve contato com um alien quando era pequena, o que desperta a curiosidade dela. Quando cresce, ela decide se dedicar a encontrá-los. No filme Molly luta para salvar o mundo, trabalhando junto com seu parceiro, Agente H (Chris Hemsworth), para enfrentar alienígenas que tomam a forma de quem quiserem.

 

 

10. Peter – Will Smith (Emancipation, 2022)
Peter, Especial Dia da Consciência Negra
Foto: reprodução/Apple TV

 

Em Emancipation, Peter (Will Smith), um homem que luta para fugir da escravidão, é perseguido por cruéis caçadores no pântano de Luisiana. O homem usa sua inteligência e tem como combustível o amor por sua família e a esperança de um dia ser livre. O filme é inspirado nas fotos de Whipped Peter (Peter Chicoteado), de 1863, tiradas durante um exame médico do Exército da União, que mostra as costas nuas do soldado mutiladas pelo chicote dos escravocratas.

 

11. Rue Bennett – Zendaya (Euphoria, 2019-presente)
Rue Bennett
Foto: reprodução/Rolling Stone

 

Na série de televisão Euphoria, uma das protagonistas é a personagem cheia de camadas Rue Bennett (Zendaya), uma adolescente viciada em drogas que, na primeira temporada, acaba de sair da reabilitação. Lutando contra esse vício, a jovem também vive as experiências da vida, com seus altos e baixos e uma enxurrada de sentimentos, enquanto tenta encontrar a si mesma e seu lugar no mundo. As mensagens poderosas entregues pela personagem e as situações vividas por ela representam muito bem as que existem igualmente na vida real.

 

12. Brenda – Queen Latifah (Fim da Estrada, 2022)
Brenda
Foto: reprodução/Netflix

 

O filme de suspense Fim da Estrada é cheio de cenas impactantes vividas por Brenda (Queen Latifah). No enredo, a viúva perde o emprego e decide viajar com sua família pelo país. Quando encontram uma cena de assassinato e uma sacola de dinheiro desaparece, a vida deles se transforma em um inferno.

Um assassino, psicopata que pratica jogos sádicos, começa a perseguir os membros da família, mas a força de Brenda e sua urgência para manter todos seguros fazem com que ela enfrente todos os perigos e obstáculos que surgem pelo caminho.

Quais desses personagens são seus favoritos? Conta pra gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê e nos siga para mais conteúdos de entretenimento!

 

*Crédito da imagem de destaque: reprodução/IMDb/AMC

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!