De Oppenheimer a Barbie, dez longa-metragens concorrem à principal categoria da premiação
A temporada de premiações segue a todo vapor! Na última terça-feira (23), foi a vez da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelar os indicados ao Oscar 2024. Entre os líderes da lista, estão Oppenheimer (13 nomeações), Pobres Criaturas (11 nomeações), Assassinos da Lua das Flores (11 nomeações) e Barbie (8 nomeações).
Enquanto não chega a hora da cerimônia, marcada para o dia 10 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos, que tal assistir aos títulos que disputam a tão sonhada estatueta de Melhor Filme?
Das salas de cinema aos streamings, veja onde encontrar os indicados à principal categoria do Oscar 2024:
American Fiction
Estreia de Cord Jefferson na direção de longa-metragens, o filme ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. A história se baseia no livro Erasure, de Percival Everett, e segue a busca do autor Thelonious “Monk” Ellison (Jeffrey Wright) por expor a hipocrisia e discriminação racial do mercado literário. No entanto, ele enfrenta novos problemas ao precisar lidar com o sucesso imediato de sua obra.
American Fiction também concorre aos prêmios de Melhor Ator (Jeffrey Wright), Melhor Ator Coadjuvante (Sterling K. Brown), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora.
Anatomia de uma Queda
Vencedora da Palma de Ouro 2023, a produção comandada por Justine Triet – única mulher nomeada à Melhor Direção – chega aos cinemas brasileiros a partir de 25 de janeiro. Na trama, a escritora alemã Sandra (Sandra Hüller) lida com um complexo drama de tribunal após a morte de seu marido.
Além de Filme e Direção, Anatomia de uma Queda ainda disputa os troféus de Melhor Atriz (Sandra Hüller), Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.
Barbie
O arrasa-quarteirões de Greta Gerwig já está disponível no catálogo da HBO Max. E, apesar da ausência da cineasta nas nomeações à Melhor Direção e de Margot Robbie à Melhor Atriz, o filme ganhou destaque na 96ª edição do Oscar.
Barbie está na corrida pelas estatuetas de Melhor Ator Coadjuvante (Ryan Gosling), Melhor Atriz Coadjuvante (America Ferrera), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Design de Produção e Melhor Figurino, além de ter emplacado duas indicações em Melhor Canção Original (I’m Just Ken e What Was I Made For?).
Os Rejeitados
Em cartaz nos cinemas brasileiros desde 11 de janeiro, o longa de Alexander Payne se passa em um Natal da década de 70, no qual cinco alunos de um colégio interno precisam fazer companhia a um professor ranzinza (Paul Giamatti) e uma cozinheira (Da’Vine Joy Randolph).
Os Rejeitados também disputa os prêmios de Melhor Ator (Paul Giamatti), Melhor Atriz Coadjuvante (Da’Vine Joy Randolph), Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.
Assassinos da Lua das Flores
Disponível na Apple TV+, a nova criação de Martin Scorsese bebe de acontecimentos reais para retratar o genocídio que assolou a etnia Osage na década de 20, nos Estados Unidos. Com a produção, Lily Gladstone se tornou a primeira pessoa nativa norte-americana indicada à categoria de Melhor Atriz.
Assassinos da Lua das Flores concorre ainda em Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. Além de Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Montagem.
Maestro
Cinebiografia do maestro americano Leonard Bernstein, com direção, produção e roteiro de Bradley Cooper, o longa está disponível no catálogo da Netflix.
Maestro também aparece nas categorias de Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Atriz (Carey Mulligan), Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Melhor Fotografia e Melhor Cabelo e Maquiagem.
Oppenheimer
Recriando a atmosfera do Projeto Manhattan, liderado pelo físico J. Robert Oppenheimer, o filme de Christopher Nolan pode ser alugado em diversas plataformas digitais, como Google Play e Amazon Prime Video.
No Oscar 2024, Oppenheimer também disputa os troféus de Melhor Direção, Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Melhor Atriz Coadjuvante (Emily Blunt), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Figurino e Melhor Montagem.
Vidas Passadas
Dirigida por Celine Song, a produção – que também concorre em Melhor Roteiro Original – estreia nos cinemas brasileiros em 25 de janeiro. A trama é centrada no reencontro contemplativo e emocionante de Nora Moon (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), grandes amigos de infância que se distanciaram após a jovem deixar a Coreia do Sul para viver com a família no exterior.
Pobres Criaturas
Segundo maior indicado ao Oscar 2024, o novo filme do cineasta grego Yorgos Lanthimos chega ao Brasil, nos cinemas, no dia 1° de fevereiro. No longa, Bella Baxter (Emma Stone) é trazida de volta à vida e decide fugir com um advogado para conhecer o mundo.
Pobres Criaturas ainda aparece nas categorias de Melhor Direção, Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Figurino e Melhor Montagem.
Zona de Interesse
Estreia nos cinemas brasileiros em 15 de fevereiro. Com direção de Jonathan Glazer e inspiração no livro homônimo de Martin Amis, a produção retrata um romance entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz.
Zona de Interesse também disputa as estatuetas de Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Internacional (pelo Reino Unido) e Melhor Som.
Para quem vai sua torcida? Entre nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e Twitter — e conta pra gente! Aproveite e nos siga para ficar por dentro de outras novidades da cultura e do entretenimento.
Leia também: Oscar 2024: confira os indicados
*Crédito da foto destaque: reprodução/Warner Bros/Universal Studios