Com estilos únicos e músicas com letras reflexivas, conheça artistas e bandas que precisam estar na sua playlist
Ao longo dos anos, os estilos de música alternativa e indie conquistaram um grande número de fãs, e certamente você conhece alguma banda ou artista solo que prefere não estar inserido na grande mídia, optando receber uma parcela menor dos holofotes.
As bandas de rock alternativo, por exemplo, resumem bem a premissa de muitos artistas desse gênero musical, levando uma vida mais reclusa e fazendo shows menores, e embora algumas dessas bandas tenham furado essa bolha e atingido o grande público como Radiohead, The Smiths, Oasis e a icônica Lana Del Rey, muitos outros preferem continuar com esse movimento.
Bandas mais antigas e artistas solo como R.E.M, The Smashing Pumpkins, Arctic Monkeys, HAIM, Conan Gray, Phoebe Bridgers e diversos outros conquistaram seu publico com a criatividade, se consolidando no gênero e no mundo da música.
O que existe em comum entre todos os artistas do cenário alternativo e indie é a atitude dos artistas, que escrevem sobre diversos assuntos densos com letras cheias de significado, sem deixar de entregar a potência dos instrumentos e da musicalidade da banda.
Pensando nesse gênero que se tornou o queridinho de tantas pessoas, separamos nomes que estão começando a conquistar seu espaço na mídia e merecem um espaço nas suas playlists:
Suki Waterhouse
Suki, além de cantora, também compõe suas músicas e é atriz – talvez você lembre dela como a Karen de Daisy Jones & The Six – A britânica escreve sobre sua vida, relacionamentos e pontos de vista femininos, com uma voz marcante e ao mesmo tempo sutil, e foi com a música Good Looking, que viralizou nas redes sociais em 2023, que o nome da artista se tornou um dos mais comentados. Se você gosta das músicas da Lana Del Rey e Marina and the Diamonds existem grandes chances de adorar a Suki.
Mt. Joy
A banda nasceu em 2016 e possui 4 álbuns lançados, mas ainda é pouco conhecida. Os ótimos integrantes da Mt. Joy entregam músicas sensíveis, letras diversas e ótimos hits, tudo isso com uma pegada mais indie. Seus maiores sucessos são as músicas Silver Lining, Dirty Love e Strangers. Perfeito para quem curte The Killers ou Supergrass.
Artemas
Talvez você já tenha ouvido i like the way you kiss me em algum canto da internet. A música tem viralizado nas redes sociais e trazido uma maior visibilidade para o cantor que possui músicas com uma pegada mais animada, algo um pouco mais difícil de ser encontrado no gênero. O músico possui muita influência dos anos 80 e lança suas produções de forma independente. Se você é fã do estilo musical da banda Depeche Mode ouça Artemas!
Noah Kahan
O músico americano começou cedo no mundo da música, e com 8 anos já tocava guitarra. Em 2017 lançou seu primeiro singles, mas foi com as músicas Stick Season e Dial Drunk – que conta com a participação do Post Malone – que ele começou a ser um nome com mais impacto na mídia. Suas músicas misturam o gênero alternativo e o folk. Quem acompanha as produções do Hozier tem grandes chances de começar a acompanhá-lo também.
Paris Paloma
Com músicas profundas sobre amor, luto e feminilidade, a cantora do Reino Unido tem uma vibe mística em seu trabalho, o que nos faz lembrar de outra inspiração do gênero, Florence Welch, vocalista da banda Florence + The Machine. Paris Paloma ficou mais conhecida em 2023 pelos singles labour e sua sequência, as good a reason, músicas que ao mesmo tempo que contam com uma melodia calma, possuem letras marcantes.
Royel Otis
A dupla australiana existe desde 2019 e começou a ganhar a mídia com sua versão mais rápida da música Murder On The Dancefloor, da cantora Sophie Ellis Bextor, que viralizou após o lançamento do filme Saltburn (2024). Royel Madell e Otis Pavlovic são amigos desde a infância e lançaram seu primeiro álbum de estúdio em 2024. Existem muitas semelhanças com o som do Tame Impala, quem é fã da banda certamente pode gostar da dupla.
Olívia Dean
Nascida em Londres, após participar de uma banda por um tempo, se aventurou na carreira solo, lançando um EP em 2019, com músicas mais intimistas. Mas foi em 2023, com o lançamento de seu primeiro álbum, Messy, que Olivia foi indicada ao Brit Awards 2024 como Artista Revelação e Artista Britânica do Ano. O som da britânica tem semelhanças com a boygenius e com a própria Suki Waterhouse.
Wallows
A banda de rock alternativo existe desde 2017, e tem um vocalista já conhecido do público em outro tipo de mídia, Dylan Minnette é ator e interpreta Clay Jensen na série da Netflix 13 Reasons Why (2017). Junto com mais dois amigos formaram a banda que vem conquistando fãs ao redor do mundo com hits como Are You Bored Yet?, que se tornou um sucesso, e está presente no álbum de estreia da banda, Nothing Happens lançado em 2019. Para quem é fã de bandas como Arctic Monkeys e The Srtokes não podem deixar de conhecer Wallows.
Teddy Swims
Teddy Swims mistura diversos gêneros em suas músicas, indo desde um estilo mais alternativo até o R&B. Ganhou o cenário internacional após o lançamento do single Lose Control, que viralizou nas redes sociais, presente em seu álbum I’ve Tried Everything But Therapy lançado em 2023. Com músicas mais animadas e outras mais calmas e românticas. Se você gosta de Jungle vai curtir as musicas do Teddy.
Já conhecia esses nomes? Qual seu preferido? Conte pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para não perder nenhuma novidade do entretenimento e da música!
Leia também: 6 documentários sobre música e artistas que você precisa assistir
Texto revisado por Luiza Carvalho