A segunda temporada de House of the Dragon estreou, mostrando o início da grande guerra, mas no livro há algumas diferenças que o Entretê te mostra agora
O livro Fogo e Sangue (2018), de George R.R. Martin, usado como base para a série House of the Dragon, não é um livro comum, já que é escrito como um livro histórico no universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, no qual contém relatos de meistres, septões, supostas testemunhas e outras fontes.
Ou seja, não temos uma versão definitiva da história contada no livro, e sim várias lendas, histórias e possibilidades dos eventos ocorridos durante a guerra civil dos Targaryen.
Não se preocupem, pois não haverá spoilers de House of the Dragon! O Entretê mostrará a diferença entre da produção audiovisual para os livros apenas sobre eventos que já aconteceram até a data dessa matéria.
1. A relação entre Rhaenyra e Alicent
Desde Game Of Thrones, os personagens dos livros tiveram suas idades mudadas em quase todos os casos, e em Casa do Dragão não foi diferente. No livro, Alicent tem 18 anos quando casa com o rei Viserys, que até então tinha 29 anos, enquanto sua filha Rhaenyra tinha entre oito ou nove anos, isso ocorre porque nos livros elas não tem nenhuma relação significante como na série, até mesmo por conta da idade. Então, ao decorrer da guerra não se tem esse sentimento de traição na amizade das duas, pois essa amizade é inexistente no universo das Crônicas de Gelo e Fogo.
2. Laena Velaryon
Na série, Laena teve apenas uma breve aparição, destacando-se pela morte dramática causada por seu próprio dragão e por ser esposa de Daemon Targaryen. Porém, sua importância é muito maior nos livros, especialmente ao desenvolver a personagem de Rhaenyra de maneira profunda.
Durante os 20 anos retratados na primeira temporada, as duas se tornam grandes amigas, criando laços familiares significativos que também afetam Laenor, irmão de Laena e marido de Rhaenyra.
A ausência de Laena na série deixou lacunas nas oportunidades de caracterizar Rhaenyra mais profundamente e de explorar sua relação com o Laenor, explicando por que ele preferiu fugir após a morte de Laena em vez de enfrentar o luto junto à família.
3. Cregan Stark e Jace no Norte
Na série House of the Dragon, a breve passagem do príncipe Jacaerys pelo Norte, um dos momentos mais aguardados pelos fãs e destacado até no trailer da temporada, difere consideravelmente do que é narrado no livro.
Após a coroação de Rhaenyra ao final da primeira temporada, decide-se que o filho mais velho da Rainha voará em seu dragão até Winterfell para encontrar o Lorde Stark e buscar seu apoio para os Pretos. Esta cena marca a abertura da segunda temporada, oferecendo um vislumbre de Winterfell, mas o ponto crucial se desenrola na Muralha, quando Cregan Stark leva o jovem príncipe para conhecer a construção e observar as terras além dela.
Durante a visita, Cregan compartilha com Jace uma tradição familiar de enviar um Stark à Patrulha da Noite periodicamente para reforçar suas fileiras, além de recordar a visita histórica do rei Jaehaerys e da rainha Alysanne à Muralha.
A conversa entre os dois foca nos perigos iminentes que o Norte enfrenta com a chegada do inverno, no compromisso de Cregan em proteger sua região e em referências veladas aos Caminhantes Brancos.
No livro, a passagem de Jacaerys pelo Norte é centrada principalmente na relação entre ele e Lorde Stark. Há várias versões dos eventos: uma descreve uma amizade próxima, com juramentos de aliança política selados em sangue; outra, menos provável, menciona tentativas de Jace em converter Cregan à Fé dos Sete; e uma terceira, intrigante, envolve Sara Snow, uma suposta irmã bastarda de Cregan, e rumores de um casamento secreto com Jace.
Entretanto, boatos como o de Vermax, dragão de Jace, deixando ovos em Winterfell são descartados pelo meistre que escreve o livro.
4. O filho esquecido de Alicent e Viserys
Na série, Alicent e Viserys tem três descendentes: Aegon, Helaena e Aemond. Nos livros, a rainha Alicent também tem um quarto filho, Daeron Targaryen, conhecido como Daeron, o Ousado.
Inicialmente, os fãs pensaram que Daeron havia sido excluído, mas George R.R. Martin esclareceu em entrevista que Daeron existe, mas foi deixado de fora por falta de tempo. Segundo o autor, Daeron está vivendo em Vilavelha com os Hightowers. O curioso é que a série nunca menciona sua existência, deixando uma expectativa sobre como e se ele será introduzido nas futuras temporadas.
Seguindo a cronologia dos eventos no livro Fogo e Sangue, Daeron realmente estaria em Vilavelha. No entanto, com a morte do rei Viserys e o início da Dança dos Dragões, é provável que ele se torne mais presente na história, especialmente durante a Batalha do Vinhomel, quando recebe o apelido de Daeron, o Ousado.
5. Rhaenyra e Daemon
Em House of the Dragon, uma relação romântica é desenvolvida desde a adolescência de Rhaenyra, culminando em um casamento problemático mais adiante.
Na série, muitos dos conflitos entre Rhaenyra e Daemon são decorrentes da personalidade do príncipe. Em determinado momento, ele chega a enforcá-la e frequentemente desobedece suas ordens.
Nos livros, o cenário é um pouco diferente. Embora Daemon não tenha as melhores intenções, ele é indiscutivelmente leal a Rhaenyra, lamenta profundamente a morte da filha natimorta e apoia a esposa em todas as suas decisões.
O que achou dessas mudanças? Conta pra gente! Não deixe de acompanhar o Entretê nas redes sociais — Face, Insta e Twitter — para ficar por dentro das notícias do entretenimento e da cultura!
Leia também: Quarta temporada de The Boys retoma fôlego e promete ser ainda maior e melhor
Texto revisado por Karollyne de Lima