Categorias
Cultura asiática Entretenimento Eventos Notícias

Jimmy e Sea no Brasil: atores tailandeses farão evento único em São Paulo

Astros de séries BL virão pela primeira vez como parte de turnê pelas Américas

Sendo uma das duplas mais queridas e amadas pelos fãs brasileiros do gênero BL (Boys Love), os atores tailandeses Jimmy Jitaraphol e Sea Tawinan virão ao Brasil em 2024. Como parte da turnê pelas Américas, os artistas vão fazer um fan meeting, apresentação que mistura show e interações com o público, no Terra SP, em São Paulo, no dia 15 de novembro

Conhecidos pelos fãs como JimmySea, os dois são protagonistas das séries Last Twilight (2023) e Vice Versa (2022). Jimmy e Sea são nomes populares do BL, gênero asiático que aborda relacionamentos homoafetivos entre personagens masculinos, sendo uma das categorias de ficção asiática mais populares entre o público brasileiro.

Foto: reprodução/Mirror Media

Os ingressos do fan meeting para o público geral serão vendidos a partir do dia 10 de agosto. Antes, haverá a pré-venda nos dias 7 e 8 de agosto exclusivamente para membros do Clube Fidelidade Galaxie da Highway Star. As entradas custam a partir de R$ 150 e há pacotes VIP para tirar fotos e cumprimentar os artistas. As vendas serão feitas exclusivamente pela Shotgun e estarão disponíveis aqui.

 

Quem aí já está ansioso? Comentem nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e X — e sigam a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Novas séries asiáticas fresquinhas em agosto para você aproveitar

 

Texto revisado por Angela Maziero Santana

Categorias
Entretenimento Notícias

Precisamos falar sobre o body shaming

O termo é uma prática prejudicial que impacta de forma negativa a vida de muitas pessoas

 

Talvez você não conheça o termo, mas certamente já viu alguém ser vítima ou já foi a própria vítima. O body shaming é um termo que se refere ao ato de criticar ou falar de alguém de maneira ofensiva com base na aparência física, seja pelo peso, formato do corpo, pela altura, ou qualquer outra característica física. Esse comportamento pode ocorrer de diversas formas, incluindo comentários verbais, postagens nas redes sociais, ou até mesmo através de olhares e gestos.

A forma mais comum de praticar essas ofensas gratuitas a alguém são as redes sociais. Famosos e anônimos são vítimas de ataques a seus corpos diariamente. O incômodo atinge em sua grande maioria mulheres, e em especial aquelas que não se enquadram no estabelecido padrão de beleza imposto pela sociedade. 

O body shaming atinge, machuca e deprime muitas pessoas bem como, em casos mais extremos, chega a prejudicar a vida pessoal e/ou profissional de quem recebe os ataques. Exemplo disso é a atriz e roteirista Lena Dunham, conhecida principalmente por seu papel como Hannah na série Girls (2012). 

Lena desistiu de protagonizar a série Too Much que será lançada pela Netflix (assim como Girls é inspirada em momentos de sua própria vida) e escalou a atriz Megan Stalter como protagonista. A roteirista disse em entrevista ao The New Yorker que não gostaria de passar novamente pelas críticas do público ao seu corpo: 

“Eu não estava disposta a ter outra experiência como a de Girls neste momento da minha vida. Fisicamente, eu simplesmente não estava disposta a ter meu corpo dissecado novamente.”

Foto: reprodução/HBO
As consequências do body shaming

As consequências desses ataques são profundas e podem afetar tanto a saúde mental quanto física das vítimas. Os efeitos colaterais são diversos, e os mais comuns são: 

Baixa autoestima: comentários negativos constantes podem acabar com a autoconfiança e levar a vítima a ter uma visão distorcida do próprio corpo.

Transtornos alimentares: o body shaming pode ser um gatilho para transtornos como anorexia, bulimia e compulsão alimentar.

Depressão e ansiedade: ser vítima desses ataques pode aumentar o risco de desenvolver problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Além de causar o isolamento social dessas pessoas, que passam a temer criticar e julgamentos.

O fio condutor das redes sociais

As redes sociais amplificaram o alcance do body shaming. Com a facilidade de compartilhar imagens e opiniões, comentários negativos sobre a aparência física de alguém podem se espalhar rapidamente e alcançar um grande número de pessoas. Além disso, o anonimato oferecido por algumas plataformas pode encorajar comportamentos como esse. 

É extremamente comum um artista postar uma foto em suas redes sociais, ou participar de uma produção audiovisual, para começarmos a ler comentários depreciativos sobre sua aparência. 

Artistas como Demi Lovato, Adele, P!nk, Kelly Clarkson, Selena Gomez, Lizzo, Camila Cabello, Taylor Swift e diversas outras sofrem ataques em suas publicações constantemente. Pessoas usam os seus perfis para comentar sobre como as cantoras estão acima do peso, ou abaixo do peso, sobre seus cabelos, rostos, partes do corpo, celulites, etc. 

São dezenas de falas ofensivas que fizeram pessoas como Selena Gomez — que ganhou peso após seu diagnóstico de lúpus e passou a receber mais ataques — começar a limitar os comentários em suas publicações.

Muitas artistas começam a receber um grande volume de críticas quando passam por uma gestação e não voltam ao corpo que tinham antes rapidamente, ou como no caso da atriz Sasha Pieterse — Alison, de Pretty Little Liars (2010) —, que sofre de problemas hormonais e de tireoide, mas passou a receber inúmeros ataques após ganhar peso em 2015. A quem a criticou, Sasha respondeu:

“Para aqueles que lidam com algum problema de saúde, desequilíbrio hormonal e ganho de peso, preciso encorajá-los a lidar com isso de uma forma saudável. Você e sua saúde são o que importa e não a opinião dos outros.”

Foto: reprodução/ABC
Desafiando os padrões

Nicola Coughlan, que brilhou esse ano como Penelope em Bridgerton (2020), foi uma das mais recentes vítimas do body shaming. Os ataques à atriz acontecem desde a primeira temporada da série, mas se intensificaram após o destaque da sua personagem na última temporada.

Ainda em 2022, a atriz fez um post em suas redes sociais onde desabafou sobre as críticas constantes ao seu corpo: 

“Se você tem uma opinião sobre o meu corpo, por favor não compartilhe comigo. Sou apenas um ser humano da vida real e é muito difícil absorver o peso de milhares de opiniões sobre como você se parece.”

Mas Nicola respondeu às críticas ofensivas de uma forma diferente, sugerindo uma cena de nudez para sua personagem na série. A atriz diz que se sentiu empoderada com as cenas, e que seria uma ótima resposta para as conversas sobre seu corpo. 

No Brasil, a cantora Preta Gil teve que ouvir durante sua participação em um programa em 2018 que “estava mais gorda do que da vez anterior que participou”. Já em 2020, quando publicou uma foto de biquíni nas redes sociais, recebeu inúmeros comentários gordofóbicos. Na época a artista disse: 

“Eu tento ser eu. E se meu lifestyle inspira mulheres a se libertarem, fico contente. Porque, em primeiro lugar, estou honrando a minha vida […] Vou ser feliz, tenho esse direito!”

Promover uma cultura de aceitação e respeito às diferenças é extremamente importante para que momentos difíceis, como os vividos por Nicola, Preta e tantas outras mulheres, parem de acontecer. Educar as pessoas sobre os impactos negativos do body shaming é necessário, assim como celebrar a diversidade e desafiar os padrões de beleza. 

 

Qual sua opinião sobre o assunto? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para acompanhar mais textos como esse!

Leia também: 

+ Precisamos falar sobre o embranquecimento das produções asiáticas

+ A Persistencia do Whitewashing: a representação de personagens negros por atores brancos

 

Texto revisado por Cristiane Amarante

 

Categorias
Cinema Entretenimento Notícias

Família, novo filme de Koji Yakusho, estreia em agosto

Drama fala sobre laços familiares e a imigração brasileira no Japão

 

Koji Yakusho é protagonista do drama Família, que chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 15 de agosto, com distribuição pela Sato Company. Ícone do cinema japonês, o ator ficou mundialmente conhecido por Dias Perfeitos (2023), indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, em 2024, e que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator no 76º Festival de Cinema de Cannes. 

Família é o 23º filme da carreira de Yakusho, que também tem em sua filmografia Três Dias que Mudaram Tudo (2023), Sob o Céu Aberto (2020), 13 Assassinos (2010), Babel (2006), Memórias de uma Gueixa (2005), entre outros. 

No longa, Yakusho interpreta Seiji Kamiya, um artesão que vive sozinho, trabalhando com cerâmica, e lidando com o luto após perder sua mulher. Seu filho Manabu (Ryo Yoshizawa) vive na Argélia, onde trabalha como engenheiro numa grande empresa e se casou com uma refugiada. Com direção de Izuru Narushima, Família aborda os laços de afeto que unem as pessoas e formam uma família improvável, assim como trata também sobre a imigração de brasileiros no Japão.

“Estamos em um período de divisões, vide as discussões recentes envolvendo as eleições nos Estados Unidos. Com esse filme, eu queria mostrar que a comunidade brasileira que vive no Japão é formada por pessoas muito interessantes e que basta iniciar uma comunicação com eles para ser possível ter um relacionamento próximo com essas pessoas. A mensagem que eu gostaria de transmitir é essa: que, para além das divisões, é possível nos relacionarmos com os outros como uma família”, diz o diretor Izuru Narushima

Confira o trailer:

 

Quando Manabu conta que quer abandonar o trabalho e voltar para o Japão para trabalhar como o pai como ceramista, Seiji acha arriscado para o futuro do casal, mas Nadia embarca na ideia para tentar uma nova vida e uma nova família ali.

No Japão, eles conhecem Marcos (Lucas Sagae), um jovem brasileiro que vive num conjunto habitacional, onde sofre um acidente quando está fugindo de uma gangue e acaba sendo ajudado por Seiji e sua família. O rapaz, por sua vez, foi para o Japão aos cinco anos com os pais, que esperavam fazer uma vida melhor no país. Como nada disso aconteceu, Marcos odeia os japoneses. 

Para o público brasileiro, Família traz elementos ainda mais interessantes ao abordar o fenômeno da imigração e suas consequências tanto sociais e políticas quanto na vida pessoal das personagens. A comunidade brasileira tem um papel fundamental dentro do longa e, especialmente Marcos, que irá transformar a vida do protagonista.

 

Vai assistir ao filme? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para acompanhar as novidades do cinema!

Leia também: Para se apaixonar: nova comédia romântica coreana, O Amor Mora ao Lado

 

Texto revisado por Bells Pontes

Categorias
Cultura Cultura pop Entretenimento Música Notícias

Shawn Mendes anuncia seu quinto álbum de estúdio: Shawn

Com 12 faixas, o disco será lançado em outubro. Já os dois primeiros singles estarão disponíveis em agosto

O cantor canadense Shawn Mendes anunciou o lançamento do seu quinto álbum de estúdio, Shawn. O anúncio foi feito, nesta quarta (31), através das suas redes sociais, e o disco estará disponível no dia 18 de outubro.

O novo álbum conta com 12 faixas, sendo que duas delas já estarão disponíveis em 8 de agosto, o dia do aniversário do cantor. As faixas escolhidas como single foram Why Why Why e Isn’t That Enough.

Shawn

Seu último disco, Wonder, foi lançado em 2020, rendendo uma turnê dois anos depois. Desde então, o artista se afastou dos holofotes e, ao divulgar esse novo projeto, compartilhou um pouco sobre o processo de criação.

“A música pode ser um remédio. Há dois anos, eu sentia que não tinha absolutamente nenhuma ideia de quem eu era. Há um ano, eu não conseguia pisar em um estúdio sem entrar em pânico. Então estar aqui agora com doze lindas músicas finalizadas parece um grande presente”, escreveu o artista em uma publicação.

Ele também agradeceu a Deus por seus amigos e sua família, bem como por todo o apoio nos últimos dois anos. Ele finalizou agradecendo aos fãs pela paciência e pelo apoio e disse esperar que o álbum os faça sentir bem e próximos à terra.

Confira todas as faixas:

  1. Who I Am
  2. Why Why Why
  3. That’s the Dream
  4. Nobody Knows
  5. Isn’t That Enough
  6. Heart of Gold
  7. Heavy
  8. That’ll be the Day
  9. In Between
  10. The Mountain
  11. Rollin’ Right Along
  12. Hallelujah

Ficaram animados com o anúncio? Contem para a gente! Sigam o Entretetizei nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter – e fiquem por dentro das novidades do seu artista preferido!

Leia também: Lucky: novo single de Halsey traz referências de Britney Spears

 

Texto revisado por Bells Pontes

Categorias
Cinema Entretenimento Notícias

Estrelado por Glória Pires, Vovó Ninja estreia em setembro

Filme marca volta de Glória Pires às telonas

Mãe e filha juntinhas! O filme Vovó Ninja acaba de ganhar data de estreia nos cinemas: 5 de setembro. Estrelado por Glória Pires, o longa marca não só a volta da atriz às telonas, como também mostra ela e Cleo Pires, sua filha, contracenando juntas pela primeira vez. 

Confira o anúncio oficial:

Vovó Ninja é uma comédia divertida dirigida por Bruno Barreto. Além de mãe e filha, o elenco do longa conta com Leandro Ramos, Luiza Salles, Michel Felberg, Angelo Vital, Matheus Ceará e vários outros artistas que prometem muitas risadas e momentos inesquecíveis!

Foto: divulgação/Stella Carvalho

Com roteiro de Rodrigo Goulart, Gustavo Accioly e Gabi Mancini, o filme acompanha Arlete (Glória Pires), que vive reclusa e se prepara para receber os três netos em casa após muito tempo sem vê-los. Depois de uma tentativa de roubo no sítio da avó, o caçula, Davi (Angelo Vital), descobre que a avó tem habilidades fora do comum, e junto com os irmãos, faz de tudo para descobrir qual é o segredo de Arlete.

 

Quem aí já está ansioso? Comentem nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e X — e sigam a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Rômulo Estrela, Camila Queiroz e Klebber Toledo fazem parte da dublagem de Transformers: O Início

 

Texto revisado por Cristiane Amarante

Categorias
Cultura asiática Entretenimento Notícias

Novas séries asiáticas fresquinhas em agosto para você aproveitar

Seja C-drama, J-drama ou K-drama, as estreias do mês prometem conteúdo para todos os gostos

Se tem uma coisa que a gente ama é séries, e agosto promete ser recheado delas. Lançamentos sul-coreanos, chineses, taiwaneses, tailandeses e japoneses chegarão em agosto para você começar a outra metade do ano em grande estilo.

Todos os meses, uma das maiores plataformas de streaming de conteúdo asiático do mundo adiciona ao seu catálogo uma incrível seleção de novas séries e dramas, e neste mês isso não será diferente. Vem com a gente conferir as novidades:

Sob o Cair da Neve (China) – 30 de julho
Sob o Cair da Neve
Foto: divulgação/Rakuten Viki

Shen Zhi Heng (Gao Wei Guang) é uma figura proeminente de Haidong da era republicana da China que esconde um segredo: ele é um vampiro. E a gente sabe o que ele é!

Um dia, ao se recusar a entrar para o exército, Zhi Heng se torna alvo de uma tentativa de assassinato, mas é salvo por uma garota cega, Mi Lan (Ouyang Nana), e por um médico, Si Tu Wei Lian (WINWIN). Quando, por um momento, Mi Lan recupera a visão, ela descobre a real identidade dele. Furioso com a fuga de Heng, o chefe do exército, Li Ying Liang (Ryan Ren), decide ir atrás dele para matá-lo. À medida que Mi Lan e Zhi Heng enfrentam situações de vida ou morte, eles começam a desenvolver sentimentos um pelo outro.

Meu Segredinho (China) – 1 de agosto
Meu Segredinho
Foto: divulgação/Rakuten Viki

Nesse C-drama, acompanhamos a gerente do saguão, Tu Xiao Ning (Zhang Jia Ning), que trabalha no primeiro andar da Torre Huayuan e está em um período crucial de liberdade condicional. Já Ji Yu Heng (Wei Zhe Ming), um jovem talentoso que trabalha no 17° andar da torre, é uma estrela em ascensão no ramo. 

Eles compartilham um desejo comum de se casar o mais rápido possível, então é aí que duas linhas paralelas se cruzam. Aos olhos de Xiao Ning, Yu Heng excede as expectativas como parceiro de casamento. Aos olhos de Yu Heng, a jovem Xiao Ning uma vez iluminou sua vida, e se casar com ela é sua única escolha firme. Assim que os dois reúnem coragem para estabelecer seu relacionamento conjugal, Yu Heng inesperadamente se torna o superior de Xiao Ning. 

Agora, esses amigos de infância de dez anos atrás, por uma reviravolta do destino, se encontram em um relacionamento duplo como colegas e recém-casados. Dessa maneira, eles trabalham juntos para explorar o significado do casamento e da vida.

O Seletor de Memórias (Coreia do Sul) – 2 de agosto
O Seletor de Memórias
Foto: divulgação/Rakuten Viki

Temos fãs de K-dramas por aqui? Em O Seletor de Memórias, o ex-tenista profissional Lee Kun (Kim Jae Joong) teve sua carreira interrompida por uma lesão devastadora, mergulhando-o na aflição. Desesperado por alívio, ele recorre a uma ferramenta psiquiátrica chamada apagador de memória, que lhe permite redefinir sua vida e recuperar sua antiga confiança. 

No entanto, o uso do apagador o leva a cruzar o caminho da psiquiatra e pesquisadora cerebral problemática Kyung Ju Yeon (Jin Se Yeon). A ferramenta planta falsas memórias na mente de Kun, fazendo-o acreditar que Ju Yeon é seu primeiro amor. Será que mexer com memórias pode levar Kun e Ju Yeon a mais problemas? Ou isso inadvertidamente os levará a um romance duradouro?

Vênus em Marte (Taiwan) – 5 de agosto
Venus on Mars
Foto: divulgação/Rakuten Viki

Em um experimento científico que deu errado, a estudante universitária Zhu Wei Na (Ivy Shao) se vê transportada para um mundo alternativo chamado M-Earth, onde tudo é igual, exceto que ela é a única mulher em todo o planeta. 

Agora Wei Na deve navegar por uma sociedade com papéis de gênero completamente diferentes, o que a leva a reavaliar suas visões sobre feminismo, igualdade de gênero, vida e amor. Mas ela não está sozinha: seu ex-namorado Ben (Tsao Yu Ning) também é um novo morador da M-Earth e quer voltar com Wei Na. Interessante, né?

Trillion Game (Japão) – 16 de agosto
Trillion Game (Japão)
Foto: reprodução/QooApp

Neste J-drama, Haru (Meguro Ren) é um jovem com ambições insaciavelmente altas e habilidades de comunicação. Após rejeitar uma oferta de emprego da maior empresa de TI do Japão, ele elabora um plano para engolir a empresa e ganhar 1 trilhão de dólares. Sem capital ou plano de negócios, armado apenas com o gênio da programação de um amigo introvertido do ensino médio, Haru está determinado a acumular todo esse dinheiro das formas menos convencionais e conquistar o mundo nesta saga de entretenimento sem fim, da miséria à riqueza.

DNA Lover (Coreia do Sul) – 17 de agosto
DNA Lover
Foto: divulgação/Rakuten Viki

Em DNA Lover, a pesquisadora genética Han So Jin (Jung In Sun) é obcecada pela crença de que os genes guardam um segredo: o DNA predestina e projeta a vida de uma pessoa. Por isso, deve haver uma maneira de encontrar o verdadeiro amor de alguém por meio do DNA. 

Na véspera de Natal, So Jin tenta presentear seu namorado careca com um produto para crescimento capilar chamado Super Hair, mas ele termina com ela. Bêbada, com tristeza e raiva, a pesquisadora borrifa o Super Hair em Yeon Woo (Choi Siwon), um obstetra que ela acaba de conhecer. Depois disso, seus pelos faciais começam a crescer anormalmente. A vida pacífica e bem equilibrada de Yeon Woo começa a rachar a partir daquele encontro com So Jin, e o ódio inicial de um pelo outro começa a se transformar em amor.

Cinderella at 2 AM (Coreia do Sul) – 24 de agosto

Ha Yoon Seo (Ha Hyun Bin) é solteira e trabalha como líder de equipe em uma grande empresa. Ela é atraente, tem uma personalidade legal e é respeitada em sua empresa. Quando era mais jovem, levou seu irmão mais novo e deixou sua família por causa da violência doméstica. Ela agora amadureceu e se tornou uma pessoa confiante e pragmática. 

Já seu namorado, Seo Joo Won (Moon Sang Min), é mais jovem que ela. Ele também é funcionário na mesma empresa em que Ha Yoon Seo trabalha. Para sua surpresa, ela descobre que seu namorado é filho da família chaebol que administra sua empresa. A mãe de Seo Joo Won então entra em contato com ela pedindo para terminar com seu filho e lhe oferece dinheiro para isso.

Ha Yoon Seo acredita que contos de fadas não existem em seu mundo, decide pegar o dinheiro e terminar com Seo Joo Won. Mas, o jovem acredita no amor e segue seu coração fielmente. Ele tenta o seu melhor para mudar a mente de Ha Yoon Seo.

When a Snail Falls in Love (Tailândia) – 30 de agosto
When a Snail Falls in Love
Foto: reprodução/WeTV

Vita (Baitoei Zuvapit Traipornworakit) é uma gênio novata em pesquisa psicológica. Seu cérebro funciona como se houvesse um gerador rápido nele. Ao se juntar à polícia, ela está enfrentando o destino de ser removida devido ao seu físico fraco. Como o oficial Prach (Bie Thassapak Hsu) é o único que pode ajudá-la, Vita tenta de tudo para fazer Prach aceitá-la como sua pupila. Já ele, como capitão da Equipe de Investigadores da Polícia (PTI), é um dos poucos investigadores brilhantes, experientes e habilidosos. A princípio, Prach não gosta de Vita. 

No entanto, tendo unido as mãos e resolvido uma série de casos, Prach começa a gostar dessa inocente, mas espirituosa pupila. Infelizmente, Vita, que é tão chata quanto um caracol, não sente o amor de Prach. Enquanto os dois estão falando sobre amor e casos, um assustador serial-killer está de volta. Prach e Vita finalmente reconhecem seus sentimentos um pelo outro diante do perigo. Prach sempre foi incomodado pelo caso Luger, que foi reaberto. Os amantes mais uma vez se unem para embarcar em uma jornada extremamente ameaçadora de capturar o criminoso.

Todas essas produções estarão disponíveis no Rakuten Viki, não perca!

Gostou? Vai assistir qual das séries? Conta pra gente! Siga as redes sociais do EntretetizeiInstagram, Facebook, X – para mais conteúdos sobre o mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Coletiva de Imprensa | NTX compartilha os planos para os shows no Brasil

 

Texto revisado por Angela Maziero Santana

Categorias
Cinema Cultura asiática Música Notícias Séries

Akai Ito: a lenda do fio vermelho do destino

Presente em diversas produções e citada na cultura asiática, a lenda nos faz pensar que os amores podem vir de outras vidas

Quem nunca ouviu falar do Akai Ito (赤い糸), o famoso fio vermelho do destino? Se você é fã de cultura japonesa ou doramas, provavelmente já viu essa história encantadora que fala sobre amor e destino. Vamos mergulhar nessa lenda que tem conquistado corações ao redor do mundo!

O que é essa história?

A lenda do Akai Ito (赤い糸) é uma das mais belas e românticas da cultura japonesa. A história diz que os deuses amarram um fio vermelho invisível no tornozelo daqueles que estão destinados a se encontrar e ficar juntos. O fio nunca se rompe, não importa quanto tempo passe ou a distância entre as pessoas, e esses dois corações inevitavelmente se encontrarão.

O fio vermelho é indestrutível. Ele pode se enrolar e se esticar, mas nunca se quebra. Essa crença simboliza que o amor verdadeiro supera todos os obstáculos e que o destino sempre encontra um jeito de unir aqueles que estão destinados a ficarem juntos. É uma metáfora poderosa para a perseverança e a fé no destino, sugerindo que as forças invisíveis do universo trabalham para reunir almas gêmeas.

Muitas pessoas acreditam que encontrar alguém com quem têm uma conexão profunda é prova do Akai Ito em ação. O fio vermelho continua a ser uma fonte de esperança e inspiração para aqueles que acreditam no poder do destino, seja através de encontros inesperados ou de caminhos que se cruzam de maneiras misteriosas.

De onde isso vem?

A origem exata da lenda do Akai Ito é um tanto nebulosa, mas ela está profundamente enraizada na mitologia asiática, especialmente no Japão e na China. No Japão, a lenda é frequentemente associada ao deus Shinto do casamento e do amor, Musubi no Kami (結の神). Esse deus é considerado responsável por amarrar o fio vermelho invisível nos tornozelos das pessoas, conectando aquelas que estão destinadas a se encontrar. Musubi no Kami é celebrado em vários festivais e santuários, onde casais vão pedir bênçãos para seu relacionamento.

O santuário de Izumo Taisha (出雲大社), no Japão, é especialmente famoso por estar associado a essa lenda. Muitas pessoas visitam o santuário para orar pela sorte no amor e pela união com suas almas gêmeas. O local é considerado um ponto de energia espiritual, e a imagem do fio vermelho amarrado ao tornozelo se tornou um símbolo tangível da fé no destino e na intervenção divina.

Na China, a versão da lenda também é popular, mas com uma variação: o fio é amarrado ao dedo mindinho, e a lenda está ligada ao deus Yue Lao (月老), o velho casamenteiro da Lua. Yue Lao é uma figura sábia que guarda o Livro dos Casamentos, contendo os destinos amorosos de todas as pessoas. Segundo a tradição, Yue Lao amarra fios vermelhos nos dedos mindinhos daqueles que estão destinados a ficar juntos, independentemente da distância ou das circunstâncias.

A lenda do Akai Ito e sua versão chinesa também influenciam práticas culturais, como a ideia de promessas de mindinho (pinky swear), além de estar associada a tradições e rituais religiosos. Esse gesto, que simboliza um compromisso forte e inquebrável, é uma referência ao fio vermelho, destacando a profundidade da crença no destino e nas conexões predestinadas entre as pessoas.

A lenda continua a influenciar a cultura popular em ambos os países. Ela inspira uma variedade de mídias e práticas culturais que exploram a ideia de que o amor verdadeiro e o destino são forças poderosas e muitas vezes misteriosas que guiam as vidas das pessoas.

Produções que falam do Akai Ito

O Akai Ito (赤い糸) tem sido uma fonte inesgotável de inspiração para diversas formas de arte e entretenimento. Na literatura, ele é frequentemente mencionado em romances e poemas, trazendo à tona a ideia de que o amor verdadeiro é inevitável e eterno. Vários livros exploram como os personagens encontram suas almas gêmeas, seguindo os fios invisíveis do destino.

Na televisão e no cinema, a lenda também é amplamente explorada.

Filmes como Your Name (君の名は, Kimi no Na wa, 2016) e The Garden of Words (言の葉の庭, Kotonoha no Niwa, 2013) utilizam o conceito do Akai Ito para construir suas tramas românticas. Essas produções não só capturam a essência da lenda, mas também a combinam com visuais deslumbrantes e narrativas emocionantes, criando uma experiência imersiva para o público.

Além dos filmes, doramas e animes frequentemente fazem referência ao fio vermelho do destino. Séries como Fruits Basket (フルーツバスケット, Furūtsu Basuketto, 2019) e Toradora! (とらドラ!, 2008) incorporam o Akai Ito em suas histórias, enfatizando os encontros predestinados e as conexões profundas entre os personagens. Esses elementos narrativos ajudam a fortalecer a crença na lenda e a manter sua relevância na cultura popular.

Nos dias de hoje

Na cultura contemporânea, o Akai Ito (赤い糸) continua a ser um símbolo poderoso de amor e destino. Muitas pessoas, especialmente no Japão, ainda acreditam no poder do fio vermelho e o consideram um talismã de boa sorte em suas relações amorosas. Amuletos e joias representando o Akai Ito são populares, simbolizando a esperança de encontrar e manter um amor verdadeiro.

Casais modernos frequentemente fazem tatuagens ou usam pulseiras que representam o fio vermelho do destino como um sinal de sua conexão eterna. Essas práticas são uma maneira pessoal e significativa de manter viva a tradição e expressar a fé no destino. A lenda também inspira muitos a buscarem relacionamentos que se sintam predestinados, valorizando a conexão e a profundidade emocional.

Na era digital, o conceito do Akai Ito encontrou um novo espaço nas redes sociais. Hashtags relacionadas à lenda são usadas para compartilhar histórias de amor e encontros significativos, criando uma comunidade global de pessoas que acreditam no poder do destino. O fio vermelho se tornou um símbolo de esperança e inspiração, conectando corações ao redor do mundo de maneiras novas e inovadoras.

O Akai Ito na música e na arte

A lenda do Akai Ito (赤い糸) também encontrou um lugar especial na música e nas artes visuais. Canções que falam de destinos entrelaçados e amores predestinados frequentemente fazem referência ao fio vermelho. Elas capturam a imaginação dos ouvintes e adicionam uma camada poética às letras. Músicas como Akai Ito de YUI e Red String de Kokia são exemplos de como a lenda continua a inspirar artistas a expressarem os profundos sentimentos de conexão e destino.

Artistas visuais criam obras que representam o Akai Ito, muitas vezes retratando figuras humanas conectadas por fios invisíveis, simbolizando suas jornadas de vida e amor. Essas representações artísticas ajudam a manter a lenda viva e relevante, oferecendo novas interpretações e perspectivas sobre o conceito de destino. A música e a arte têm o poder de transcender barreiras culturais e linguísticas, permitindo que a história do Akai Ito seja apreciada por um público global.

Você já conhecia essa lenda? Conte pra gente! E siga as redes sociais do Entretetizei — Facebook, Instagram e X — para mais novidades da cultura asiática.

Leia também:

+ 5 K-dramas com romances inesquecíveis

+ Yurei e Yokai | Conheça as principais lendas urbanas japonesas

+ 6 C-dramas com amores de infância que deram certo

+ Uma seleção de títulos BL e GL para o Mês do Orgulho

 

Texto revisado por Kalylle Isse

Categorias
Cinema Entretenimento Música Notícias

Usher: Rendezvous In Paris chega aos cinemas em 12 de setembro

Filme-concerto terá exibição limitada

Mundialmente conhecido como cantor, compositor, dançarino e empresário, Usher vai disponibilizar mundialmente a vibrante experiência de um de seus shows ao vivo para as telonas dos cinemas. Filmado em 2023 durante a Paris Fashion Week, na La Seine Musicale, as exibições do filme Usher: Rendezvous In Paris ocorrerão entre 12 e 15 de setembro e podem variar de acordo com o local.

Confira um trecho do filme:

Além de trazer a vibrante experiência do show ao vivo para a tela, o cantor oferece ao público um vislumbre da vida além do palco, criando um momento global que os espectadores não vão querer perder. O filme apresenta sucessos, como Yeah! (2004), My Boo (2004), Love in this Club (2008) e muitos outros da carreira de 30 anos do cantor, com figurinos inéditos, efeitos especiais e iluminação de última geração. 

“Paris foi uma experiência especial para mim, como artista, e para meus fãs”, disse Usher. “Espero que aqueles que não puderam estar presentes pessoalmente consigam sentir como foi especial. E para aqueles que estavam lá, espero que vivenciem o show e vejam o que é necessário para chegar lá através de uma perspectiva diferente.

Foto: divulgação/Lavi Comunicação e Marketing

Sob a direção e produção de Anthony Mandler, Usher: Rendezvous In Paris foi produzido também por Usher Raymond e Ron Laffitte. Mais detalhes sobre as exibições do filme estarão disponíveis aqui no dia 6 de agosto, às 10h.

 

Quem aí já está ansioso? Comentem nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e X — e sigam a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Resenha | Deadpool e Wolverine e a jornada da referência

 

Texto revisado por Cristiane Amarante

Categorias
Entretenimento Notícias Séries

Malice: novo drama tem primeiras imagens reveladas

O thriller psicológico é estrelado por David Duchovny, Carice van Houten e Jack Whitehall 

 

As filmagens da nova série Malice foram concluídas recentemente, depois de gravações em Londres e na Grécia. A produção tem previsão de estreia para o próximo ano e conta com nomes como Jack Whitehall, que interpreta Adam Healey, um charmoso homem que, como babá, se infiltra na impetuosa e rica família Tanner para destruí-la.

Esse thriller psicológico está repleto de segredos familiares obscuros, manipulação e traição e faz a seguinte pergunta: por que Adam despreza tanto Jamie Tanner? 

David Duchovny interpreta Jamie Tanner, Carice van Houten interpreta Nat Tanner, a esposa de Jamie, e Harry Gilby, Teddie Allen e Phoenix Laroche interpretam seus três filhos. O drama será um dos próximos lançamentos do Prime Video.

“Foram 18 semanas incríveis – desde as filmagens em Londres, em fevereiro, até o final, em um calor de 37 graus em Paros. Toda a filmagem foi uma experiência incrível e eu não poderia estar mais orgulhoso do que conseguimos. Eu me sinto muito sortudo por poder trabalhar todos os dias com tantas pessoas incrivelmente talentosas nesse trabalho. Mal posso esperar para que vocês vejam o resultado final quando for lançado mundialmente no ano que vem no Prime Vídeo!”, contou Jack Whitehall.

Foto: divulgação/Amazon Prime

“Tem sido uma alegria absoluta ver os roteiros de James Wood ganharem vida com nosso incrível elenco liderado por Jack, David e Carice. As reviravoltas farão com que nossos clientes fiquem ansiosos pelo final!”, diz Tara Erer, diretora de originais para o Reino Unido e Norte da Europa do Amazon MGM Studios.

A série de seis episódios é dirigida por Mike Barker (Fargo, The Handmaid’s Tale) e Leonora Lonsdale (Dangerous Liaisons, The Pale Horse) e ainda não possui data de estreia.

 

Qual a sua opinião sobre o assunto? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para acompanhar as novidades das séries!

Leia também: Força de Mulher (Kadin) estreia hoje 

 

Texto revisado por Bells Pontes

 

Categorias
Entretenimento Notícias Séries

Becoming Karl Lagerfeld, série original francesa, estreia em agosto

O trailer, pôster e as imagens da nova produção já foram divulgados

 

Becoming Karl Lagerfeld, a série original francesa produzida pela Gaumont e Jour Premier, chega com todos os episódios em 7 de agosto. A nova produção sobre o estilista alemão é repleta de amizades, rivalidades, traições e paixões nas noites parisienses dos anos 1970. 

Em 1972, Karl Lagerfeld (Daniel Brühl) tem 38 anos e ainda é um estilista desconhecido do grande público. Ao conhecer e se apaixonar por Jacques de Bascher (Théodore Pellerin), um jovem dândi ambicioso, o estilista ousa confrontar seu amigo – e rival – Yves Saint Laurent (Arnaud Valois), um gênio da alta costura que tem o apoio do empresário Pierre Bergé (Alex Lutz).

Confira o trailer:

O público descobrirá a história de Karl antes de Lagerfeld. A produção, que será lançada exclusivamente no Disney+, é uma adaptação do best-seller Kaiser Karl (2020) de Raphaëlle Bacqué -publicado pela editora francesa Albin Michel, mas sem tradução para o português – e chega às telas pela primeira vez com um elenco estelar.

Foto: divulgação/Disney+

A série também apresenta personalidades do mundo da moda e da cultura que conviveram com Karl Lagerfeld na época. Jeanne Damas dá vida à Paloma Picasso e Claire Laffut interpreta Loulou de la Falaise. A lendária atriz Marlene Dietrich é interpretada por Sunnyi Melles e Andy Warhol, por Paul Spera.

Qual sua opinião sobre o assunto? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para acompanhar as novidades das séries!

 

Leia também: Lucky: novo single de Halsey traz referências de Britney Spears

 

Texto revisado por Bells Pontes

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!