Categorias
Cinema Entretenimento Notícias

Fernanda Young — Foge-me ao Controle chega aos cinemas nesta quinta (29)

O filme mostra as diferentes facetas da escritora e roteirista

Premiado no Festival É Tudo Verdade, o filme Fernanda Young — Foge-me ao Controle chega aos cinemas nesta quinta (29), quatro dias depois da data que marca os cinco anos da morte da escritora e apresentadora. O documentário é assinado por Susanna Lira, diretora de mais de 15 longas-metragens, dezenas de filmes e séries e detentora de mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais. 

Assista ao trailer:

O filme propõe ao espectador uma viagem poética pelo pensamento de Fernanda, por meio de trechos de programas de TV que ela apresentou, depoimentos que deu e imagens de sua vida pessoal. Além disso, traz cenas de filmes e séries roteirizados por ela – como Os Normais (2001) e Shippados (2019) –, muitas vezes em parceria com o marido, Alexandre Machado

Imagem: divulgação/Atômica Lab

Mesmo com o sucesso marcado pelos roteiros e aparições na televisão, Fernanda Young sempre se identificou como escritora. Trechos de alguns de seus 15 livros publicados, tanto de poesia quanto de prosa, ganham vida no filme, lidos pela atriz Maria Ribeiro. Animações criadas a partir de desenhos feitos pela própria Fernanda completam o mosaico do documentário.

“O filme mergulha neste lado literário dela, que pouca gente conhece. Fernanda se ressentia por não ser reconhecida como escritora, e foi uma voz sobre o feminismo em uma época em que o assunto era pouco abordado”, conta a diretora Susanna Lira. 

Fernanda Young — Foge-me ao Controle tem roteiro final de Clara Eyer e Ítalo Rocha, que também assinam a pesquisa de conteúdo; e roteiro de Beto e Bruno Passeri. O filme terá sessões especiais, seguidas de debate, nos dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.

Em São Paulo, o evento está marcado para às 18h, no Espaço Augusta 4, com a presença da diretora Susanna Lira, da diretora assistente Clara Eyer, da roteirista Juliana Rosenthal e de Catarina Young, filha de Fernanda. No dia seguinte, sexta (30), o evento acontece no Rio de Janeiro, no NET Gávea, a partir das 20h. Além da diretora e da diretora assistente, participam do debate a atriz Maria Ribeiro e a editora Eugênia Ribas.

 

Você já está precisando controlar a ansiedade? Comente nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Prêmio Grande Otelo entrega troféus nesta quarta (28)

 

Texto revisado por Cristiane Amarante

Categorias
Cinema Entretenimento Notícias Sem categoria

O Macaco: terror com Theo James ganha data no Brasil

Inspirado em conto de Stephen King, novo filme tem diretor de Longlegs (2024) no comando

Os fãs de terror podem comemorar! Isso porque O Macaco, novo longa baseado na obra de Stephen King, acaba de ganhar um teaser trailer e uma data de estreia no Brasil. Produzido por uns dos grandes nomes do horror do século XXI e criador da franquia Invocação do Mal, James Wan (Sobrenatural, 2013), o filme tem Theo James (Divergente, 2014) como um dos protagonistas.

Dirigido por Oz Perkins (Longlegs, 2024), a trama conta a história de dois irmãos gêmeos, Bill e Hal (Theo James), que encontram um velho macaco de brinquedo do pai no sótão. A partir disso, uma série de mortes terríveis começam, e os irmãos decidem jogar o brinquedo fora e seguir em frente. Porém, após anos distantes, novos eventos voltam a acontecer e eles precisam se reunir para destruir o brinquedo antes que pessoas queridas morram.

Além de Theo James, o elenco de O Macaco conta com Elijah Wood (O Senhor dos Anéis, 2001), Tatiana Maslany (Orphan Black, 2017), Christian Convery (Sweet Tooth, 2024) e outros. Stephen King, autor do conto homônimo, assina o roteiro junto com Perkins.

O Macaco chega dia 20 de fevereiro nos cinemas do Brasil.

Confira o teaser oficial do filme:

E aí, vai assistir? Então conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos siga para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo do entretenimento.

Leia também: Kill — O Massacre no Trem estreia nos cinemas em setembro

 

Texto revisado por Cristiane Amarante

Categorias
Entretenimento Notícias Séries

Confira o trailer da 3ª temporada de A Lenda de Vox Machina

A série retorna em 3 de outubro ao streaming

Nesta quarta (28), foi divulgado o trailer da terceira temporada de A Lenda de Vox Machina (2022-presente), prevista para retornar ao streaming em 3 de outubro. A série de fantasia animada terá 12 episódios, com o lançamento de três episódios por semana em mais de 240 países e territórios em todo o mundo.

Confira:

Tudo está em jogo na tão esperada terceira temporada da série! A prévia, cheia de ação, mostra o grupo de desajustados viajando para o inferno e voltando – literalmente – para salvar seus entes queridos, os Tal’Dorei e toda a Exandria de Thordak e seu exército. Com o caminho de destruição do Conclave Cromático se espalhando e o Rei Cinder perseguindo a Vox Machina, a equipe deve superar seus demônios internos e externos.

Ainda no trailer, é possível ver a presença da música Bang Your Head, faixa do mais novo álbum do AWOLNATION, The Phantom Five (2024).

A série é estrelada pelos fundadores da Critical Role e pelos membros do elenco Laura Bailey, Taliesin Jaffe, Ashley Johnson, Liam O’Brien, Matthew Mercer, Marisha Ray, Sam Riegel e Travis Willingham. A produção executiva da série ficou com Brandon Auman, Chris Prynoski, Shannon Prynoski e Ben Kalina.

A Lenda de Vox Machina chega ao Prime Video em 3 de outubro.

 

Você já está precisando controlar a ansiedade? Comente nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Only Murders in the Building está de volta!

 

Texto revisado por Alexia Friedmann

Categorias
Livros Notícias

Resenha | A Natureza da Mordida explora a superação do luto pelas mulheres

Obra lançada em 2018 promete uma narrativa emocionante

Carla Madeira é escritora, jornalista e publicitária. Em sua carreira, lançou livros de sucesso, como Véspera, A Natureza da Mordida e Tudo é rio, sendo esta a obra eleita como Livro do Ano de 2023, em Portugal, no evento realizado pela Bertrand Livreiros

Por sua grandiosidade na literatura, A Natureza da Mordida foi o título escolhido como leitura de julho do Clube de Romance do Entretê. Todos os meses, lemos um livro e realizamos a discussão final sobre a obra. Caso queira participar, entre no grupo do Telegram para lermos juntas!

Abaixo, confira a resenha sobre essa leitura. 

[Contém spoiler]

 

Com uma história envolvendo drama e reflexão, A Natureza da Mordida apresenta duas personagens: Olívia, uma jovem jornalista, e Biá, também conhecida como Emma, psicanalista aposentada e com princípio de Alzheimer. A relação entre elas se inicia quando Biá vai para a banca de revista do Rodolfo. Aos domingos, o proprietário espalha cadeiras e mesas, e coloca livros para que todos possam ler relaxadamente. Então, quando Biá se direciona para a mesa que ela sempre senta em todos os fins de semana, vê Olívia já sentada naquele local.

Diante disso, Biá decidi ir até a jovem para pedir gentilmente que ela saia dali, porém acaba parando ao ver Olívia chorando enquanto escreve rapidamente em alguns papéis. Então, Biá decide fazer uma pergunta ousada direcionada à desconhecida: “O que você não tem mais que te entristece tanto?”

De maneira impressionante, Olívia responde ao questionamento, e assim começa uma amizade que antes era improvável. A autora criou uma história que se revela aos poucos; logo, os capítulos são entrelaçados entre a narração que Olívia faz do seu passado, e as ideias escritas por Biá em cadernos.

O lado de Olívia

Olívia teve uma infância marcada por dificuldades: sofreu bullying, perdeu o pai em um triste acidente e viu sua mãe se tornar viúva. Sua vida muda quando a personagem Rita vai morar na mesma rua de sua casa, e as duas se tornam melhores amigas. Crescem juntas, criam memórias e se divertem. Elas também viajam bastante, principalmente para a casa de praia dos pais de Rita. 

Um ponto perceptível é que a futura jornalista tem grande admiração pela amiga, e, de certa forma, parece que sempre se sente inferior a ela. Um dia, a Rita acaba a amizade com Olívia, uma atitude repentina que as separa por anos. De agora em diante, se o leitor não prestar atenção em um detalhe bem sutil, somente nas partes finais do livro é que descobre o que verdadeiramente ocorreu. Antes disso, ainda acontece algo terrível, que traz um luto intenso para a vida de Olívia.

O lado de Biá

Biá, por sua vez, enfrentou seus próprios desafios. Casada com Teodoro, o relacionamento gerou a filha, Teresa. O grande problema foi ele ter abandonado as duas. Evitando falar sobre o motivo da separação, Biá se distancia de Teresa, e a relação entre mãe e filha se deteriora. Enquanto a filha busca entender o passado e encontrar o pai, Biá se refugia na escrita, para preservar suas memórias e lidar com a dor que nunca a deixou. Toda essa história exemplifica bem a triste realidade de relacionamentos entre mães e filhas por todo mundo.

O lado do leitor

Os leitores podem se sentir desorientados até a metade do livro, devido à forma fragmentada de como as memórias são apresentadas. Essa estrutura exige paciência e atenção para compreender as profundezas das experiências dos personagens. A Natureza da Mordida explora temas complexos relacionados ao luto e à escolha de não saber sobre algo. Outra coisa que também chama atenção é que, neste livro, cada mulher possui o tempo certo de compartilhar sua história, feita de momentos tristes ou felizes. 

Carla Madeira nos apresenta uma narrativa densa e emocionalmente carregada, revelando a complexidade da vida de cada personagem. Recomendo o livro para aqueles que estão dispostos a refletir sobre a vida e explorar as nuances das experiências humanas. 

A Natureza da Mordida
Foto: reprodução/Editora Record

Você já leu A Natureza da Mordida? Conta para a gente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, X e Face. Aproveite para nos seguir e não perder nenhuma notícia sobre o mundo do entretenimento e da literatura.

Leia também: 4 curiosidades sobre o livro de Benedict Bridgerton

 

Texto revisado por Jamille Penha

Categorias
Cinema Cultura Entretenimento

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica: Canal Brasil apresenta Mostra de Cinema

Comemorado no dia 29 de agosto, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é um marco fundamental na luta pelos direitos das mulheres lésbicas

Em homenagem a essa data, o Canal Brasil exibirá uma seleção especial de filmes, incluindo os longas Amor Maldito (1984), As Boas Maneiras (2017) e Flores Raras (2013), além do curta Aonde Vão os Pés (2020), na madrugada de quarta (28) para quinta (29), a partir de 0h

As obras escolhidas exploram diversos aspectos das relações lésbicas, abordando temas como diferenças de classe social, etarismo, entre outros.

A maratona começa com Amor Maldito, de Adélia Sampaio, o primeiro longa brasileiro dirigido por uma mulher negra, lançado em 1984. O filme narra o relacionamento conturbado entre a executiva Fernanda (Monique Lafond) e a ex-miss Sueli (Wilma Dias), que se complica quando uma delas se envolve com um jornalista. Em seguida, às 1h20, será exibido o curta Aonde Vão os Pés, escrito e dirigido por Débora Zanatta, que explora a descoberta da sexualidade na adolescência.

Outro destaque da mostra é o premiado longa As Boas Maneiras, dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, que será exibido às 1h35. A trama segue Ana, vivida por Marjorie Estiano, que contrata Carla (Isabél Zuaa) para ser a babá de seu futuro filho. Com o tempo, Carla começa a exibir comportamentos estranhos, enquanto as duas desenvolvem um romance. 

O filme recebeu diversas indicações e prêmios em festivais nacionais e internacionais, incluindo três troféus Redentor no Festival do Rio de 2017 e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno, na Suíça.

A programação em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica se encerra com Flores Raras, dirigido por Bruno Barreto. O filme conta a história de amor entre a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares e a poeta americana Elizabeth Bishop, interpretadas por Glória Pires e Miranda Otto, respectivamente.

 

Qual filme te deu mais curiosidade? Não deixe de acompanhar o Entretê nas redes sociais — Face, Insta e X — para ficar por dentro das notícias do entretenimento e da cultura!

Leia também: Por que problematizam o ato feminino de ser fã?

 

Texto revisado por Alexia Friedmann

 

Categorias
Cinema Entretenimento Notícias

Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal chega aos cinemas em outubro

Novo filme da A24 relata a vida de uma mulher negra no Mississippi, ao longo de quatro décadas 

 

Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal, escrito e dirigido por Raven Jackson, conta a história de uma mulher negra em meados dos anos 1960, nos Estados Unidos. O drama mostra o crescimento, os amores e as tristezas de uma jovem, desde sua infância até a idade adulta na zona rural do Mississippi. 

O filme, que teve sua estreia mundial no Festival de Sundance em 2023 e, desde então, participou de vários festivais, é um drama coming-of-age, isto é, uma história de amadurecimento. A trama do longa alterna entre quatro décadas para narrar a vida da protagonista, cuja infância foi marcada por momentos de graça e tristezas. 

As histórias são contadas não em ordem cronológica, mas como um mosaico temporal. Alegria, medo, corações partidos, comunidade: tudo isso com uma trilha sonora de grilos, tempestades, canto de pássaros e os estalos do solo sob os pés.

“Eu me interesso muito nas maneiras como nos comunicamos sem palavras — por meio de gestos, de silêncio, de como abraçamos alguém e por quanto tempo. Confio na capacidade de comunicação do corpo, e isso é explorado nesse filme […] não é um filme com muitos diálogos, mas há muitos sons que falam, que contam a história e que dão muitas camadas de contexto ao que está acontecendo”, explicou a diretora, em entrevista para a rede de rádio estadunidense NPR (National Public Radio). 

 

Na produção, a protagonista Mackenzie é interpretada por quatro atrizes diferentes para representá-la em cada fase da vida. São elas Mylee Shannon, Kaylee Nicole Johnson, Charleen McClure e Zainab Jah

À medida que a história se desenrola, há espaço para que o público veja momentos de suas próprias vidas. Assim, o longa captura a essência das memórias em uma narrativa cinematográfica, oferecendo ao público a oportunidade de refletir sobre as mudanças e a beleza que residem nos detalhes mais sutis de suas próprias jornadas.

Distribuído internacionalmente pela A24, estúdio conhecido por lançar obras inovadoras e aclamadas, o longa chega aos cinemas brasileiros dia 10 de outubro deste ano pela Pandora Filmes. 

A A24 é conhecida também por lançar filmes importantes e reconhecidos pela crítica, como Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016), vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2017, e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022), um fenômeno recente que conquistou vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme em 2023.

 

Vai assistir ao filme? Conte pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para acompanhar mais novidades do cinema!

Leia também: O começo da A24 e produções que você precisa assistir

 

Texto revisado por Bells Pontes

Categorias
Eventos Música Notícias

VMA 2024: confira as atrações musicais da premiação

A MTV anunciou os artistas com performances confirmadas e a anfitriã da noite

O Video Music Awards 2024 está mais próximo do que imaginávamos. Na última terça (27), a MTV anunciou mais um conjunto de artistas confirmados para as apresentações de uma das maiores premiações da indústria musical.

Na noite do próximo dia 11 de setembro, a UBS Arena, em Nova York, será palco de performances musicais de grandes artistas, incluindo a cantora brasileira Anitta, Shawn Mendes, Karol G, Camila Cabello, Sabrina Carpenter, Chappell Roan, Benson Boone, entre outros.

Foto: reprodução/Tracklist

A MTV também anunciou que a cantora Megan Thee Stallion será a anfitriã da noite, marcando sua primeira vez como apresentadora de uma premiação musical. Além disso, ela está concorrendo em cinco categorias este ano, incluindo Melhor Feat, com sua colega de turnê GloRilla, e Melhor Clipe de Hip-Hop.

Foto: reprodução/Dimitrios Kambouris/Getty

O VMA foi programado inicialmente para o dia 10 de setembro, mas a data foi alterada para o dia seguinte em função do debate dos candidatos à presidência dos Estados Unidos. Além disso, o interesse no primeiro e provável único debate entre Trump e Harris ameaçou dividir as atenções com a transmissão do espetáculo.

O evento será transmitido ao vivo para mais de 150 países, incluindo o Brasil, pelo canal MTV e pelo serviço de streaming Paramount+.

Foto: reprodução/Instagram @MTVLA

Nesta edição, por ser há exatos 23 anos do atentado às Torres Gêmeas, ocorrido em  2001, a MTV apoiará a organização sem fins lucrativos 9/11 Day, que promove o Dia Nacional de Serviço e Memória do 11 de setembro, e o Tuesday’s Children, que atende às famílias das vítimas do atentado.

Abaixo, confira a lista completa das atrações musicais confirmadas:

Anitta

Pela terceira vez se apresentando no VMA, a cantora brasileira Anitta traz o funk raiz para o palco, com um medley de Savage Funk e Alegria, hits pertencentes ao projeto Funk Generation.

Mas ela não estará sozinha nessa. De acordo com a revista People, a performance da artista também contará com DJ Khaled, Fat Joe e Tiago PZK para a estreia mundial de Paradise, single de parceria entre as estrelas.

Lisa

Lisa, integrante do grupo de K-pop BlackPink, fará sua estreia como artista solo no VMA. Ao alavancar sua carreira com os hits Lalisa, Rockstar e New Woman, a colaboração com a cantora Rosalía.

Não sabemos qual dos singles será apresentado, mas Lisa promete dar o melhor de si no palco, reforçando sua posição como uma das maiores estrelas globais do momento.

Benson Boone

O jovem de 22 anos é a nova sensação musical que está dominando o TikTok e as paradas, com os singles Beautiful Things e Slow Down, de seu álbum Fireworks & Rollerblades (2024).

Boone está concorrendo nas categorias de Melhor Artista Novo e Melhor Alternativo, e está pronto para arrasar na sua estreia no VMA. Se você ainda não ouviu falar dele, prepare-se para ser surpreendido com piruetas e talento.

Chappell Roan

A estrela em ascensão Chappell Roan fará sua primeira apresentação ao vivo em uma premiação. 

A artista ganhou destaque se apresentando em festivais como Lollapalooza e Governor’s Ball. O single Good Luck, Babe!, do seu álbum de estreia, The Rise and Fall of a Midwest Princess (2023), chegou ao Top 10 da Billboard Hot 100.  

A dona do hit HOT TO GO! é uma das promessas do evento deste ano, além de estar indicada em duas categorias, incluindo Artista Revelação.

Shawn Mendes

O cantor canadense está de volta aos palcos, depois de dois anos de pausa na carreira devido à sua saúde mental. Ele fará a primeira apresentação televisionada dos singles Why Why Why e Isn’t That Enough de Shawn, seu quinto álbum, que será lançado dia 18 de outubro.

Vale lembrar que Shawn tem um show confirmado no Brasil, no dia 22 de setembro, como headliner do festival Rock in Rio.

Sabrina Carpenter

A pequena e doce Sabrina Carpenter fará sua estreia no palco principal do VMA, após ter performado os singles Feather e Nonsense no evento pré-show em 2023.

A cantora está em um dos melhores momentos de sua carreira, com os hits Please Please Please e Expresso no topo das paradas da Billboard Hot 100, e com o lançamento do seu sexto álbum de estúdio, Short n’ Sweet.

Assim, Sabrina se consolida como uma das maiores cantoras pop internacionais, ao concorrer em seis categorias dos prêmios Moon Person, incluindo Melhor Artista e Melhor Música do Ano.

Camila Cabello

A cantora, conhecida mundialmente por ser ex-integrante do grupo Fifth Harmony e pelo single Havana, está de volta ao palco do VMA para performar seu mais recente álbum, C, XOXO.

O que será que vem aí? Essa vai ser a terceira vez que Camila sobe nos palcos da MTV e, nesta edição, ela está indicada na categoria de Melhor Clipe Pop.

Rauw Alejandro

O porto-riquenho Rauw Alejandro, conhecido por misturar reggaeton com influências de R&B e pop, também estará entre os performers confirmados. Com sucessos como Todo de Ti, ele se tornou uma das figuras mais proeminentes da música latina atual.

Karol G

A artista colombiana Karol G retornará ao palco do VMA pela segunda vez, após o sucesso de sua apresentação em 2023.

Este ano, Karol está concorrendo na categoria de Melhor Artista Latina, com a faixa Mi Ex Tenía Razón, parte de seu quarto álbum de estúdio, Mañana Será Bonito, lançado em fevereiro. 

Em sua apresentação, é provável que Karol G traga ao palco toda a estética e os hits que marcaram este álbum.

GloRilla

A cantora é uma das novas forças do cenário do rap, além de ser a única artista de hip-hop a se apresentar no evento. Concorrendo em três categorias, incluindo Melhor Feat, com a colega de turnê e host da noite Megan The Stallion. 

A rapper promete trazer a energia das ruas para o palco do VMA, em uma performance impactante.

Halsey

Halsey está de volta ao palco do VMA desde sua última aparição em  2016, para apresentar a nova faixa, Lucky, presente em seu próximo álbum intitulado de The Great Impersonator.

Conhecida por sucessos como Without Me e Bad at Love, ela também compartilhou, recentemente, que vem enfrentando uma batalha contra o Lúpus e um raro distúrbio de células T, o que torna esta performance ainda mais especial.

Lenny Kravitz

O icônico cantor e guitarrista dos anos 90, Lenny Kravitz, está voltando ao VMA após um hiato de mais de 25 anos. 

Com uma carreira que abrange mais de três décadas, Kravitz é famoso por hits como American Woman e Fly Away. Ele é um dos principais representantes do rock ‘n’ roll e trará ao palco sua energia característica, que nunca sai de moda.

Katy Perry

A cantora e mamãe da Daisy também se apresentará nesta edição do VMA, com um medley dos maiores sucessos de sua carreira até seu último single, intitulado de Woman’s World, marcando seu retorno à premiação, após sete anos.

Katy irá receber um dos prêmios Moon Person mais especiais da noite, o Video Vanguard Award.

A votação segue aberta ao público, no site oficial da MTV até dia 30 de agosto. Já a votação para Artista Revelação permanecerá aberta até o dia do evento, 11 de setembro. Não deixem de votar!

Foto: reprodução/Viacom Media Networks

E aí, vão assistir ao VMA? Contem pra gente! Confiram as redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos sigam para ficar de olho em tudo o que rola no mundo do entretenimento.

Leia também: Camila Cabello, GloRilla e Sabrina Carpenter se apresentarão no VMA 2024 

 

Texto revisado por Jamille Penha

Categorias
Cinema Notícias Séries

Prêmio Grande Otelo 2024 entrega troféus nesta quarta (28)

Além de anunciar os vencedores de 30 categorias, cerimônia de premiação fará homenagem ao legado do Cinema Novo

Reunindo os destaques do audiovisual, o Prêmio Grande Otelo 2024 (até o ano passado, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) anunciará seus vencedores nesta quarta (28). A cerimônia acontece na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, contemplando 30 categorias que abrangem profissionais, curtas-metragens, longas-metragens e séries. 

Com apresentação de Dira Paes e Toni Garrido, direção de Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, a edição deste ano homenageia o Cinema Novo – movimento que trouxe grande visibilidade e prestígio à sétima arte do país nos anos 1960. 

Assim, Luiz Carlos Barreto, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Zelito Vianna e Cacá Diegues, cineastas que realizaram trabalhos marcantes da época, receberão troféus especiais.

Fim, série que concorre ao Prêmio Grande Otelo 2024.

Foto: divulgação/Academia Brasileira de Cinema

Entre os finalistas do Prêmio Grande Otelo 2024, estão obras de ficção, animação e documentários, além de diversos profissionais da indústria cinematográfica. Os líderes de indicações são Mussum, O Filmis (2023), de Silvio Guindane, e O Sequestro do Voo 375 (2023), de Marcus Baldini, ambos com 12 aparições. 

A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pelo YouTube da Academia Brasileira de Cinema e pelo Canal Brasil, a partir das 20h50 (horário de Brasília). 

 

Ansiose para descobrir os vencedores? Entre nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e X e conte pra gente! Aproveite e nos siga para ficar por dentro de outras novidades da cultura e do entretenimento.

Leia também: Pedágio é o melhor longa de ficção do Prêmio Grande Otelo 2024

 

Texto revisado por Bells Pontes

Categorias
Cultura asiática Música Notícias

Taeil sai do NCT após acusação de crime sexual

Em nota, a SM Entertainment informou sobre a decisão da empresa

[Contém gatilhos]

Na manhã de hoje (28), a SM Entertainment pegou os NCTzens de surpresa ao anunciar a saída de Taeil da empresa após acusação de crime sexual. Confira a nota: 

“Aqui é a SM Entertainment.

Soubemos recentemente que Taeil foi acusado em um processo criminal relacionado a uma ofensa sexual.

Enquanto avaliávamos os fatos relacionados ao assunto, reconhecemos a gravidade da situação e determinamos que Taeil não pode mais continuar suas atividades com a equipe (NCT). Depois de conversar com Taeil, decidimos por sua saída do grupo.

No momento, Taeil está cooperando totalmente com a investigação policial. Forneceremos mais declarações conforme o andamento da investigação.

Pedimos sinceras desculpas pela preocupação e angústia causadas por nosso artista.”

Taeil
Foto: reprodução/Soompi

As informações sobre a acusação não foram reveladas até o momento, mas uma thread no X informa que a denúncia vem sendo feita há seis anos.

 

Siga as redes sociais do Entretetizei — Facebook, Instagram e X — para mais novidades sobre a cultura asiática.

Leia também: Hallyu: a onda que ofusca escândalos e crimes sexuais na Coreia do Sul

 

Texto revisado por Alexia Friedmann

Categorias
Cultura Cultura turca Entretenimento Música Notícias

Festival Internacional de Música de Gümüşlük: uma jornada de música, cultura e sustentabilidade

Descubra a magia do Festival Internacional de Música de Gümüşlük, que há 21 anos transforma a pitoresca vila de pescadores na península de Bodrum em um palco de arte e cultura. Concertos, masterclasses e artistas de renome mundial em um evento imperdível

O Festival Internacional de Música de Gümüşlük, realizado pela primeira vez em 2004, é um evento de destaque no cenário cultural e musical turco. Iniciado na vila de pescadores de Gümüşlük, na península de Bodrum, o festival reflete os valores históricos da região, reunindo entusiastas da música a cada verão.

Uma evolução musical
Foto: reprodução/Daily Sabah

O festival começou como um evento de piano de pequena escala, idealizado por um grupo de músicos liderados pelos pianistas Eren Levendoglu e Gülsin Onay. Com o tempo, o evento cresceu e se transformou em um festival internacional, atraindo músicos estimados de todo o mundo. Desde sua fundação, foram organizados 478 eventos, com a participação de 1022 artistas de 36 países, abrangendo uma variedade de gêneros, como música clássica, jazz, balé, dança moderna, teatro e até performances de circo e DJ.

Educação e impacto social

Um dos pilares do Festival de Gümüşlük é a educação musical. Mais de 2 mil estudantes participam dos programas educacionais oferecidos pelo festival, que incluem oportunidades de performance, networking e bolsas de estudo. O evento vai além de ser um encontro musical, é focado em valores como a preservação do patrimônio cultural, participação social e sustentabilidade. Ao longo dos anos, o festival fez contribuições significativas para a vida cultural de Bodrum, tornando-se uma referência tanto local quanto internacionalmente.

Compromisso com a excelência

Nas últimas duas décadas, o festival permaneceu fiel aos seus valores fundamentais, promovendo a união entre entusiastas da música, moradores locais e a comunidade artística. Em 2024, foi premiado com o Selo EFFE, uma distinção europeia que reconhece festivais de arte notáveis por seu envolvimento no campo das artes, participação comunitária e abertura internacional.

Destaque da programação de 2024

O 21º Festival de Música de Gümüşlük começou em 10 de julho com um concerto de abertura protagonizado pelo virtuoso violinista Kristóf Baráti, acompanhado pelo talentoso pianista Tuna Bilgin. O concerto, realizado na Ancient Stone Quarry, apresentou sonatas de Beethoven, Brahms e Franck. Baráti, conhecido por sua técnica impecável e expressividade, tem se apresentado com orquestras de renome mundial, como a Filarmônica de Los Angeles e a Orquestra Filarmônica de Londres.

O festival será encerrado no dia 9 de setembro com uma performance da mundialmente renomada artista estatal Gülsin Onay, acompanhada por seu filho, o violinista Erkin Onay. O concerto de encerramento, também na Ancient Stone Quarry, promete ser um dos pontos altos do festival, celebrando não apenas a música, mas também o legado familiar na arte. Gülsin Onay, uma das fundadoras do festival, tem desempenhado um papel crucial na formação de jovens músicos através de suas masterclasses e orientação artística.

O Festival Internacional de Música Gümüşlük continua a ser um dos eventos culturais mais importantes da Turquia, destacando-se pela excelência musical, compromisso com a educação e a responsabilidade social. Ao longo dos anos, o festival não só enriqueceu a cena musical de Bodrum, mas também fortaleceu laços culturais, tornando-se um marco na promoção da música e da arte em um cenário de rara beleza natural.

Gostaram da programação do Festival de Gümüşlük? Conta pra gente! Siga o Entretetizei nas redes sociais — Facebook, Instagram e Twitter — e não perca as novidades do entretenimento.

Leia também: Confira informações sobre o Festival do Rio 2024

 

Texto revisado por Cristiane Amarante

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!