Descubra a luta no óleo, a guerra de lanças a cavalo, a luta de camelos e outros esportes que são adrenalina pura na Turquia
Quando pensamos em esportes, sempre vem à mente futebol, basquete, vôlei e até mesmo surf, né? Bom, se a gente mergulhar um pouco na rica história e cultura da Turquia, descobrimos uma verdadeira viagem nos esportes turcos, com muita adrenalina e emoção. Quer conhecer mais? Preparei uma lista incrível sobre os esportes que merecem reconhecimento.
Yağlı Güreş: luta de óleo
Imagina você lutando com muito óleo no corpo? Difícil, né? Bom, é desse jeito que praticam o Yağlı Güreş, um dos esportes mais tradicionais da Turquia. Os lutadores, mais conhecidos como pehlivans, vestem calças de couro muito parecidas com as dos alemães e dos austríacos, os kisbets, que os ajudam a ter mais facilidade na hora de lutar.
Como estão besuntados em óleo, os pehlivans tem o objetivo de derrubar o oponente enquanto escorregam um no outro. Pensando dessa forma parece confuso, mas é super legal. No final, ganha o lutador que ergue o outro segurando pelo kisbet, mantendo a cabeça do adversário embaixo e as pernas em cima durante alguns segundos. Uma curiosidade é que em Kırkpınar existe um campeonato de Yağlı Güreş, onde essa tradição rola há mais de 650 anos.
Cirit: dardos voadores
Você já ouviu falar do Cirit? Esse esporte envolve cavalos, dardos e corridas. Interessante, né? Nele, os cavaleiros precisam jogar seus dardos em seus adversários com muita precisão, e também dominar sua montaria. Antigamente, esse jogo era o treino dos guerreiros otomanos, e hoje é adrenalina pura, principalmente no leste turco.
Antigamente, o Cirit rolava nos feriados, depois das orações de sextas-feiras e até mesmo em casamentos. No último caso, a dinâmica acontecia através da disputa do time da noiva contra o time do noivo. Atualmente, o jogo começa quando um dos cavaleiros de uma das equipes joga o dardo em um dos jogadores da equipe adversária na parada do regimento. Depois da sua vez, ele volta para seu lugar e espera o outro atleta também jogar o objeto. Quem acertar o alvo ganha pontos para seu time.
Okçuluk: tiro com arco
Se você é fã de arqueiros, essa modalidade é para você! O tiro com arco turco, Okçuluk, é tradicional dos tempos dos turcos otomanos, e atualmente está ganhando popularidade. Culturalmente, os turcos caçavam e lutavam contra seus inimigos atirando flechas em seus cavalos. Assim, o tiro com arco se tornou importante para o seu modo de vida e cultura.
Além das lutas, o tiro com arco simboliza determinação, força e coragem. Para os turcos, quem sabe atirar com arco e flecha é respeitado, tanto pelo foco quanto pela disciplina. Não é todo mundo que sabe atirar, não é mesmo? É uma oportunidade de trabalhar a mente e o físico. Uma coisa legal é que, na Turquia, — e em outros países — existem clubes e federações de tiro com arco. Neles, dão aulas para arqueiros amadores e profissionais, para crianças e adolescentes, e preparam os interessados para diversas competições. É um ótimo esporte para desenvolver a concentração e a coordenação motora.
Kuşak Güreşi: luta livre
Esse é o esporte perfeito para os fãs das diferentes modalidades de luta. No Kuşak Güreşi, os lutadores utilizam um cinturão enquanto tentam derrubar os adversários com um cinto. A única forma de derrotar o oponente é com o cinto e não pode ter contato físico. Para ganhar, o jogador precisa estar em uma posição mais ativa. Pode parecer fácil, mas não é tanto assim.
A luta com cintos é tradicional desde a época dos sumérios, povos turcos que vieram da região do Turcomenistão. Quando os turcos da Crimeia trouxeram essa tradição do Turcomenistão, a modalidade foi conquistando aos poucos os corações turcos, e além disso, se espalhou fortemente pela Ásia Central. Essa prática continua viva e sendo passada de geração para geração.
Deve güreşi: luta de camelos
A cada dia que passa a vida nos surpreende, né? Na Turquia, existe a Deve güreşi! Nessa modalidade, dois camelos machos em época de acasalamento lutam entre si, mas sem se machucar, já que é tudo bem controlado. Aliás, a luta de camelos acontece na região do Egeu, no oeste do país.
A luta de camelos começou entre as tribos turcas há mais de 2400 anos. Nos anos 1920, a Liga Nacional de Aviação da Turquia utilizou da prática para arrecadar dinheiro para o governo turco, que, infelizmente, no mesmo ano, desencorajou as práticas por achar ultrapassado. Mesmo não sendo mais tão assistida, a luta de camelos virou patrimônio cultural do país em 1980. Os turcos fazem um evento enorme para celebrar este patrimônio cultural, é uma festa para todas as idades.
Além de adrenalina pura, cada jogo turco carrega uma história incrível de gerações. Se um dia você pisar na Turquia, prepare-se para ir além dos pontos turísticos. Esses esportes são uma experiência única pra quem quer ver de perto o lado mais autêntico e cheio de emoção da cultura turca!
Ficou com vontade de jogar os esportes turcos? Fala pra gente nas Redes Sociais do Entretê – Facebook, Instagram e X – e chame os amigos para praticar!
Leia também: Saiba tudo sobre os tapetes turcos e sua história milenar
Texto revisado por Karollyne de Lima