10 Coisas que Eu Odeio em Você é uma clássica comédia romântica que faz sucesso até hoje. O filme completou 22 anos na última quarta (31)
Sinopse
Bianca Stratford (Larisa Oleynik) é bonita e popular, mas não pode namorar antes de sua irmã mais velha. O problema é que nenhum garoto consegue chegar perto da irmã, Kat Stratford (Julia Stiles). Para resolver a situação, um rapaz interessado em Bianca suborna um amigo com passado misterioso para sair com Kat e, quem sabe, tentar conquistá-la.
“Odeio principalmente não conseguir te odiar. Nem um pouco, nem mesmo por um segundo”
10 Coisas que Eu Odeio em Você é uma comédia romântica de 1999, adaptada da peça A Megera Domada, de Shakespeare. Na trama original, a irmã mais velha, Katherina, dona de um gênio terrível recusa todos os pretendentes que surgem e deixa a irmã mais nova desesperada, já que Bianca só poderá se casar depois que sua irmã mais velha concretizar o matrimônio.
No filme não é muito diferente. Bianca só poderá namorar depois que Kat arrumar um namorado, uma coisa a qual ela não está nem um pouco interessada. Com uma personalidade muito diferente da irmã, Kat é o oposto de Bianca; feminista, sincera e questionadora, a protagonista espanta qualquer pessoa, sendo quase impossível encontrar um rapaz corajoso para chamá-la para sair.
As coisas mudam quando Cameron (Joseph Gordon-Levitt) se apaixona por Bianca e tenta traçar um plano para arrumar um namorado para Kat e enfim ter a permissão do pai de Bianca para o relacionamento. O jovem contrata Patrick Verona (Heath Ledger), um rapaz de má fama e cara de poucos amigos, para quebrar o gelo ao redor do coração de Kat, visto que ele seria o único corajoso o bastante para a tarefa.
Para conquistar o coração de Kat, Patrick se esforça muito, já que reconhece que não é uma tarefa fácil. Aos poucos, ele acaba se mostrando um rapaz carinhoso e cuidadoso e não o valentão que todos achavam. Em meio a outras descobertas, Kat também mostra para Patrick que, mesmo sendo uma garota decidida, é capaz de se apaixonar.
O relacionamento de Kat e Patrick é construído por gestos que, ainda que em um primeiro momento sejam vistos como revelações de amor, servem principalmente para reforçar a confiança que eles podem ter um pelo outro. Em determinado momento, Kat abaixa a guarda de valentona e quando finalmente cai nos encantos de Patrick e decide beijá-lo, é o rapaz quem recusa. Kat se sente envergonhada, rejeitada e volta a sua personalidade brava.
É nesse momento que vemos a cena mais inesquecível do filme, ao tentar se redimir e fazer uma declaração, Patrick mostra que está interessado em Kat o suficiente. O momento da cena envolve o personagem cantando “Can’t Take My Eyes Off You”, e o que aparentemente é visto como uma declaração, não é feita de fato, por amor. Verona só faz a cena por algo que Cameron disse antes ao protagonista.
Como é de se imaginar, Kat acaba descobrindo todo o plano. Apesar de odiar a situação em que se encontra, ao final do filme, Kat protagoniza outra cena inesquecível ao escrever e ler o poema na frente da classe. Através do poema, Kat demonstra que aceita o que sente. Ela se deixa parecer vulnerável porque aceita o que descobre sobre si mesma. O poema fala sobre as coisas que Kat odeia em Patrick e finaliza dizendo que ela não consegue odiá-lo.
Leve e divertido como uma boa e despretensiosa comédia romântica, incluindo o inevitável final feliz, 10 Coisas que Eu Odeio Em Você foi um inesperado sucesso, principalmente nos EUA, graças – em grande parte – a um par romântico que tem muita química.
O filme completou seus 22 anos nesta semana e continua sendo uma das melhores comédias românticas. Pra nossa sorte, ele está disponível no Disney+
Para não perder nada do que acontece no mundo do entretenimento, é só seguir o perfil do Entretetizei no Insta, Twitter e Face!
*Crédito da foto de destaque: Divulgação | Touchstone Pictures