A versão brasileira do musical de sucesso da Broadway reúne elenco cheio de diversidade
Apresentado pela Comgás, Wicked conta a história da extraordinária odisseia e a amizade improvável de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, e Glinda, a Bruxa Boa do Norte. Após um encontro com o Mágico de Oz, elas se veem obrigadas a tomar uma decisão. Enquanto Glinda gostaria de se manter popular, Elphaba não quer danificar seus valores morais.
Inevitavelmente, suas vidas tomaram rumos muito diferentes. Uma com pele verde esmeralda, esperta, impulsiva e incompreendida e a outra linda, ambiciosa e bastante popular. Divertido e emocionante, o musical aborda questões relacionadas à injustiça e ao preconceito e expõe que há sempre pelo menos dois pontos de vista para uma mesma história.
Anunciado como o “melhor musical da década” pela Entertainment Weekly e “um prodígio cultural” pela Variety, Wicked se sustenta no romance de Gregory Maguire, com músicas e versos de Stephen Schwartz e roteiro de Winnie Holzman. A produção original da Broadway recebeu muitos prêmios importantes, como o Grammy Award e Tony Awards, e uma adaptação para o cinema está sendo produzida com estreia prevista em 2024. Em 2016, Wicked esteve em cartaz no Brasil, no Teatro Renault, em São Paulo, e foi assistido por mais de 340 mil pessoas.
O espetáculo do Instituto Artium de Cultura, em parceria com o Atelier de Cultura, será protagonizado por Myra Ruiz, como Elphaba, e por Fabi Bang, como Glinda. Myra estrelou, em 2022, o grande sucesso Evita, vivendo a personagem título. Já Fabi Bang protagonizou Cinderella e A Pequena Sereia.
A produção reuniu um elenco que representa o talento e a diversidade de artistas brasileiros do teatro musical. Alguns dos destaques são Tiago Barbosa (O Rei Leão) interpretando o príncipe Fiyero, sendo um dos poucos atores negros a conquistar esse papel; Diva Menner (Barnum – O Rei do Show) como Madame Morrible, sendo ela a segunda artista transexual a interpretar essa personagem na história; Marcelo Médici, um dos maiores ícones do humor brasileiro, dará vida ao Mágico de Oz; e Cleto Baccic (Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate), ator muito premiado, além de ser um dos fundadores do Atelier de Cultura, que interpreta Dr. Dillamond.
Confira o elenco completo de Wicked no Brasil:
Myra Ruiz – Elphaba
Fabi Bang – Glinda
Diva Menner – Madame Morrible
Tiago Barbosa – Fiyero
Cleto Baccic – Dr Dillamond
Marcelo Médici – Mágico de Oz
Dante Paccola – Boq
Nayara Venancio – Nessarose
Bia Castro – Ensemble / Cover Elphaba
Aline Serra – Ensemble / Cover Glinda
Verônica Goeldi – Ensemble / Cover Glinda
Amanda Döring – Ensemble / Cover Nessarose
Mari Rosinski – Ensemble / Cover Madame Morrible
Éri Correia – Ensemble
Cláudia Rosa – Ensemble
Pâmela Rossini – Ensemble
Larissa Grajauskas – Ensemble
Gabi Germano – Ensemble
Mariana Montenegro – Ensemble
Murilo Ohl – Ensemble / Cover Boq
Paulo Grossi – Ensemble / Cover Mágico de Oz e Cover Dr. Dillamond
Renan Rosiq – Ensemble / Cover Fiyero
Robson Kabelo – Ensemble / Cover Fiyero
Marco Azevedo – Ensemble
Bruno Ospedal – Ensemble
Diego Velloso – Ensemble
Danilo Santana – Ensemble
Roberto Justino – Ensemble
Alício Zimmermann – Ensemble
Danilo Martho – Ensemble
Vinicius Cafer – Swing
Rafá Barbosa – Swing
Tiago Dias – Swing
Moira Osório – Swing
Amanda Bamonte – Swing
A direção será de John Stefaniuk (The Lion King, Billy Elliot, Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate e Evita Open Air). Stephen Schwartz, compositor de Wicked, selecionou alguns produtores licenciando os direitos da obra para novas abordagens sobre o espetáculo, como novos projetos de encenação, de cenografia e figurinos, de coreografias, de design de luz, de efeitos especiais e som. Stefaniuk promete uma proposta mais atual, conectada aos problemas do momento, que dialoga com o público e, principalmente, com os jovens.
Morgan Large, de Newsies, em 2022, e Evita Open Air, a mais recente produção do Atelier de Cultura, sendo um dos mais requisitados designers do West End em Londres, será o responsável pelo design dos cenários e figurinos que darão forma ao inédito projeto de encenação. A nova montagem preservará a versão brasileira de texto e versos de músicas de Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler, como as icônicas canções Desafiando a Gravidade, Ódio, O Mágico e Eu, entre outras.
“Entregaremos uma grande produção, pois é o que o título nos obriga a fazer. Stephen Schwartz está supervisionando nossa produção de Nova York e fará visitas a São Paulo. Além disso, o burburinho gerado pela expectativa dos filmes, que receberão Ariana Grande e Cynthia Erivo no elenco, está enorme. Estamos recebendo centenas de mensagens em nossas redes sociais perguntando sobre a possível vinda do espetáculo. Por isso, decidimos antecipar o anúncio da temporada em seis meses e acreditamos que a passagem de Wicked em 2023 será um grande trending topic nacional”, declara Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura e um dos produtores do espetáculo.
Wicked estreia no dia 9 de março de 2023, no Teatro Santander, em São Paulo, para uma curtíssima temporada de apenas dois meses, com seis sessões semanais de quinta-feira a domingo. Mais informações em wickedbrasil.com.
Você está sonhando com a oportunidade de assistir Myra Ruiz e Fabi Bang cantando Desafiando a Gravidade de pertinho? Siga o Entretetizei nas redes sociais – Twitter, Insta e Face – para não perder as notícias mais bombadas do mundo do entretenimento.
*Crédito da foto de destaque: Jairo Goldflus