Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o Entretê trouxe cinco nomes que você deveria conhecer!
Moda é cultura, política e poder. Está presente em cada momento histórico significativo da humanidade. E em tudo o que nos cerca também, desde movimentos artísticos, até a defesa dos direitos: moda, além de tudo, é sobre expressão.
E não tem como falar de moda sem citar mulheres que mudaram o curso da história da moda para sempre! Em meio ao cenário fashion atual, quase dominado por figuras masculinas, exaltar os ícones femininos é uma lembrança da força e do poder das mulheres na indústria que reflete cada passo dado pela humanidade.
Por isso, o Entretetizei trouxe cinco nomes importantíssimos quando o assunto é história da moda. Vem conferir!
Iris Apfel
Ícone do mundo maximalista, Iris Apfel foi uma empresária, designer de interiores e, definitivamente, um ícone fashion norte-americano. Foram 102 anos de cores, estampas e combinações criativas!
Com seus enormes óculos redondos, sua marca registrada, Iris foi capa de revistas, modelo e até ganhou uma Barbie! Além dos looks maximalistas, ela valorizava a espontaneidade — tanto na moda, quanto na vida — e sempre pregou a ideia de não se levar tanto a sério.
Para Apfel: “Ousar e experimentar nunca é demais. Se você cometer um erro, tudo bem, são apenas roupas. A polícia da moda não vai te prender”. Uma lição e tanto, não é?
Elsa Schiaparelli
Talvez você se lembre desse sobrenome de algum lugar… Elsa Schiaparelli fundou a marca que vemos nas passarelas e nos red carpets em 1927. Conhecida por sua personalidade forte, criatividade e pelo surrealismo que esteve presente dentro e fora de suas criações, Elsa exala arte e genialidade.
O pioneirismo também é peça-chave na história da Schiaparelli, e o rosa-choque é um exemplo disso. Elsa batizou e popularizou a cor que chama atenção até hoje! Ela trouxe o surrealismo para a moda, deu um novo conceito para os acessórios e popularizou criações geniais.
Entre obras surrealistas e os ateliês de alta costura, Elsa Schiaparelli marcou a história da moda e transformou em arte tudo o que tocou.
Vivienne Westwood
A mulher que trouxe o punk para as passarelas, Vivienne Westwood foi um dos grandes ícones da moda dos anos 90. Com criações cheias de personalidade e simbolismo, a designer autodidata criou tendências e peças únicas.
O ativismo e a luta pelos direitos em cada uma de suas criações marcou presenças em desfiles pelo mundo todo! Desde roupas que marcavam os shows de punk e rock até vestidos de noiva que foram imortalizados pelo cinema (quem não lembra do vestido de Carrie Bradshaw?).
O nome de Westwood carrega uma potência até hoje. Muito além da criatividade em suas criações, o posicionamento de um dos grandes ícones da moda lutava pelo desarmamentismo e pelo ativismo climático. Uma história inspiradora, tanto nas passarelas, quanto na vida!
Zelda Wynn Valdes
Uma das únicas mulheres negras que chegou a ocupar lugares que antes eram dominados pelo preconceito. Zelda Wynn Valdes trazia, além da exaltação das curvas e formas femininas, consciência social, inclusão e pautas como a luta racial em suas criações.
Ela foi uma das fundadoras da National Association of Fashion and Accessory Designers, que tinha o objetivo de proteger e divulgar estilistas negros. A luta pelos direitos andava lado a lado com o talento de vestir mulheres de todos os tamanhos de forma impecável.
Embora quase nunca mencionada, Valdes é um dos nomes mais importantes na revolução da moda. Entre bailarinas e artistas do mundo da arte, ela também foi responsável pelo traje característico das musas da Playboy, os icônicos uniformes de coelhinho. E você, já conhecia esse ícone da moda?
Mary Quant
O nome por trás das mini saias! Mary Quant desafiou os padrões de sua época e libertou as mulheres dos longos comprimentos. Suas criações eram marcadas pelas cores e pelo otimismo!
Seu pioneirismo e sua coragem foram traços marcantes em sua carreira: Quant criou uma linha acessível para que suas criações estivessem ao alcance de todos os estratos sociais. Além das mini saias, as meias coloridas, os coletes de crochê e os cintos caídos também foram peças fundamentais para o sucesso desse ícone fashion.
Mary Quant lutou pela liberdade e pelas possibilidades na moda para as mulheres. Uma mulher fantástica que se aventurou pelo mundo fashion em lugares nunca sequer explorados!
É incrível poder conhecer nomes tão importantes para a história da moda! E você, já conhecia a história dessas mulheres geniais? Siga o Entretetizei nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter – e não perca notícias do mundo fashion e do entretenimento!
Leia também: 7 K-dramas pra quem gosta de moda e estilo
Texto revisado por Luiza Carvalho.