Categorias
Entretenimento Notícias

5 cozy games para quem quer relaxar enquanto joga

Dar rage? Aqui não! Confira jogos fofos e aconchegantes para se divertir no tempo livre

Em nossa rotina corrida, tem vezes que queremos apenas sentar e jogar algo para aliviar a mente e relaxar, não é mesmo? Se você é uma daquelas pessoas que acredita que só existem jogos eletrônicos que são frenéticos, estressantes, com missões rápidas e que necessitam de atenção o tempo todo, saiba que isso não é verdade!

Hoje, o Entretê está aqui para te apresentar os cozy games, que são o total inverso disso, feitos especialmente para os jogadores que odeiam dar rage. Mas se você não é um gamer assíduo e não conhece muito desse mundo pode estar se perguntando… 

O que são cozy games?

Como o próprio nome já diz, cozy games são uma subcategoria de e-games que engloba jogos aconchegantes feitos para curar nossa alma, aguçar nossa criatividade, trazer tranquilidade e bem-estar ao jogador através de algumas características gráficas, visuais e narrativas que são muito comuns entre eles.

Os cozy games não têm necessidade de uma gameplay frenética e atenta, muito pelo contrário, os jogos desse gênero são feitos para aproveitar cada gráfico e cada pequeno aspecto deles, trazendo envolvimento emocional com os personagens ou com o próprio jogo em si.

Além disso, eles geralmente trazem uma estética colorida, com tons pastéis fofinhos e acolhedores. Os gráficos também costumam ser um ponto em comum entre os cozy games, sendo, em sua maioria, pixelados ou suaves. As trilhas sonoras costumam ser relaxantes, com efeitos sonoros serenos. Instrumentais, lo-fi, músicas clássicas e sons da natureza estão sempre muito presentes.

Ok, mas e a jogabilidade? Pois bem, ela segue a simplicidade e aconchego dos outros pontos. Geralmente a mecânica e os controles são bem simples e intuitivos, sem necessidade de pensar muito ou se desafiar para evoluir no jogo. 

Ah, mas e se meu computador não for tão bom?”, não se preocupe, já que a maioria desses jogos também são super leves.

Agora que você entendeu o que são os cozy games, vamos para as recomendações!

Stardew Valley

Em Stardew Valley, os jogadores assumem o papel de um trabalhador descontente com seu emprego atual na cidade grande que, em um fatídico dia, descobre que herdou uma fazenda do seu avô no interior e vê nisso uma forma de fugir dessa realidade frenética e estressante. 

Entretanto, ao chegar nas terras do vovô, vemos que o local está abandonado, com pedras, árvores e ervas daninhas por todos os lados. Assim, o jogador é incentivado a evoluir no jogo para restaurar a fazenda e o legado de sua família como produtores rurais.

Nesse jogo é possível pescar, criar plantações e animais, ter um pet, minerar, construir instalações na fazenda, decorar o local e interagir com os moradores da Vila Pelicanos e realizar melhorias na cidade, tudo isso de forma confortável e divertida. Além disso, existem missões regulares, objetivos e side quests que permitem que o jogador evolua na lore do jogo e descubra mais sobre aquele universo cheio de easter eggs e mistérios inesperados.

Te garanto que esse jogo vai muito além de um jogo de fazendinha pixelado e fofo. Se você se permitir realmente viver essa aventura, perceberá que ele possui uma história profunda e cativante, além de jogabilidade simples e intuitiva.

stardew valley cozy game
Imagem: reprodução/ConcernedApe

E dá pra acreditar que esses gráficos fofos, jogabilidade impecável e lore incrível foram criados por uma pessoa só? Pois acredite, já que cada detalhe do RPG, desde sua trilha sonora até os diálogos com os personagens, foi desenvolvido ao longo de quatro anos pelo Eric Barone, também conhecido pelo pseudônimo ConcernedApe.

Esse é um dos cozy games mais famosos atualmente, mas garanto que o hype vale a pena. E o melhor: ele está disponível para PC, console e mobile. Só cuidado para não se viciar!

Unpacking

O Unpacking é para aqueles que gostam de organizar, decorar e fazer unboxing, já que você pode ter todas essas experiências de uma vez! Nele, o jogador precisa tirar roupas e objetos de decoração e encaixar em cenários pixelados e muito coloridos.

Apesar da mecânica simples de abrir caixas e encaixar objetos nos cenários como um quebra-cabeça, o jogo é muito mais profundo do que parece e isso se torna claro quando percebemos que há uma história implícita, de uma personagem que não vemos, sendo contada para nós.

Apenas com um simples desempacotar de caixas, é possível perceber a profundidade entre evolução, amadurecimento, relações familiares e amorosas da personagem. Cada cenário representa uma fase da vida dela. A cada novo desafio, percebemos, apenas pelos objetos que estamos arrumando, como a vida dela está ou mudou.

unpacking game cozy game
Imagem: reprodução/Witch Beam

Além dos gráficos coloridos, aconchegantes e bonitos, esse jogo é extremamente satisfatório, principalmente em relação ao encaixe dos objetos e efeitos sonoros de, por exemplo, gavetas e portas se abrindo e os objetos sendo colocados.

Ele não possui cronômetro ou qualquer forma de contagem de tempo ou pontos. Não há certo ou errado, então é possível encaixar os objetos da forma que você quiser. Esse jogo é bem rápido, pois é possível zerar ele com menos de 9h de gameplay, mas cada minuto jogado é muito calmante e terapêutico. Além disso, ele está disponível para consoles, PC e mobile e ganhou alguns prêmios, incluindo o BAFTA Games Award for Narrative em 2022.

A Space for the Unbound

Esse jogo é ambientado na Indonésia rural dos anos 90, em que Atma e Raya, dois adolescentes apaixonados que possuem poderes sobrenaturais, precisam acabar com uma energia que ameaça a vida na Terra. Nessa jornada de autoconhecimento, eles acabam descobrindo segredos da cidade em que vivem e sobre si mesmos.

Apesar de belo, esse é um jogo muito interessante, que aborda questões psicológicas sérias, como depressão e ansiedade. Por isso, fique atento aos gatilhos antes de jogar! A narrativa tem mensagens sobre seguir em frente e superar traumas com paciência e compreensão independente de tudo, trazendo conforto ao jogador. Muitas vezes, ele equilibra leveza, diversão e profundidade com maestria.

a space for the unbound cozy game
Imagem: reprodução/Mojiken

Os gráficos possuem um ar de tropicalidade e interior, com muito verde e azul na paleta de cores. Além disso, ele passa uma vibe de jogo dos anos 90, mas com um estilo atual. Isso une o nostálgico e o moderno perfeitamente. Os cenários e personagens também são muito detalhados.

O enredo é um dos pontos mais fortes e elogiados pelos jogadores e, ao explorar a cidadezinha e interagir com os personagens fica claro o porquê! O roteiro profundo possui ótimos diálogos e personagens, além de uma escrita poética.

Por fim, a trilha sonora é calmante e muito gostosinha de ouvir. Assim como os outros jogos, esse também pode ser jogado em PC e console, mas infelizmente não está disponível para mobile!

Little Kitty, Big City

Cadê os fãs de gatinhos? Esse jogo é para vocês! Aqui seu personagem é um gato e você… age como um gato. Nesse jogo você pode explorar a cidade como quiser e no seu tempo, além de fazer várias missões, ajudar amigos, bagunçar e encontrar com outros animaizinhos igualmente fofos.

O objetivo final do gatinho é voltar para casa. É por isso que o jogo começa com o felino dormindo na janela e eventualmente caindo, se perdendo na imensa cidade. Assim, é possível ir recordando locais, conhecendo coisas, pessoas e se aprofundar e envolver no enredo, tudo isso para realizar essa grande missão de encontrar seu lar novamente. 

little kitty, big city cozy game
Imagem: reprodução/Double Dagger Studio

Aqui você pode desligar o cérebro e apenas se divertir com a fofura. Como dito antes, não há tempo limite para fazer as missões, ou seja, é possível explorar tudo com calma e enquanto você relaxa. 

Aliás, uma das coisas mais fofas e incríveis do jogo é personalizar o gatinho preto com chapéus fofos. É sério! É impossível não soltar um sorrisinho com os gráficos encantadores. O comportamento do gato também é muito realista e engraçado, além dos sons igualmente fidedignos.

Esse é um jogo indie lançado em 2024 e está disponível para consoles e PC, não podendo ser jogado no mobile.

Outbound

Outbound junta sustentabilidade e calmaria, se passando em um futuro utópico. No jogo, é preciso explorar o mundo, buscar materiais, construir, criar, encontrar tecnologias e encontrar energia, tudo isso para viver de forma ecológica e confortável.

Os jogadores precisam criar estratégias para se adaptar a cada nova condição climática e ambiente. E tudo isso acontece enquanto você vive em um motor-home superfofo que pode ser evoluído, decorado e personalizado como você quiser ao longo do game.

outbound cozy game
Imagem: reprodução/Square Glade Games

Esse RPG de mundo aberto é colorido e vibrante, com vários biomas que escondem seus próprios segredos. Assim como muitos outros cozy games, Outbound é um jogo indie, ou seja, desenvolvido por uma produtora pequena e com uma equipe reduzida.

Atualmente, esse jogo ainda não foi liberado ao público geral, mas já está ganhando muita atenção e tem previsão para estar disponível em breve para PC, então fique ligado!

Acha que algum cozy game ficou faltando? Então siga as redes sociais do Entretê: Instagram, Twitter e Facebook, e conta pra gente! Aproveite e acompanhe matérias sobre o mundo do entretenimento e da cultura.

 

Leia também: Jogos previstos para serem lançados em abril 

 

Texto revisado por Michelle Morikawa

Categorias
Cultura Entretenimento Livros

Quem é Francesca Bridgerton? Conheça a história da personagem nos livros

A mais misteriosa dos irmãos Bridgerton ganhou destaque na nova temporada

Categorias
Cultura asiática Notícias Séries

7 romances com mulheres mais velhas que você precisa assistir

Quando tem paixão, a idade é apenas um número, mas parece que existem algumas métricas quando se trata de mulheres e relacionamentos

O romance noona, um subgênero popular, está ganhando força à medida que dramas que retratam mulheres mais velhas sendo cortejadas por um homem muito mais jovem nos proporcionam histórias de amor de arrepiar. Os relacionamentos entre pessoas de idades diferentes abordam também inúmeros tipos de questões. Confira 7 K-dramas em que a protagonista é mais velha:

Something in the Rain (2018)

Seo Joon Hee (Jung Hae In) volta para casa na Coreia e encontra a mulher por quem sempre esteve apaixonado: Yoon Jin Ah (Son Ye Jin). Ela é a melhor amiga de sua irmã mais velha, mas Joon Hee a encanta, provando que o garotinho que ela conheceu tem idade suficiente para ser seu homem.

romances
Foto: reprodução/rolling stones india

No entanto, eles vivem em uma sociedade que é muito exigente quando se trata de diferenças de idade, especialmente quando se trata de uma mulher mais velha e um homem mais jovem, e a família de Ji Ah se opõe ao relacionamento deles. Enquanto Joon Hee é constantemente humilhado por sua mãe, Ji Ah se vê encurralada. Ela deve se conformar com a sociedade ou seguir seu coração? Enquanto o mundo ao seu redor se ressente de seu relacionamento, Ji Ah e Joon Hee lutam para superar a situação. 

Jung Hae In é uma gracinha como Joon Hee, e Son Ye Jin é cativante e brincalhona como Ji Ah. A trilha romântica deles vai fazer seu coração falhar, e a química do casal é, no mínimo, um strike.

Encontro (2018)

Um encontro casual com um jovem em Havana muda o curso da vida de Cha Soo Hyun (Song Hye Kyo). Diretora-executiva tranquila e reservada de um hotel, ela não está lidando apenas com o divórcio, mas também com a mãe e a sogra autoritárias, que a veem como um peão para seus ambiciosos desejos políticos e comerciais.

romances
Foto: reprodução/medium

Soo Hyun conhece Kim Jin Hyuk (Park Bo Gum) nessa viagem. Jin Hyuk está aproveitando ao máximo seu tempo antes de entrar para o mercado de trabalho. Ele é despreocupado, tranquilo e leva a vida como ela é, tudo o que Soo Hyun não consegue fazer, devido ao constante escrutínio público. Os dois se encontram novamente quando Jin Hyuk acaba trabalhando no hotel dela. Uma amizade descontraída se transforma em uma forte atração entre os dois. Com o apoio constante de Jin Hyuk, Soo Hyun está pronta para jogar a cautela para o alto e viver a vida do jeito que ela quer.

O charme sofisticado de Song Hye Kyo e a presença reconfortante de Park Bo Gum na tela os tornam perfeitos como Soo Hyun e Jin Hyuk. E a paisagem colorida de Havana e seus tons quentes contrastam com o inverno frio e os tons gelados de Seul, retratando os momentos pungentes dessa história de amor.

Meu Nome é Kim Sam Soon (2005)

Kim Sam Soon (Kim Sun Ah) está tendo um 30º ano terrível. Seu namorado a traiu e ela também acabou perdendo o emprego. Ela adora cozinhar e sabe preparar sobremesas deliciosas e consegue um emprego como confeiteira no restaurante de Hyun Jin Hoon (Hyun Bin). Jin Hoon não é uma pessoa sociável e parece ter um coração duro. Os dois não se suportam, mas Jin Hoon vê em Sam Soon a isca perfeita para acabar com os planos de casamento de sua mãe para ele. Ele entra em um relacionamento contratual com Sam Soon. Mas os dois percebem que têm muito em comum, começam a se dar bem e se apaixonam perdidamente.

romances
Foto: reprodução/Viki

Essa série conquistou os telespectadores por seu enredo e por ter uma protagonista feminina que era real e compreensível em sua essência. Sam Soon era uma mulher normal: ela tinha quilos a mais, falava o que pensava, era boa no que fazia e queria conhecer o amor de sua vida. Kim Sun Ah a retratou com facilidade e foi complementada pelo charme jovem e cheio de covinhas de Hyun Bin. 

High School King of Savvy (2014)

Lee Min Seok (Seo In Guk), um estudante do último ano do ensino médio e craque do hóquei, está diante de seu maior desafio: ele tem que fingir ser seu irmão muito mais velho, que desapareceu, e ocupar seu lugar na empresa onde trabalha. Como Min Seok e seu irmão têm uma semelhança incrível, não é muito difícil para ele superar a superficialidade, tampouco é difícil lidar com pessoas mais velhas do que ele. Mas é a peculiar Jung Soo Young (Lee Ha Na), a secretária de seu irmão, que o deixa com a língua presa e faz seu coração disparar. As faíscas voam e o romance floresce, mas será que Min Seok conseguirá revelar sua verdadeira identidade?

romances
Foto: reprodução/soompi

Esta é uma comédia romântica única. É um filme agradável de assistir e, além do impecável timing cômico de Seo In Guk e de seu corpo tonificado, também podemos testemunhar alguns dos beijos mais memoráveis de todos os tempos.

Romance is a Bonus Book (2019)

Kang Dan Yi (Lee Na Young) está tendo dificuldades para pagar as contas. Ela é mãe solteira e não tem emprego, pois suas credenciais não atendem às exigências do ambiente de trabalho atual. Ela conhece Cha Eun Ho (Lee Jong Suk), de quem costumava cuidar quando ele era um garoto. Eun Ho agora é um autor, o mais jovem editor-chefe de uma editora, além de professor de literatura. No entanto, uma coisa que escapou a Dan Yi foi o fato de Eun Ho sempre ter se apaixonado por ela.

romances
Foto: reprodução/soompi

Ela foi sua primeira paixão. Embora se mantenha longe e aceite um emprego como estagiária na empresa dele, ela não é apenas uma mulher orgulhosa, mas tem uma autoconfiança muito forte. Ela não tem escrúpulos em começar de novo e, nesse processo, também aprende a se fortalecer. Eun Ho a apoia e a incentiva até o fim.

O romance entre esses dois é doce, pois eles percebem que não é a idade, mas a compatibilidade que define um relacionamento.

Eu Ouço a sua Voz (2013)

Park Soo Ha (Lee Jong Suk) tem a capacidade única de se sintonizar com as pessoas, ou seja, ele consegue ler suas mentes. Ele foi testemunha do assassinato brutal de seu pai quando criança e está em dívida com uma adolescente chamada Hye Sung, que testemunhou corajosamente contra o assassino. Agora, no último ano do ensino médio, ele procura Hye Sung (Lee Bo Young) e descobre que ela é advogada. Mas Hye Sung está passando por uma fase de cansaço na carreira e não é mais a adolescente animada de que Soo Ha se lembra. Soo Ha havia prometido a si mesmo que sempre protegeria Hye Sung. Por isso, ele se junta a ela para ajudá-la em seus casos, usando sua habilidade única de ouvir o que as pessoas estão pensando.

romances
Foto: reprodução/soompi

Embora Hye Sung ache Soo Ha ingênuo, não demora muito para que os dois desenvolvam uma amizade, o que leva a uma atração irresistível. A química entre Lee Jong Suk e Park Bo Young é incrível, e temos alguns momentos fofos em meio à narrativa angustiante do drama.

O Romance de uma Bruxa (2014)

Ban Ji Yeon (Uhm Jung Hwa) tem 39 anos e é uma repórter bem-sucedida. Ela foi abandonada no dia de seu casamento e não tem intenção de subir ao altar tão cedo. Sua mãe está convencida de que a filha está amaldiçoada à solteirice e a obriga a se encontrar com cartomantes.

romances
Foto: reprodução/soompi

Ji Yeon conhece Dong Ha (Park Seo Joon), de 25 anos, um aspirante a empresário que ela já encontrou várias vezes e que também se mudou para o apartamento ao lado. Dong Ha fica bastante encantado com Ji Yeon e acaba se apaixonando por ela. Mas ela o rejeita quando percebe que a diferença de idade entre eles é muito grande para ser superada. Mas Dong Ha persiste tanto quanto ela resiste e lhe diz que a diferença de idade está na cabeça dela e que isso não faz diferença nos sentimentos que ele nutre pela amada.

Uma linda história de amor, apesar de ser um pouco longa demais. A ousadia de Uhm Jung Hwa e a elegância de Park Seo Joon vão te prender nessa comédia romântica.

 

Qual desses K-dramas é o seu favorito? Conta pra gente! E siga as redes sociais do Entretetizei – Facebook, Instagram e X – para mais novidades do entretenimento e da cultura!

 

Leia também: 10 filmes e séries sobre mães solo

 

Texto revisado por Michelle Morikawa

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!