Categorias
Cinema Entretenimento Notícias

O tempo passou: relembre 20 filmes que estão completando 20 anos 

Filmes que fizeram sucesso na infância e adolescência de muitas pessoas estão completando 20 anos de lançamento em 2024 

 

O tempo passa muito rápido e filmes que vimos no cinema, como Os Incríveis (2004) ou Homem Aranha 2 (2004), já chegaram a duas décadas desde seu lançamento. Mas muitos desses títulos são a prova de como o cinema marca a vida de inúmeras pessoas, pois mesmo após tantos anos, certamente diversos dos títulos lançados naquele ano ainda estão com as histórias presentes na memória de quem os assistiu. 

O ano de 2004 foi recheado de estreias, e alguns dos filmes que hoje são considerados os favoritos de muitos foram lançados nesse ano. Entre os maiores sucessos estão sequências de filmes que entraram para a história, romances que mudaram tudo e animações que marcaram a infância. 

Talvez você não tenha assistido a todos ou faça muito tempo que assistiu algum que adora, então prepare a pipoca e confira a lista de 20 filmes lançados em 2004 que o Entretê preparou. 

Kill Bill: Volume 2

Uma das continuações que completa 20 anos é também uma mais famosas do cinema. O longa de Quentin Tarantino mostra a Noiva (Uma Thurman) acordando do coma após quatro anos, e partindo em busca da continuação de sua vingança. 

Kill Bill: Volume 2 foi lançado apenas seis meses após o primeiro filme, e também se tornou um sucesso de público e crítica. Entrando para a história do cinema com algumas das cenas de luta mais icônicas dos últimos tempos e encerrando a trajetória de vinganças da Noiva.

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças 

Um romance fadado ao fracasso foi a premissa do clássico cult Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, protagonizado por Jim Carrey e Kate Winslet. Com uma história que faz refletir, repleta de diálogos profundos e marcantes, o longa se tornou atemporal e frequentemente está presente em listas de melhores filmes.

Menina de Ouro

Ganhador do Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante, Menina de Ouro se tornou um enorme sucesso de público e crítica. Dirigido e protagonizado por Clint Eastwood que dá vida ao treinador Frankie, quem após muita relutância aceita treinar a lutadora Maggie (Hilary Swank) e, entre altos e baixos, os dois constroem uma relação de amizade e sucesso juntos. 

O Castelo Animado

Mais uma das obras-primas de Hayao Miyazaki, O Castelo Animado continuou o legado de ótimas produções do Studio Ghibli, responsável por filmes como A Viagem de Chihiro (2001), Meu Amigo Totoro (1988) e Túmulo dos Vagalumes (1988). O longa foi muito elogiado pela beleza das animações, além de abordar diversos temas como amor, coragem e a busca pela identidade, algo que podemos ver em muitos filmes do estúdio.

Antes do Pôr do Sol

Em mais uma sequência lançada em 2004, continuamos a acompanhar a história de Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke), que se conhecem em um trem durante uma viagem para Viena e passam o dia conversando até seguirem caminhos diferentes. O segundo filme chega nove anos depois, mostrando o reencontro dos dois e como suas vidas mudaram desde a última vez. 

Com diálogos memoráveis e cenas românticas, Antes do Pôr do Sol é o segundo filme da trilogia lançada pelo diretor Richard Linklater, que conta também com Antes do Amanhecer (1995) e Antes da Meia-Noite (2013).

Os Incríveis

Uma das animações mais inesquecíveis da Disney, Os Incríveis faz parte da infância de muita gente. Criada e dirigida por Brad Bird — que também dirigiu Ratatouille (2007) — conhecemos a vida de Roberto, um super-herói que foi obrigado pelo governo a levar uma vida comum. No entanto, após se casar e ter filhos, ele recebe a chance de voltar à vida de herói, só que agora pode contar com a ajuda de sua família, que também possui poderes.

A animação foi um sucesso de público e crítica. Em 2018, 14 anos depois do seu lançamento, a sequência da produção chegou aos cinemas, levando crianças e adultos a acompanhar mais uma aventura da família de super-heróis. 

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

O terceiro filme da saga do nosso bruxo favorito é considerado por muitos fãs o melhor da série. O longa mostra uma nova fase dos personagens, que começam a entrar na adolescência e enfrentar novos problemas. O personagem Sirius Black (Gary Oldman) — favorito de muitos — é introduzido na história, que também traz momentos emblemáticos como as viagens com o vira tempo e o reencontro de Harry com seu padrinho.

Meninas Malvadas

Estrelado por Lindsay Lohan e Rachel McAdams, Meninas Malvadas se tornou um clássico adolescente. A obra foi transformada em filme após Tina Fey — roteirista do longa — ler um livro de autoajuda feito para pais de adolescentes. Ela então criou uma sátira sobre a vida acolescente, entregando uma das comédias mais icônicas dos últimos tempos. Foi muito barro!

O aniversário de 20 anos do filme foi comemorado em grande estilo, com uma nova versão musical. Que traz a história de Cady e Regina para uma nova geração, além de deixar os fãs da versão original nostálgicos. 

+ 20 anos de Meninas Malvadas: o filme de uma geração 

De Repente 30

Um clássico da Sessão da Tarde, quem já assistiu ao filme, provavelmente não foi somente uma vez. A comédia romântica protagonizada por Jennifer Garner e Mark Ruffalo se tornou um dos lançamentos mais lembrados daquele ano. Com momentos icônicos como a dança de Thriller de Michael Jackson e o vestido inesquecível que Jenna usa na ocasião — que é reproduzido por aniversariantes até hoje — o filme se tornou um marco daquele ano. 

As Branquelas

A comédia As Branquelas pode não ter feito sucesso internacional, mas certamente a grande maioria dos brasileiros já assistiu ao filme. O longa protagonizado pelos irmãos  Shawn e Marlon Wayans se tornou um clássico de comédia no Brasil, com algumas das cenas sendo relembradas até hoje.

Diário de uma Paixão

Um dos romances mais inesquecíveis dos últimos tempos. Diário de uma Paixão, adaptação do livro de mesmo nome de Nicholas Sparks, foi responsável por lançar Ryan Gosling ao estrelato, além de alavancar a carreira de Rachel McAdams, com uma das histórias românticas mais queridinhas do público.

Jogos Mortais

O terror dirigido por James Wan era uma novidade no gênero e se tornou rapidamente um sucesso de bilheteria, além de conquistar fãs fiéis ao redor do mundo. O longa claustrofóbico e repleto de dilemas morais deu origem a outras nove sequências, e mesmo com críticas negativas ainda conseguiu ótimos números nas bilheterias ao decorrer dos anos.

Como se Fosse a Primeira Vez

Segundo filme da parceria entre Adam Sandler e Drew Barrymore — os dois já haviam contracenado em Afinados no Amor (1998) —, que protagonizam o casal Henry e Lucy na comédia romântica. Na história, Henry é um veterinário que vive no Havaí e tem uma forte fama de paquerador, até que conhece Lucy e se apaixona. Mas a moça sofre de falta de memória recente, e ele precisa aprender a como conquistá-la novamente a cada dia. 

Efeito Borboleta

Um dos maiores sucessos de Ashton Kutcher, ajudando o ator a alavancar sua carreira em Hollywood. Efeito Borboleta alcançou cerca de US$ 100 milhões na bilheteria global. A ficção-científica se tornou referência em retratar viagem no tempo e mostrar os efeitos de quem ousa mudar o passado.

A Nova Cinderela 

Um longa adolescente inspirado em um clássico infantil, essa foi a premissa de A Nova Cinderela, protagonizado por Hilary Duff, que se tornou um clássico para os adolescentes da época. Na história, Sam vive com sua madrasta e meias-irmãs malvadas após a morte de seu pai. Ela então encontra um novo amigo online e as coisas tomam novos rumos.

A produção se tornou um marco e teve diversos remakes ao longo dos anos, além de contar com Jennifer Coolidge e Chad Michael Murray no elenco.

Shrek 2

Após atingir novos níveis no mundo da animação com seu filme de estreia, Shrek 2 continuou o fenômeno mundial. Com piadas ácidas, clichês dos contos de fada e um elenco de voz para ninguém colocar defeito, a produção da Dreamworks se tornou um clássico das animações contando a história de Shrek, Fiona, Burro e o Gato de Botas. 

Após o sucesso do segundo filme, outras duas sequências foram lançadas, além de derivados com outros personagens. Recentemente, o produtor Chris Meledandri confirmou que Shrek 5 está em desenvolvimento. 

No Pique de Nova York 

Quem viveu nos anos 2000 provavelmente conheceu as gêmeas mais famosas da época. Mary-Kate e Ashley Olsen foram responsáveis por protagonizar diversos filmes durante sua infância e adolescência. 

No Pique de Nova York mostra as irmãs convivendo em pé de guerra por possuírem personalidades muito diferentes, mas quando se encontram em Nova York, precisam se unir para realizarem seus objetivos. A comédia também marca o fim dos filmes em dupla das irmãs, que posteriormente abandonaram suas carreiras como atrizes.

O Espanta Tubarões

Contando a vida do peixe Oscar, que se mete em uma enorme confusão depois de falar uma mentira, O Espanta Tubarões conquistou crianças e adultos na época, por suas ótimas sacadas no roteiros e momentos engraçados. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Animação. 

A animação ainda contou com um elenco de peso na versão original, com nomes como Will Smith, Angelina Jolie, Jack Black, Martin Scorsese, Robert De Niro e Renée Zellweger dando voz aos personagens.

Homem Aranha 2 

Após dois anos da estreia do primeiro filme, Homem Aranha 2 chegou aos cinemas com Tobey Maguire dando vida ao herói. O longa foi um sucesso de público, tendo feito US$ 788 milhões de bilheteria global, além de ter sido considerado um dos melhores filmes de super-heróis já feitos.

O Terminal 

Dirigido por Steven Spielberg e protagonizado por Tom Hanks, o longa é inspirado na história de vida do refugiado iraniano Merhan Nasseri, e possui momentos de comédia, drama e romance ao contar a história de Viktor.

Ele é natural da Europa Oriental e viaja a Nova York, mas é impedido de entrar nos Estados Unidos após seu país sofrer um golpe de estado. Não podendo retornar para casa, Viktor passa a viver no aeroporto. A produção marcou mais uma parceria de sucesso entre Spielberg e Hanks.

 

Qual desses filmes é o seu favorito? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para mais textos como esse!

Leia também: 

+ Nostalgia: relembre os filmes trem do Disney Channel

+ Nostalgia pura: 10 dramas asiáticos que viralizaram nos anos 2000

 

Texto revisado por Kalylle Isse

Categorias
Cultura Cultura pop Entretenimento Música Notícias

Guess: Charli XCX e Billie Eilish se unem em uma collab icônica

O primeiro feat da dupla chegou para mostrar que a era BRAT está apenas começando

 

You wanna guess the color of my underwear…” O single dá sequência ao lançamento do aclamado sexto álbum de estúdio de Charli XCX, BRAT (2024). Guess featuring Billie Eilish marca a primeira colaboração da icônica dupla e chega acompanhado de um clipe oficial, dirigido por Aidan Zamiri.

Todos os sutiãs e roupas íntimas usados no audiovisual foram doados para a I Support The Girls, instituição que coleta e distribui itens essenciais – incluindo sutiãs, roupas íntimas e produtos de higiene menstrual, permitindo que pessoas em situação de rua e vulnerabilidade possam manter sua dignidade. Icônica é eufemismo para chamar essa collab, não é?

Após uma campanha destemida, quebrar a internet com vídeos virais, retrabalhar singles com participações incríveis e introduzir um novo tom de verde na cena cultural, Charli tem deixado sua marca no cenário da música mundial.

Ela embarca, ainda, em seus maiores shows de arena no Reino Unido em novembro e dezembro de 2024. Além disso, se une ao colaborador de longa data Troye Sivan, para sua tão esperada turnê conjunta pelos EUA, Charli XCX & Troye Sivan Present: Sweat.

Além de Billie, a artista multitalentosa contou com colaborações únicas no projeto que tem remodelado a cultura pop. Nomes como Addison Rae, Robyn, Yung Lean, Julia Fox, Chloë Sevigny, Rachel Sennott e Skream & Benga também são referência quando o assunto é o estilo de vida BRAT.

Charli tornou-se uma figura icônica nas artes, tendo ajudado a expandir o panorama da música popular na última década, atravessando o underground e o mainstream com sua produção artística. Ao longo de uma carreira pioneira, a criativa cantora e produtora foi aclamada pela crítica pelo seu estilo inovador e espírito empreendedor

Seu impacto duradouro foi firmado no ano passado, quando Charli foi homenageada com o Visionary Award, no Ivor Novellos anual em Londres. Já em 2024, ela também recebeu o Powerhouse Award, na cerimônia Women In Music da Billboard, em março, e o ASCAP Global Impact Award, em maio.

Confira a versão deluxe do projeto mais novo de Chali XCX, intitulada Brat and it’s the same but there’s three more songs so it’s not:

 

O que achou da collab entre Charli XCX e Billie Eilish? Conta pra gente! Siga o Entretetizei nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter – e não perca as novidades do mundo da música e do entretenimento.

Leia também: Confira as estreias de agosto no streaming

 

Texto revisado por Kalylle Isse

Categorias
Livros Notícias

Minha Vida é Um K-drama: divertida jornada em busca do primeiro beijo

Gaby Brandalise explora os dramas e as aventuras de uma adolescente apaixonada pela cultura pop coreana

Gaby Brandalise publica seu primeiro livro, intitulado Minha Vida é Um K-drama, pela Intrínseca. A obra é um prato cheio para jovens antenados na cultura pop, artistas, músicas, filmes e séries coreanas. Esses elementos ajudam a ilustrar a personalidade da protagonista da história, uma adolescente inteligente, engraçada e um pouquinho dramática.

A personagem principal, Talita, guarda um grande segredo: aos 14 anos, ela ainda não deu seu primeiro beijo e não faz ideia de por onde começar. Sempre reclamando por sua vida não ter grandes plot twists, ela fica aflita ao ser surpreendida por uma reviravolta. Gustavo, seu crush, a convida para a festa de inverno da escola. Apesar de considerar o evento meio idiota, ela acredita que será a oportunidade perfeita para dar o tão sonhado e temido primeiro beijo. 

Para isso, a garota precisa ter certeza de que terá uma boa performance. Ao assistir a um K-drama indicado por uma amiga, Talita se encanta com o beijo entre os protagonistas. Então, ela decide propor um acordo ao único aluno coreano da escola, o introvertido Joon: ele deve ensiná-la a beijar em troca de ajudá-lo a reverter o péssimo desempenho nas notas de Artes.

Confira um trecho do livro:

“O fato de eu nunca ter beijado me atormentava cada vez mais. Eu andava pelo colégio como se todo mundo fosse vegetariano e eu estivesse escondendo uma picanha malpassada embaixo da camiseta. (…) E, assim que a picanha caísse no chão, mais pessoas me cercariam, apontando, rindo, espumando frases como ‘Talita, você me dá pena’. E minha vida chegaria ao fim.”

Em Minha Vida é Um K-drama, a narrativa é em primeira pessoa, lembrando um diário. Gaby Brandalise dá uma voz leve, sincera e extraordinariamente atual à sua protagonista, apresentando uma história engraçada e emocionante que arrebatará os jovens leitores. Ao caminhar da obra, a escritora traça um retrato fiel da enérgica e turbulenta adolescência contemporânea. Afinal, as gerações mudam, mas uma verdade permanece suprema: é difícil ser uma garota.

Minha Vida é Um K-drama
Foto: divulgação/Intrínseca

Você gostou das reviravoltas que o livro promete? Conta para a gente nas redes sociais do EntretetizeiInsta, X e Face. Aproveitem para nos seguir e não perder nenhuma notícia sobre o mundo do entretenimento e da literatura.

Leia também: Novas séries asiáticas fresquinhas em agosto para você aproveitar




Texto revisado por Bells Pontes

Categorias
Cinema Entretenimento Notícias

Ligação Sombria ganha pôster oficial e data de estreia

Filme é protagonizado por Nicolas Cage e Joel Kinnaman

Nesta sexta (2), o filme Ligação Sombria (Sympathy for the Devil) ganhou pôster oficial e data de estreia. Nos cinemas brasileiros, o longa chega no dia 12 de setembro e conta com Nicolas Cage e Joel Kinnaman no elenco da trama de ação e terror psicológico.

Confira o pôster:

Foto: divulgação/Diamond Films

Com direção de Yuval Adler e roteiro de Luke Paradise, Ligação Sombria acompanha um motorista (interpretado por Joel Kinnaman), que é obrigado a transportar um passageiro (vivido por Nicolas Cage), que o ameaça com uma arma e o obriga a seguir violentas regras impostas por ele. A partir disso, desencadeia-se uma série de acontecimentos que fazem os espectadores se questionarem sobre tudo o que assistiram até então.

A dupla de protagonistas é uma escolha perfeita para o objetivo do filme, já que Nicolas Cage tem se tornado uma grande referência de atuação dentro dos gêneros de ação e terror. Já Joel Kinnaman promete entregar uma performance de tirar o fôlego dos espectadores. 

 

Quem aí já está ansioso? Comentem nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e X — e sigam a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Meu Amigo Pinguim: Pedro Urizzi estreia em longa internacional

 

Texto revisado por Kalylle Isse

Categorias
Notícias Sem categoria Séries

Round 6: data de estreia da nova temporada é divulgada

Três anos após seu lançamento, o novo capítulo da aguardada série sul-coreana está cada vez mais perto

Preparados para um novo jogo? A nova temporada de Round 6 (2021-presente) já tem data marcada para nos surpreender com novos desafios. 

A segunda parte da história estreia dia 26 de dezembro deste ano, e a notícia foi comunicada com uma carta escrita por Hwang Dong-hyuk, produtor executivo, roteirista e diretor da série. Além disso, a terceira e última temporada da história também foi mencionada pelo produtor: ela terá seu lançamento em 2025.

Foto: divulgação/Netflix

Confira abaixo o anúncio de estreia da segunda temporada: 

A segunda temporada retorna com tudo no fim deste ano! Voltaremos a acompanhar Gi-hun (Lee Jung-jae) que, com novos planos, desiste de ir embora para os Estados Unidos e começa um novo capítulo. A nova temporada terá direção e roteiro de Hwang Dong-hyuk, que também assinará a produção executiva com Kim Ji-yeong. Não perca a segunda temporada de Round 6 na Netflix! 

E aí, vai assistir a nova temporada? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei (Instagram, Facebook e X) e não deixe de nos seguir para ficar dentro das novidades!

Leia também: Meu Amigo Pinguim: Pedro Urizzi estreia em longa internacional

Texto revisado por Bells Pontes

Categorias
Cinema Notícias

Confira destaques imperdíveis para você assistir em agosto

Streaming tem programação com coleção dedicada a René Laloux, Jean-Luc, Ira Sachs e muito mais

Agosto chegou e com ele diversos lançamentos imperdíveis na MUBI! Confira abaixo as novidades e as novas coleções da plataforma:

Viagem Fantástica: Três Filmes de René Laloux 

René Laloux é um mestre da animação surrealista. Em Planeta Fantástico (1973), ele mistura imagens psicodélicas com uma trilha sonora ácida. Em Os Mestres do Tempo (1982), parceria com Mœbius, ele justapõe a inocência infantil aos perigos de uma missão de resgate intergaláctica. Já o curta Os Caracóis (1966) narra a história de uma cidade aterrorizada por moluscos gigantes.

Foto: divulgação/MUBI
Para Sempre Godard

O especial Para Sempre Godard celebra o período áureo de Jean-Luc Godard e a Nouvelle Vague. Em clássicos como Acossado (1960), O Demônio das Onze Horas (1965) e Alphaville (1965), Godard capta o dinamismo das locações e o espírito vivaz de uma nova geração pronta para desafiar o status quo na França.

Foto: divulgação/MUBI
Grindhouse: Sessão Dupla

Uma homenagem ao cinema de exploração dos anos 60 e 70 inclui Planeta Terror (2007), dirigido por Robert Rodriguez, uma comédia de terror em que uma dançarina exótica ajuda outros sobreviventes a escapar do caos usando uma perna de metralhadora. Também faz parte À Prova de Morte (2007), um emocionante filme de vingança dirigido por Quentin Tarantino, que retrata o dublê Mike (Kurt Russell) como um assassino de jovens mulheres.

Foto: divulgação/MUBI
Caos em Família: Filmes de Anna Muylaert 

A coleção ganha mais um título em agosto: Chamada a Cobrar (2012). No filme, Clarinha, uma senhora abastada de São Paulo, vê sua tranquilidade desaparecer ao atender um telefonema de um suposto sequestrador que alega ter raptado sua filha.

Foto: divulgação/MUBI
Ira Sachs: Os Primeiros Anos

Antes de Passagens (2023), Ira Sachs explorou os parâmetros confusos da sensualidade e do desejo em sua cidade natal, Memphis, com duas obras profundas: The Delta (1996) e o recentemente restaurado 40 Tons de Azul (2005). Esta nova coleção narra os estudos do diretor sobre sexualidades proibidas e despertares através de filmes distintos, apaixonados e compassivos.

Foto: divulgação/MUBI
Recentes e Excelentes
  • Às Vezes Quero Sumir (2023)

Daisy Ridley (Star Wars) estrela uma comédia dramática que explora a vida corporativa e o isolamento através de Fran, uma funcionária de escritório que fantasia sobre sua própria morte. O filme se destaca pela atuação melancólica de Ridley e pela direção naturalista de Lambert, oferecendo uma visão peculiar das conexões humanas.

Foto: divulgação/MUBI
  • The Hypnosis (2023)

Uma comédia que explora as complexidades da cultura millennial com um visual que evoca o estilo provocativo de Ruben Östlund. Desafiando as normas sociais por meio da narrativa e abordando questões sociais complexas. De Geer funde inteligência e reflexão, criando uma sátira mordaz sobre a cultura atual. 

Foto: divulgação/MUBI
Festival em Foco: Festival de Cannes
  • O Sacrifício (1986)

O Sacrifício retrata o isolamento da sensibilidade artística e reflete sobre o desastre que a raça humana impôs a si mesma diante de uma iminente guerra nuclear. O drama venceu o Grande Prêmio de Cannes em 1986, o mesmo ano em que Tarkovsky faleceu de câncer em Paris, aos 54 anos.

Foto: divulgação/MUBI
Lançamentos MUBI 
  • Caminhos Cruzados (2024)

O mais recente trabalho de Levan Akin (E Então Nós Dançamos, 2019) chega à MUBI no final de agosto. Estrelado por Mzia Arabuli, Lucas Kankava e Deniz Dumanlı, o filme acompanha Lia, uma ex-professora, em busca de Tekla, sua sobrinha transexual, junto com Achi, um jovem sem rumo. Numa viagem pelas ruas de Istambul, o filme explora como a aceitação transcende fronteiras. 

Foto: divulgação/MUBI

E aí, se interessou pelos destaques? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei (Instagram, Facebook e X) e não deixe de nos seguir para ficar dentro das novidades!

Texto revisado por Angela Maziero Santana

 

Categorias
Cultura Entretenimento Notícias

Espetáculo O Gênio da Lâmpada e o Tempo estreia neste domingo (4), na Baixada Fluminense

O espetáculo leva reflexão, diversão e é uma realização da Lamims Produções em parceria com o coletivo Confraria Nau dos Loucos

Neste domingo (4 ), às 16h, o Teatro Firjan Sesi, em Duque de Caxias, será palco do espetáculo infantojuvenil O Gênio da Lâmpada e o Tempo, uma produção da Lamims Produções em parceria com o coletivo Confraria Nau dos Loucos.

A peça chega para encantar o público ao explorar a relação das crianças com os dispositivos eletrônicos modernos, e incentivar um olhar crítico sobre a influência da tecnologia na formação e desenvolvimento infantil.

A trama, que traz o texto de Karla Muniz Ribeiro e direção geral do dramaturgo Wellington Júnior, gira em torno do garoto Zeca, que deseja que seus amigos deixem os celulares de lado e voltem a brincar com ele.

Para realizar esse desejo, Zeca conta com a ajuda especial de um Gênio da Lâmpada, embarcando em uma aventura que transcende o tempo e os leva a redescobrir brincadeiras e cantigas populares antigas. O espetáculo reflete sobre as infâncias na Baixada Fluminense, no Nordeste e nas periferias, resgatando tradições folclóricas que muitas crianças de hoje não conhecem.

Eu fui convidada pelo ator e um dos idealizadores do projeto, o Erick Galvão, a estar compondo a equipe de O Gênio da Lâmpada e o Tempo. Fiquei muito feliz pelo convite e por eles estarem confiando a dramaturgia do espetáculo a mim.

Foi um desafio gostoso escrever uma dramaturgia voltada para o público infantil, na verdade, para a família das crianças também. Eu já queria enfrentar esse desafio há muito tempo e é aquele ditado ‘a primeira vez a gente nunca esquece’. A primeira vez foi e está sendo muito especial.

Teatro é trabalhar a imaginação. É tornar real possibilidades quase impossíveis, como por exemplo, voltar no tempo. Já estou dando spoiler. Convivo com muitas crianças e adolescentes. Sou umbandista e trouxe para a minha escrita o arquétipo e energia dos erês, assim como a sabedoria dos pretos velhos.

Trouxe toda a bagagem da minha infância e da infância que presencio crescer. Dedico esta dramaturgia à minha irmã Livia e aos meus alunos de teatro do Projeto Para Todos. Com todos eles, sigo brincando e desejo que O Gênio da Lâmpada e o Tempo seja uma divertida brincadeira para as crianças e os adultos que carregam uma criança dentro de si“, afirma Karla Ribeiro.

O Gênio da Lâmpada e o Tempo utiliza uma abordagem lúdica e criativa para falar sobre como as crianças lidam com o tempo e os dispositivos eletrônicos modernos, como computadores, smartphones e tablets. Ele se apresenta como uma iniciativa cultural de grande importância no contexto atual, em que a presença crescente da tecnologia na vida das crianças levanta questões relevantes.

A proposta é fomentar essas discussões sobre a influência da tecnologia nas relações cotidianas e no desenvolvimento das crianças, destacando os impactos negativos do uso excessivo desses dispositivos.

Dessa forma, é possível promover reflexões sobre aspectos sociais, psicomotores e afetivos das crianças, atraindo a atenção não apenas dos pequenos, mas também de educadores, pais e demais membros da comunidade.

Com isso, além do aspecto artístico, O Gênio da Lâmpada e o Tempo assume um caráter educativo e conscientizador, ao propor essas reflexões e estimular os responsáveis a questionarem e repensarem os padrões de uso de dispositivos eletrônicos na infância. Assim, a obra contribui para a formação de uma consciência crítica e responsável.

Foto: divulgação/Avaristo Martins

Por fim, o projeto resgata a importância das cantigas e brincadeiras populares para o desenvolvimento infantil, conectando as crianças com suas raízes e identidade cultural.

Desde o convite para dirigir esse espetáculo, que venho refletindo sobre a importância de pensarmos o teatro para as infâncias. Em minha trajetória como diretor teatral, pude realizar mais de 50 espetáculos.

Infelizmente poucos foram para a infância, mas sempre que tenho chance de fazer um trabalho que tenha o universo das crianças como foco de criação, acabo então mergulhando organicamente nesse processo. Essa montagem do Gênio nos possibilitou estudar cenicamente como pensar uma cena para as infâncias a partir das experiências documentais do teatro contemporâneo.

Então aliamos memória, territorialidade e infância. O público infantil terá chance de mergulhar de mãos dadas com os adultos neste universo da memória da infância na Baixada Fluminense e no Nordeste (seja através das cantigas de roda ou das brincadeiras que nossos pais e avós faziam quando eram crianças)“, finaliza o diretor do espetáculo Wellington Júnior.

O elenco é composto pelos seis atores: Anderson Motta, Angélica de Acácio, Avaristo Martins, Erick Galvão, Ieda Cristino e Thaís Ramos, que integram o coletivo Confraria Nau dos Loucos.

Serviço:
Espetáculo O Gênio da Lâmpada e o Tempo
Data: 4/8
Horário: 16h
Local: Teatro Firjan Sesi, em Duque de Caxias
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: GARANTA AQUI

Já garantiram seu ingresso para este espetáculo? Comentem aqui o que acharam e sigam o Entretê nas redes sociais — InstagramX e Facebook —, assim vocês não perdem as novidades no mundo do entretenimento e muito mais!

Leia também: Entrevista | Filipe Codeço fala sobre a peça Língua, uma junção de português e Libras

Texto revisado por Karollyne de Lima

Categorias
Cinema Cultura Entretenimento Notícias

Meu Amigo Pinguim: Pedro Urizzi estreia em longa internacional

Meu Amigo Pinguim estreia em 16 de agosto nos Estados Unidos e 12 de setembro no Brasil

O ator e diretor Pedro Urizzi se prepara para sua estreia internacional como ator no filme Meu Amigo Pinguim (em inglês, My Penguin Friend). Com direção de David Schurmann, o longa estreia dia 16 de agosto nos Estados Unidos, em aproximadamente 2 mil salas de cinema. Em 12 de setembro o filme estreia no Brasil, com distribuição da Paris Filmes. 

Em Meu Amigo Pinguim, Pedro interpreta o personagem do protagonista Jean Reno quando jovem. O enredo conta a história da amizade entre um pai solitário e um pequeno pinguim perdido, que lhe recarrega o espírito e cura sua família com uma lealdade inabalável.

João jovem, personagem de Pedro Urizzi, tem um filho de 11 anos, interpretado pelo ator colombiano Juan José Garnica. Ele é casado com Maria, retratada pela brasileira Amanda Magalhães.  

Foto: divulgação/David Schurmann

Jean Reno, ator francês internacionalmente premiado, é João em sua fase adulta, um humilde pescador que se afastou do mundo após uma tragédia. Quando descobre um pinguim à deriva, sozinho no oceano e com marcas de óleo de um vazamento, seu primeiro instinto é ajudar. Para o desespero de sua esposa (Adriana Barraza), ele não apenas resgata a criatura marinha, mas cuida da ave e a apelida de Dindim.

Confessei ao Jean que estava um pouco nervoso em ter que interpretar o mesmo personagem que ele. Ele me contou uma história: durante muitos anos ele teve um pesadelo constante em que era demitido pelo diretor de uma peça, na frente de todo o elenco, por ser um péssimo ator. Tal pesadelo só se desfez depois que ele lançou o filme O Profissional (1994). Ele também me disse: ‘Sempre questione o porquê, quando estiver em cena’”, comenta Pedro.

Pedro Urizzi fala sobre sua preparação para o filme:

O diretor, David Schurmann, me pediu para assistir todos os filmes do Jean Reno, a fim de buscar um espelhamento na atuação, pois faço a versão dele mais jovem no filme. Tive que buscar um estilo do Reno, que é bem mais econômico em gestos e movimentos, mas não menos potente”, afirma o ator.

As filmagens do longa foram distribuídas ao longo dos meses de setembro e outubro de 2022, em locações e externas em Ubatuba, município no estado de São Paulo. “Nós também rodamos uma sequência no mar. Acho que foi o maior set que já presenciei na vida! Eles construíram uma plataforma na praia a fim de sustentar uma grua e do outro lado, uma parede enorme que jogava água contra o barco, produzindo ondas. Rodamos tudo no raso, cercados por mergulhadores e pessoas da produção”, complementa Urizzi.

Ainda segundo Pedro, as externas ajudaram a relação naturalista de atuação com as ações exigidas pela direção. Meu Amigo Pinguim é o terceiro longa em que ele atua sob a direção de David Schurmann — o primeiro foi em 2011, no filme Desaparecidos.

Meu Amigo Pinguim é um projeto que conta com artistas latinos de peso e grandes estrelas, como: Jean Reno, Adriana Barraza e Nicolás Francella. A direção de fotografia é de Anthony Dod Mantle, vencedor de um Oscar por Quem Quer Ser um Milionário? (2008). Além do elenco humano, o longa conta com atores pinguins que foram treinados para executar as cenas.

É um filme que fala sobre a ressignificação do amor paterno e sobre questões intransponíveis, mas que podem ganhar um novo sentido”, finaliza Pedro.

Meu Amigo Pinguim (My Penguin Friend) chega aos cinemas americanos em 16 de agosto. Em toda a América Latina, França, Itália, Espanha e outros países da Europa, a produção estreia entre agosto e outubro. No Brasil, o longa chega aos cinemas em 12 de setembro.

Veja o trailer do filme:

 

Você está ansioso para assistir Meu Amigo Pinguim? Comentem aqui o que acharam e sigam o Entretê nas redes sociais — InstagramX e Facebook —, assim vocês não perdem as novidades no mundo do entretenimento e muito mais!

Leia também: Entrevista | Gab Lara fala sobre o musical Querido Evan Hansen e carreira

Texto revisado por Cristiane Amarante

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!