De William Kentridge, produção aborda o processo criativo no contemporâneo
A série de filmes do aclamado William Kentridge chega em breve ao streaming. O artista sul-africano tem mais de 40 anos de carreira, permeados por desenhos animados para projeção, produções de escultura e teatro. Além disso, Kentridge também tem contribuições para filmes e produções de ópera.
Self-Portrait as a Coffee Pot é uma série com nove episódios que revela o processo criativo do artista no período de isolamento devido a pandemia de Covid-19. Inspirada no humor inovador do cinema do início do século XX, como o de Charlie Chaplin e de Dziga Vertov, a série é repleta de vinhetas distintas, mas conectadas entre si, com humor, filosofia, política e investigação. A produção exalta a liberdade do artista e o poder da imaginação, e evidencia a dificuldade encontrada com o isolamento e os espaços fechados da pandemia.
Fazer arte nos dias de hoje
“Self-Portrait as a Coffee Pot é uma série feita para oferecer aos espectadores um senso de espírito de possibilidade, da perspectiva de um artista”, afirma William Kentridge. O artista destaca que existe um otimismo intrínseco no ato de pegar um pedaço de papel e transformá-lo em algo, no final. Ele acrescenta: “No fundo, esta é realmente uma série sobre o otimismo e o ato de fazer em si”.
A série foi filmada no estúdio de Kentridge, em Joanesburgo, durante e após a Covid-19. Além disso, é montada através de animações feitas à mão, colagens, música, performance e diálogos com colaboradores e sósias. A produção é um convite para o telespectador se aprofundar na intimidade do ambiente artístico e mergulhar nas descobertas sobre cultura, política e história, bem como conhecer as verdades complexas sobre a forma como a sociedade vive e pensa hoje, reveladas através da criação da arte.
Confira o trailer oficial:
Self-Portrait as a Coffee Pot chega no catálogo da MUBI em 18 de outubro.
E aí, vai assistir? Então conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Bluesky e Facebook) e nos siga para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo do entretenimento.
Leia também: Confira o trailer oficial de O Aprendiz, com Sebastian Stran como o polêmico Donald Trump
Texto revisado por Angela Maziero Santana