Categorias
Cultura Eventos Moda Notícias

São Paulo Fashion Week completa 30 anos em 2025

A maior semana de moda da América Latina já tem data marcada

 

Na última quarta-feira (05) o São Paulo Fashion Week (SPFW) divulgou as datas e alguns locais dos próximos desfiles. Entretanto, 2025 não é um ano qualquer para a semana de moda mais prestigiada do Brasil. O evento, que acontece na capital paulista, comemora 30 anos desde a primeira edição e celebra, mais uma vez, a moda nacional de uma forma que ultrapassa as passarelas.

O mês de abril vai começar dando o que falar, pois sediará o SPFW N59 do dia 7 ao 10. Já a tão aguardada edição de número 60 vai ocorrer entre os dias 14 e 19 de outubro, e promete comemorações marcantes. Apenas quatro lugares que vão receber os desfiles foram divulgados até o momento e são eles: o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Parque Ibirapuera e os shoppings JK e Iguatemi. Outros locais da cidade ainda devem ser anunciados. 

Cada edição do evento tem um tema norteador e, neste ano de celebração, ele é Uma Jornada de Transformação na Moda Brasileira, que busca fazer uma retrospectiva dos últimos 30 anos focando nas mudanças sociais e econômicas.

Imagem: reprodução/Getty Images

Uma semana de destaques

Nós, brasileiros, temos tendência em achar que produções nacionais são menores do que as estrangeiras e, no mercado da moda, não é diferente. Mas essa ideia de que somos inferiores de alguma forma não corresponde com a realidade. É importante valorizar a cultura e as criações do nosso país.

A SPFW é um exemplo de projeto que expõe as criações fashions feitas por estilistas brasileiros e que são aclamadas no cenário nacional e internacional. Diversas marcas lutam para ter espaço na semana fashion mais famosa da América Latina, mas, tal posto é para poucas. Grifes de notoriedade marcam presença neste evento anual e, entre elas, podemos citar: Fernanda Yamamoto, Lino Villaventura, Dendezeiro, À La Garçonne, Walério Araújo, Colcci e PatBO. 

Mas não para por aí! Muitas modelos que carregam as roupas nas passarelas são rostos que chamam a atenção de qualquer um, como é o caso de Gisele Bundchen, Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Alinne Moraes, Candice Swanepoel, Isabeli Fontana entre diversas outras. 

E não faltam momentos marcantes na história do São Paulo Fashion Week. O Entretê reuniu alguns desfiles icônicos de edições passadas para dar início ao nosso esquenta! Confira:

É impossível montar essa lista sem falar do desfile da Bold Strap de 2022 na edição N53 em que a marca colocou no casting ninguém mais ninguém menos do que a Angel de Verdades Secretas, Camila Queiroz. Se você não viu o vídeo desta diva desfilando na passarela da SPFW, usando um cinto como top, uma mini saia e uma bota de látex que ia até o joelho….  Com certeza você não estava nas redes sociais. Um clipe de alguns segundos tornou o nome da marca e o da atriz em alguns dos mais comentados do Brasil naquele momento. 

Imagem: reprodução/ AgNews

O desenho que impactou a infância de milhões de brasileiros também não ficou de fora. Em 2024, Walério Araújo apresentou sua coleção intitulada de Cabeça Feita, inspirada no desenho Turma da Mônica. Os vestidos usados por Mônica e Magali apareceram no desfile, assim como um Sansão de lantejoulas, que servia como bolsa. 

 

Imagem: reprodução/Terra

Parece que 2024 foi um ano e tanto para a semana de moda, pois, na edição N58, Gustavo Silvestre expôs a coleção Ponto Firme. Criado em 2015, o Projeto Ponto Firme nasceu das aulas de croches de sentenciados no presídio masculino Adriano Marrey, em Guarulhos. A iniciativa social tem o intuito de capacitar detentos em técnicas de crochê. Nove anos depois, as peças feitas dessa colaboração entre o estilista e o projeto foram apresentadas nas escadarias do Museu do Ipiranga para as milhares de pessoas presentes no evento. 

Imagem: reprodução/Felipe Rufino

E aí, gostaram da notícia? Contem pra gente! Confiram as redes sociais do Entretê (Instagram, X e Facebook) e nos sigam para ficar de olho em tudo o que rola no mundo do entretenimento.

Leia também: Agenda cultural RJ: 6 eventos para aproveitar a cidade maravilhosa em fevereiro

 

Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho

Categorias
Cultura Cultura asiática Notícias

Anime Re:ZERO – Starting Life in Another World retorna com episódios novos

A produção está atualmente no Arco do Contra-ataque

O anime Re:ZERO – Starting Life in Another World (2020) é do gênero Isekai, no qual os personagens do mundo comum viajam para universos mágicos. O seu diferencial é que não fica limitado em grandes batalhas, mas também tem um drama psicológico. 

A produção está na terceira temporada, que terá 16 episódios. Os episódios um ao oito, que contou com o primeiro episódio sendo um especial de 90 minutos, fazem parte do Arco do Ataque. A partir do nono episódio, que começou no dia 5 de fevereiro, se inicia o Arco do Contra-ataque. Todos estarão disponíveis para assistir na Crunchyroll.

anime re:zero
Imagem: reprodução/Epicstream
Sinopse da terceira temporada:

Um ano se passou desde a vitória de Subaru no Santuário. Ele aproveita uma vida de realização enquanto o acampamento de Emilia permanece unido pela seleção real – até que chega uma carta fatídica. Anastasia, uma candidata à seleção real, convidou Emilia para visitar a cidade de Priestella, em Watergate. Mas, à medida que o grupo inicia a sua jornada, a crise surge abaixo da superfície e Subaru encontra um destino cruel mais uma vez. 

Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=SHE1V63WQHU&ab_channel=KADOKAWAanime

 

Você já conhecia Re:ZERO – Starting Life in Another World? Entre nas redes sociais do Entretetizei (Face, Insta e X) e conte para a gente!

Leia também: Anime One Piece retorna com episódios inéditos no dia 6 de abril 

 

Texto revisado por Angela Maziero Santana 

Categorias
Eventos Notícias

Intendente Magalhães em ritmo de Carnaval: confira a programação dos desfiles das séries Prata e Bronze

Veja a agenda completa para os desfiles que encantam o samba carioca

De curtir o Carnaval na Sapucaí com os desfiles das escolas de samba do grupo especial, com camarotes e shows, todo mundo sabe falar. Mas que tal saber mais sobre os desfiles das séries Prata e Bronze? 

Se você nunca acompanhou os desfiles desses grupos, saiba que são pura magia no asfalto! Esse show de cores, ritmo e alegria acontece na Intendente Magalhães, na Zona Norte do Rio de Janeiro. As escolas vão botar pra quebrar com enredos criativos, fantasias que brilham e samba no pé. Seja pra curtir de perto ou pra acompanhar de longe, uma coisa é certa: a emoção está garantida e o espírito carnavalesco vai tomar conta de todo mundo!

Quer ver a programação? Dá só uma olhada aqui embaixo!

Série Prata 2025

Domingo – 2 de março

Sereno de Campo Grande

Renascer de Jacarepaguá

Feitiço Carioca

Unidos da Barra da Tijuca

União de Jacarepaguá

Unidos de Lucas

Arrastão de Cascadura

Mocidade Unida de Santa Marta

Chatuba de Mesquita

Independente da Praça da Bandeira

 

Segunda – 3 de março

Independentes de Olaria

Flor da Mina do Andaraí

Império de Nova Iguaçu

Fla Manguaça

Acadêmicos do Engenho da Rainha

Acadêmicos de Santa Cruz

Vizinha Faladeira

Acadêmicos da Rocinha

Leão de Nova Iguaçu

Alegria de Copacabana

 

Terça – 4 de março

Boi da Ilha do Governador 

Império da Uva

Tubarão de Mesquita

Acadêmicos da Abolição

Alegria do Vilar

Unidos do Jacarezinho

Concentra Imperial

Império da Tijuca

Acadêmicos do Cubango

Unidos da Vila Santa Tereza

 

Série Bronze 2025

Sexta – 7 de março

Leão de Quintino

Império de Brás de Pina

União do Parque Curicica

Lins Imperial

Unidos da Villa Rica

Arame de Ricardo

Unidos de Cosmos

Imperadores Rubro-Negros

Raça Rubro-Negra

Acadêmicos do Recreio

Bangay

 

Sábado – 8 de março

Acadêmicos de Jacarepaguá

Acadêmicos do Dendê

Siri de Ramos

Mocidade de Vicente de Carvalho

Unidos da Vila Kennedy

Gato de Bonsucesso

Força Jovem

Império Ricardense

Caprichosos de Pilares

Unidos do Cabuçu

Acadêmicos do Peixe

 

Qual fantasia você vai usar? Conta pra gente nas redes do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento e da cultura!

Leia também: Confira a programação dos blocos de Carnaval de SP

 

Texto revisado por Alexia Friedmann

Categorias
Cinema Cultura pop Especiais Notícias Séries

Especial | I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir

De amizades inesquecíveis a desafios da vida adulta, estas séries são inspiração e refúgio para toda mulher.

Ah, a vida adulta! Podemos até tentar fugir dela, mas em algum momento ela sempre nos alcança. E, vamos ser sinceras, apesar dos pesadelos que ela traz (contas para pagar, responsabilidades que não acabam mais), ela também traz liberdade e muito autoconhecimento. 

Crescer não é algo que escolhemos, mas as escolhas que fazemos nesse caminho têm o poder de tornar tudo mais fácil ou mais difícil. Se tem uma coisa que facilita a jornada, são os conselhos das amigas. E, quando não temos essas amigas por perto, temos aquelas que estão sempre nas nossas telas, nos oferecendo sabedoria e risadas. Quem nunca se sentiu compreendida por suas personagens favoritas, não é mesmo?

Por isso, o Entretetizei fez uma lista especial com séries que toda mulher deve assistir na fase adulta. Em cada uma dessas produções, acompanhamos jovens descobrindo-se na vida adulta, lidando com situações e relacionamentos que, quem sabe, um dia também vamos vivenciar. Então, pega o papel e a caneta e se prepara para anotar as dicas, porque com certeza elas vão te ajudar.

Gilmore Girls (2000)

É óbvio que Gilmore Girls estaria na lista. Ok, a Rory Gilmore (Alexis Bledel) não é a melhor personagem para pegar como exemplo de vida, nós sabemos disso, mas ainda assim acompanhamos seu crescimento do ensino médio até a vida adulta. Durante a série, vemos como ela lida com desafios da carreira, relacionamentos e o amadurecimento (mesmo que nem sempre da melhor forma).

I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: reprodução/Rolling Stone

Mas não é só a Rory que evolui. Paris (Liza Weil) e Lane (Keiko Agena) também começam a série como adolescentes e enfrentam suas próprias jornadas para se tornarem mulheres independentes. E, claro, tem Lorelai (a adulta que todos queremos ser), uma das personagens mais carismáticas e bem desenvolvidas da série, interpretada por Lauren Graham. Gilmore Girls é sobre família, amizade e aquela sensação aconchegante de que, no final do dia, sempre há uma xícara de café quente esperando por você.

Entretetizei | I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: reprodução/Screen Rant
Fleabag (2016)

Não podemos negar que a Fleabag é uma das personagens mais bem escritas e com uma das melhores evoluções da televisão (Phoebe Waller-Bridge arrasa sempre!). Mesmo com uma duração curta, durante as duas temporadas acompanhamos a personagem enquanto ela retoma o controle da sua vida, após ter sofrido um grande trauma. 

Entretetizei | I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: divulgação/Prime Video

Apesar da comédia e das situações absurdas que Fleabag enfrenta, é impossível não se identificar com ela em vários momentos. Desde problemas familiares até aquela mania de se apaixonar por quem não deve (sim, estamos falando do Padre Gato), a produção equilibra humor e sensibilidade de um jeito único. E tudo isso enquanto a personagem quebra a quarta parede e faz a gente se sentir como se fossemos melhores amigas.

Foto: reprodução/Blog do Correio Braziliense
Sex and the City (1998)

Quem nunca quis ter um grupo de amigas para sair por Nova York conversando sobre relacionamentos e carreira? Em Sex and the City, Carrie (Sarah Jessica Parker), Miranda (Cynthia Nixon), Charlotte (Kristin Davis) e Samantha (Kim Cattrall) vivem exatamente isso, enquanto se apoiam em diversas fases da vida adulta.

I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: reprodução/CNN Brasil

Além dos looks icônicos e dos romances (nem sempre saudáveis), a série fala sobre independência feminina, amizade e autoconhecimento. E o melhor é que cada uma das personagens tem sua própria visão sobre amor, trabalho e felicidade, então vai ser difícil não se identificar com alguém. 

The Bold Type (2017)

The Bold Type é uma daquelas séries que você assiste e logo depois sente vontade de mudar sua vida, se mudar para Nova York e arrumar um emprego em uma revista com suas melhores amigas.

I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: reprodução/CNN Brasil

Jane (Katie Stevens), Kat (Aisha Dee) e Sutton (Meghann Fahy) vivem diversas situações enquanto trabalham em uma das maiores revistas de moda e beleza de Nova York. A série aborda temas importantes como assédio, preconceito, sexualidade e machismo, tudo isso de forma envolvente e inspiradora. Com um trio de protagonistas carismático e muitas reflexões sobre a vida adulta, a série é perfeita para quem busca amizade e um empurrãozinho para correr atrás dos próprios sonhos.

 I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: reprodução/TV Guide
New Girl (2011)

New Girl mistura tudo o que mais gostamos: Friends (só que mais moderno) e The Office (só que mais caótico). Jess (Zooey Deschanel) é uma jovem professora, otimista e meio desajustada, que acaba se mudando para um apartamento com três caras, que, apesar de tudo, se tornam sua nova família.

I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: reprodução/IndieWire

Com diálogos rápidos, personagens absurdamente engraçados e situações que vão do bizarro ao emocionante, a série é um conforto para quando você precisa relaxar e perceber que está tudo bem, de vez em quando, se sentir perdida na vida adulta.

The Marvelous Mrs. Maisel (2017)

Miriam “Midge” Maisel (Rachel Brosnahan) teria seguido o roteiro tradicional para uma mulher dos anos de 1950: casar, cuidar dos filhos e ser a esposa perfeita. Mas, quando seu casamento desmorona, ela descobre um novo talento para o stand-up comedy (um mundo comandado por homens).

 I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: reprodução/The Hollywood Reporter

Uma história que fala sobre recomeços e empoderamento feminino, com figurinos impecáveis e diálogos muito bem feitos. Maisel nos mostra que nunca é tarde para mudar e descobrir um novo caminho na vida. 

Derry Girls (2018)

Você acha que sua adolescência foi apocalíptica? É porque você nunca assistiu Derry Girls. Erin (Saoirse-Monica Jackson), Orla (Louisa Harland), Clare (Nicola Coughlan), Michelle (Jamie-Lee O’Donnell) e James (Dylan Llewellyn) vivem na Irlanda nos anos de 1990, e é difícil crescer em meio aos conflitos políticos do país. Mas apesar do cenário tenso, a série transforma o cotidiano dessas adolescentes em uma sequência de momentos hilários e absurdamente reais. 

I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: reprodução/Public Books

A produção possui um humor ácido e situações tão reais que você se pergunta se aquilo realmente poderia ter acontecido com alguém. Derry Girls vai te fazer rir alto enquanto se identifica com os dramas exagerados da adolescência.

I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: divulgação/Netflix
The Sex Lives of College Girls (2021)

A série é uma criação de Mindy Kaling (sim, a Kelly de The Office!) e mostra todas as loucuras da vida universitária com muito humor e autenticidade. Bela (Amrit Kaur), Kimberly (Pauline Chalamet), Whitney (Alyah Chanelle Scott) e Leighton (Reneé Rapp) são amigas completamente diferentes entre si, mas juntas elas passam por relacionamentos desastrosos e pressões acadêmicas

I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: reprodução/Estação Nerd

O roteiro é afiado (como era de se esperar da Mindy) e um retrato incrivelmente realista do que é estar na faculdade, mostrando que nessa fase da vida ninguém sabe de verdade o que está fazendo. 

Emily in Paris (2020)

Eu sei o que você está pensando: “Por que Emily in Paris está nessa lista?” Sim, a série é cheia de clichês. E sim, a Emily toma decisões (extremamente) questionáveis. Mas, se você nunca pensou em largar tudo e ir para Paris viver de croissant e vinho, você precisa assistir a essa série.

I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: reprodução/The Irish Independent

Na série, Emily (Lily Collins) vive uma jornada de autodescoberta e nos mostra que a vida nem sempre segue nossos planejamentos. A história explora o caos que pode surgir ao tentar equilibrar amor e carreira, e a luta de Emily para encontrar seu lugar em uma cidade tão charmosa quanto desafiadora.

Namorado de Natal (2019)

Quem nunca sentiu aquela pressão para levar alguém nas festas de fim de ano? Johanne (Ida Elise Broch) está cansada de ouvir as famosas perguntas “E os namoradinhos?” e decide arranjar um namorado em tempo recorde. 

I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: divulgação/Netflix

Mas Namorado de Natal não é só sobre a busca pelo par perfeito. É uma jornada de empoderamento e autoconhecimento, onde Johanne percebe que o que realmente importa é o relacionamento consigo mesma. A produção norueguesa, que já foi finalizada com duas temporadas, é uma ótima opção para quem quer refletir sobre as surpresas que a vida adulta pode trazer. 

I’m Just a Girl: 10 séries que toda mulher adulta deve assistir
Foto: reprodução/Papo de cinema

E aí, já assistiu alguma dessas séries? Conta pra gente! Entre nas redes sociais do Entretetizei (Instagram, Face e X) e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento. 

 

Leia também: Especial | Confira 15 séries do Disney Channel para sentir nostalgia

Texto revisado por Alexia Friedmann

 

Categorias
Cultura Latina Música Notícias

Rael lança videoclipe do single Onda (Citação A Onda)

Registro audiovisual com participação de Mano Brown e Dom Filó celebra o prazer e a conexão preta através da black music

Eles tiram a maior onda! Após o lançamento do single, em homenagem a Cassiano, Rael divulga o videoclipe da canção, com participação do Mano Brown e Dom Filó. O registro audiovisual de Onda (Citação A Onda) está disponível no YouTube do artista e a música já pode ser ouvida em todas as plataformas de streaming de música.

Dirigido por Rafa Costakent, o videoclipe explora o universo e a energia dos bailes black, como um tributo à importância cultural dessa forma de celebração da música preta no país.

Rael lança videoclipe do single Onda (Citação A Onda)
Foto: divulgação/Instagram @brunogordilho

“A dança, o samba improvisado no boteco, a pelada no campinho de terra, os versos de rap cuspidos no improviso ou se arrumar pra ir pro baile black, tudo isso é mais do que lazer. É um ato de resistência, uma arte, um jeito de dizer: ‘Ainda estamos aqui, vivos, rindo, sonhando’”, diz o artista. “Sempre foi também sobre manter a mente sã, o espírito vivo e o corpo em movimento”, afirma Rael sobre a relevância dos bailes black.

Assim como o single Na Pista Sem Lei, com participação do FBC e Rincon Sapiência, lançado em novembro de 2024, a nova faixa também faz parte do novo álbum de Rael, que será lançado em março. O disco foi mixado e masterizado por Marcelinho Ferraz e Dani Pampuri (vencedor do GRAMMY 2025, na categoria Álbum do Ano com Cowboy Carter, de Beyoncé).

A faixa é uma homenagem ao consagrado artista Cassiano (1943-2021), que tem produção musical assinada em parceria com Nave Beatz e conta com a participação de Mano Brown e Dom Filó, figuras essenciais no cenário musical e na luta pela valorização da cultura negra no país.

 

Curtiu o som? Conte pra gente e nos siga nas redes sociais do Entretetizei — Facebook, Instagram e X — para mais novidades sobre o mundo do entretenimento.

Leia também: Rod Melim apresenta seu primeiro show solo em São Paulo

 

Texto revisado por Cristiane Amarante

Categorias
Cinema Notícias

A Substância | Quais outros filmes de terror já foram indicados ao Oscar?

Longa de Coralie Fargeat é apenas o sétimo do gênero selecionado para Melhor Filme; confira a lista

Você pode amar ou odiar, mas sem dúvidas os filmes de terror são as produções que mais costumam entregar criatividade. Mesmo assim, o gênero é pouco reconhecido nas premiações, e raramente chega entre os indicados à maior categoria na Academia. Porém, esse evento incomum aconteceu em 2025, e o longa da diretora Coralie Fargeat, A Substância (2024), foi consagrado com cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme.

Mesmo sendo raro, a produção protagonizada por Demi Moore é o sétimo filme de terror da história a concorrer na categoria principal. Antes dele, outras produções aclamadas também roubaram a cena, como O Exorcista (1973) e Cisne Negro (2010). Confira a lista dos filmes de terror indicados ao Oscar de Melhor Filme ao longo do tempo:

Leia também: Oscar 2025 | Lista Completa dos Indicados

O Exorcista (1973)

A obra de William Friedkin recebeu 10 indicações na 46° cerimônia do Oscar, que aconteceu em 1974. São elas: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Roteiro Adaptado.

O Exorcista é o filme do gênero com mais indicações na história da premiação, e não saiu de mãos abanando. O longa venceu duas estatuetas: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Mixagem de Som. Não é à toa que ele é considerado uma das melhores produções de horror, somando 8,1 na avaliação do IMDb. Por isso, a trama de Regan MacNeil está entre os maiores filmes de terror indicados ao Oscar de Melhor Filme.

cena de o exorcista, um dos filmes de terror indicados ao oscar
Foto: reprodução/Flim
Tubarão (1975)

Um verdadeiro marco do cinema, Tubarão recebeu quatro indicações no Oscar de 1976, incluindo Melhor Filme. O longa de Steven Spielberg foi selecionado para Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som.

E quem pensa que poucas indicações não rendem bons frutos, erra no caso de Tubarão. O filme foi vencedor em três das quatro categorias que concorreu, e saiu derrotado apenas na maior premiação do evento. Mesmo assim, a produção trouxe expressividade ao se tornar um dos poucos filmes de terror indicados ao Oscar de Melhor Filme.

cena de tubarao, um dos filmes de terror indicados ao oscar
Foto: reprodução/Flim

Saiba mais: Não dê uma de Karla Sofia Gascón: saiba o que não se pode fazer durante a corrida ao Oscar

O Silêncio dos Inocentes (1991)

O longa que apresentou o serial killer Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) fez história dentro e fora das telonas. O segundo filme de terror mais indicado da história apareceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Edição e Melhor Som.

Já quebrando recordes entre os filmes de terror indicados ao Oscar de Melhor Filme, O Silêncio dos Inocentes também se tornou o terceiro longa da história a conquistar o chamado Big Five, vencendo as cinco principais categorias da premiação – Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Filme. Com isso, a produção se tornou o primeiro filme de terror a vencer na maior categoria do evento.

cena de o silencio dos inocentes, um dos filmes de terror indicados ao oscar
Foto: reprodução/Flim
O Sexto Sentido (1999)

O filme que entra para todas as listas de melhores plot twists do cinema também chamou a atenção dos membros da Academia, e garantiu seis indicações ao Oscar de 2000: Melhor Montagem, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante e, claro, Melhor Filme.

Apesar de aparecer nas principais categorias, o longa de M. Night Shyamalan (Fragmentado, 2016) não levou nenhuma estatueta para casa. Mesmo sem prêmios, a produção está entre os filmes de terror indicados ao Oscar como Melhor Filme de mais comoção, e foi considerado o décimo longa mais visto do mundo na época, segundo a Folha.

cena de o sexto sentido, um dos filmes de terror indicados ao oscar
Foto: reprodução/Flim

Leia mais: Melhores final girls de filmes de terror

Cisne Negro (2010)

Queridinho da crítica e dos millennials, Cisne Negro foi um marco para o cinema da primeira década de 2000. O longa com uma das melhores atuações de Natalie Portman (Segredos de um Escândalo, 2023) foi indicado ao Oscar de Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Filme.

Na 83° cerimônia, a Academia saudou a interpretação de Portman, e a artista venceu na categoria de Melhor Atriz, recebendo a única estatueta da obra no evento. Portanto, Cisne Negro não está apenas entre os maiores filmes de terror indicados ao Oscar de Melhor Filme, como também conta com uma das melhores protagonistas femininas das últimas décadas.

cena de cisne negro, um dos filmes de terror indicados ao oscar
Foto: reprodução/Flim
Corra! (2017)

O filme estreou Jordan Peele (Nós, 2019) como diretor, e de cara já o consagrou como um dos melhores na direção dos últimos anos. Corra! foi indicado como Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Direção e Melhor Filme.

Mesmo com uma atuação fenomenal de Daniel Kaluuya (Pantera Negra, 2018), o longa de Peele recebeu apenas a estatueta de Melhor Roteiro Original, mas não se limita a isso. Atualmente, o filme é eleito o melhor roteiro do século, segundo o Sindicato de Roteiristas da América (WGA). Dessa forma, Corra! é não apenas um dos filmes de terror indicados ao Oscar de Melhor Filme de maior repercussão, mas também já é considerado um dos melhores da história.

cena de corra!, um dos filmes de terror indicados ao oscar
Foto: reprodução/Flim

Confira: Do passado ao presente: Uma reflexão sobre a representação negra no cinema de terror

A Substância (2024)

O Oscar 2025 ainda não aconteceu, mas A Substância já marcou presença nas indicações. O filme da diretora Coralie Fargeat aparece nas categorias de Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Filme.

Demi Moore, indicada pela atuação, compete com a atriz brasileira Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui, 2024), e está entre as favoritas para levar o prêmio. Além disso, o filme é cotado como vencedor na categoria Melhor Maquiagem e Penteado, segundo o Termômetro Oscar. Que A Substância está entre os filmes de terror indicados ao Oscar de Melhor Filme com mais recepção do público, já se sabe. Mas será que ele será o segundo da história a vencer como Melhor Filme no Oscar 2025?

demi morre em a substancia, um dos filmes de terror indicados ao oscar 2025
Foto: reprodução/Flim

Para isso, teremos que aguardar até a 97° cerimônia da Academia, que acontece em um domingo, dia 2 de março.

E aí, quantas estatuetas você acredita que A Substância irá levar para casa? Então conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, X e Facebook) e nos siga para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo do entretenimento.

Leia também: Rivais, Angelina Jolie e mais: veja os filmes e atores esnobados pelo Oscar 2025

Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho

Categorias
Beleza Cultura asiática Moda Notícias

Hime Cut: o corte japonês que voltou com tudo no Grammy 2025

De um símbolo da aristocracia japonesa ao visual queridinho de estrelas como Lady Gaga, Miley Cyrus e Lisa, o corte geométrico renasce como a grande tendência capilar do ano

Se existe um corte de cabelo que consegue ser clássico, futurista e ousado ao mesmo tempo, esse é o Hime Cut. Com sua franja reta e mechas laterais cortadas na altura do queixo, o estilo atravessou séculos e foi adotado por diferentes gerações, desde as damas da corte imperial japonesa até ícones da música pop atual. No Grammy 2025, Lady Gaga e Miley Cyrus apareceram com o visual, colocando de vez o corte geométrico no radar das tendências de beleza do ano.

Mas o Hime Cut não surgiu agora – na verdade, ele tem mais de 1 mil anos de história. De rainhas e modelos icônicas a estrelas do K-pop e Hollywood, esse corte já brilhou em muitas épocas e estilos diferentes. E se depender do revival atual, ele promete continuar marcando presença por muito tempo.

Origem: o corte das princesas japonesas

O Hime Cut (姫カット, que significa “corte de princesa” em japonês) surgiu no Período Heian (794-1185), uma era de grande refinamento cultural no Japão. Naquela época, os cabelos longos e lisos eram símbolos de status e beleza entre as mulheres da aristocracia. Como parte das tradições nobres, jovens da corte passavam por uma cerimônia chamada Binsogi, realizada aos 16 anos, onde as mechas laterais eram cortadas, marcando sua transição para a vida adulta.

Hime Cut
Foto: reprodução/FFW

O estilo permaneceu associado à elite japonesa por séculos e, mais recentemente, começou a aparecer em animes, mangás e subculturas da moda japonesa, como o estilo Lolita e Gyaru, que resgataram a estética elegante do corte. Mas a grande virada do Hime Cut para o mundo ocidental veio nos anos 1960.

O corte ressurgiu no Ocidente graças à modelo britânica Penelope Tree, que foi um dos grandes nomes da moda na década de 1960. Conhecida por seu rosto anguloso e expressivo, ela adotou uma versão moderna do Hime Cut, destacando suas feições e trazendo um ar futurista para seus editoriais de moda.

Hime Cut
Foto: reprodução/VOGUE

Na mesma época, o corte começou a ser visto em celebridades como Cher, que sempre esteve à frente das tendências capilares e incorporou o estilo geométrico ao seu visual icônico. O visual também se encaixava perfeitamente na estética do movimento glam rock dos anos 1970, com artistas como David Bowie e Debbie Harry (Blondie) experimentando cortes assimétricos e franjas retas que remetiam ao Hime Cut.

Hime Cut
Foto: reprodução/VOGUE
Anos 2000: o boom do Hime Cut na cultura pop asiática 

Com a explosão do J-pop e do K-pop nos anos 2000, o Hime Cut voltou a ser um dos cortes mais desejados. No Japão, ele se tornou um elemento marcante do visual de Hikaru Utada, uma das maiores cantoras da época, e de personagens de animes populares, como Mikasa Ackerman (Attack on Titan) e Yumeko Jabami (Kakegurui).

Hime Cut
Foto: reprodução/Amino

Na Coreia do Sul, o estilo foi adotado por idols que ajudaram a modernizar o corte. Momo (TWICE) e Lisa (BLACKPINK) trouxeram versões atualizadas do Hime Cut, misturando o corte tradicional com camadas mais despojadas e colorações ousadas, como o loiro platinado e tons fantasia.

Hime Cut
Foto: reprodução/Amino

A estética também chegou ao Ocidente através de artistas como Grimes, que incorporou o Hime Cut ao seu visual cyberpunk e experimental, além de Billie Eilish, que já apostou no estilo em diferentes momentos de sua carreira.

Grammy 2025: o retorno triunfal do Hime Cut 

No último domingo (2), o Hime Cut brilhou novamente no Grammy Awards 2025, quando Lady Gaga e Miley Cyrus apareceram com versões do corte, reafirmando seu status como tendência.

Miley Cyrus, conhecida por suas transformações capilares ousadas, apostou em uma versão desfiada do corte, trazendo um toque moderno e despojado.

Hime Cut
Foto: reprodução/Grammy

Lady Gaga, por sua vez, surgiu com um Hime Cut superpolido, remetendo ao glamour futurista que sempre marcou sua estética.

Hime Cut
Foto: reprodução/Capricho

Além delas, artistas como Zendaya e Rina Sawayama já foram vistas experimentando versões do corte nos últimos meses, confirmando que a tendência está apenas começando.

Hime Cut
Foto: reprodução/PFW
Como usar o Hime Cut?

Se você quer apostar no Hime Cut, aqui vão algumas dicas:

  • Cabelos lisos ou ondulados – o corte funciona melhor em fios mais alinhados, mas pode ser adaptado para diferentes texturas.
  • Versão clássica ou moderna – você pode optar pelo corte tradicional, super reto e simétrico, ou por uma versão desfiada e desconectada.
  • Experimente cores ousadas – luzes, degradês e tons fantasia combinam muito com o visual geométrico.

Com um histórico tão rico e cheio de renascimentos ao longo dos séculos, o Hime Cut prova que é muito mais do que uma simples tendência – ele é um verdadeiro ícone atemporal da moda e da beleza. E agora, com o Grammy como palco de seu grande retorno, pode apostar: esse corte vai dominar 2025!

O que você acha dessa moda? Conte pra gente e nos siga nas redes sociais do Entretetizei — Facebook, Instagram e X — para mais novidades sobre o mundo do entretenimento e tendências culturais.

Leia também: Do street style de Tóquio ao K-fashion: como a moda asiática se tornou uma explosão de cultura e estilo

 

Texto revisado por Alexia Friedmann

Categorias
Cultura Música Notícias

Rod Melim apresenta seu primeiro show solo em São Paulo

Estreando a carreira solo, Rod Melim apresentará as canções do álbum Inimaginável

Tem show chegando por aí! O cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical Rod Melim estreia o show de seu primeiro álbum solo, Inimaginável, no dia 9 de fevereiro, no Cineclube Cortina, em São Paulo.

No novo show, Rod vai apresentar as sete canções de seu recém-lançado álbum, como o primeiro single, Mina Sereia (parceria dele com Vitor Tritom), uma canção solar, com toque de pop good vibes e novos elementos, como o beatbox.

Teremos também a nova aposta do cantor, Cupido (Rod Melim e Vitão); além de Vida Simples (Rod Melim, Guto Oliveira, Mike Túlio, Victor Huggo); Aloha (Rod Melim, João Napoli, Tibi, Vitor Tritom); Se o amor tivesse espelho (Rod Melim, Diogo Melim, Vitor Tritom) e Desinteressante (Rod Melim, Guto Oliveira, Vitão, Vitor Tritom).

Imagem: divulgação/Universal Music Brasil

Estou muito empolgado em subir pela primeira vez no palco, agora em carreira solo. Que seja o recomeço de uma trajetória constante, muito musical e bonita, assim como foi a da banda. O repertório do show traz uma mistura entre as sete músicas novas do álbum e alguns dos grandes sucessos da Melim. Grande parte do público que vai seguir me acompanhando são fãs da Melim, e eu quero dar continuidade nesse som, que sempre me representou. Não tem como deixar de fora essas canções que fazem parte da minha história”, diz Rod.

O novo álbum do cantor une pop, rock, reggae e MPB, ritmos presentes no DNA artístico de Rod, já testado e aprovado pelos fãs da Melim – banda que encerrou suas atividades no final de 2023, após uma trajetória marcada por vários sucessos, e Rod, então, iniciou sua carreira solo no final de 2024.

O artista também traz para seus fãs algumas músicas de sucesso da Melim, como Meu Abrigo, Ouvi Dizer, Gelo e Dois Corações, além de outras releituras de artistas que influenciam o trabalho de Rod, que sobe ao palco acompanhado dos músicos Eduardo Castilhol (guitarra e violão), Caio Ferreira (teclados), Rhuan Nunes (bateria) e Pedro Augusto (contrabaixo).

O espetáculo traz um cenário que traduz a bela e original capa do álbum, além de efeitos em LED, que prometem uma experiência inesquecível para os fãs, com muita alegria, energia positiva e conexão.

Ele vem sozinho no palco e na estrada, mas com uma rica bagagem musical!

Serviço:

Show de Lançamento – Rod Melim: Turnê Inimaginável

Data: 9 de fevereiro de 2025 (domingo)

Local: Cineclube Cortina

Endereço: R. Araújo, nº 62 – República, São Paulo – SP

Abertura da casa: 18h

Início do show: 20h

Duração do show: 90min

Ingressos: clique aqui

Classificação etária: livre

Ingressos limitados. Garanta o seu com antecedência e venha viver o INIMAGINÁVEL!

 

Vai curtir o show ? Conte pra gente nas redes sociais do Entretê (InstagramFacebookX) e nos siga para acompanhar mais textos como esse!

Leia também: The Weeknd lança oficialmente seu aguardadíssimo novo álbum Hurry Up Tomorrow

 

Texto revisado por Kalylle Isse

Categorias
Música Notícias

Elton John e Brandi Carlile anunciam álbum, Who Believes In Angels?

Criado a partir de milhares de horas de filmagens espontâneas em estúdio, captando intimamente pela primeira vez todo o processo criativo dos artistas 

Álbum pra gente ficar de olho! Elton John e Brandi Carlile anunciam os detalhes de seu álbum de estúdio colaborativo Who Believes In Angels?. Além disso, foi revelado o novo single do álbum, que leva o mesmo título.

O conceito de Who Believes In Angels? foi desenvolvido por amigos íntimos e colaboradores regulares de Elton John, pela superestrela americana Brandi Carlile, vencedora de onze prêmios GRAMMY, e pelo produtor e compositor Andrew Watt, também vencedor de vários prêmios GRAMMY. Eles se propuseram a criar um álbum de estúdio genuinamente colaborativo entre Elton e Brandi. 

O álbum misturaria músicas de Elton e músicas de Brandi, com contribuição de Bernie Taupin (colaborador de longa data de Elton) e Brandi nas letras. Bem como Andrew Watt, produtor e parceiro, atuando como produtor, mediador e condutor criativo.

Depois de entrarem no Sunset Sound Studios, em Los Angeles, em outubro de 2023, com uma folha de papel em branco, eles saíram de suas zonas de conforto para escrever e gravar um álbum totalmente do zero em apenas 20 dias. Legal, né?!

Lembrando que esta é a primeira vez que Elton permite que câmeras filmem suas sessões de composição e gravação. Câmeras estáticas posicionadas pelo estúdio captaram milhares de horas de imagens brutas e documentaram todo o processo criativo — colapsos, descobertas, lágrimas, folhas de letras rasgadas e tudo mais. As filmagens espontâneas oferecem aos fãs uma visão sem precedentes e extremamente honesta do processo criativo emocionalmente turbulento de Elton, Brandi e o restante da equipe.

Elton diz: “Este disco foi um dos mais difíceis que já fiz, mas também foi uma das melhores experiências musicais da minha vida. Ele me deu um lugar onde sei que posso seguir em frente. Who Believes In Angels? é como entrar em outra era, estou abrindo a porta para o futuro. Tenho tudo o que fiz por trás de mim e tem sido brilhante, incrível! Mas este é um novo começo para mim. No que me diz respeito, este é o início da fase 2 da minha carreira.”

“Ainda estou me recuperando do fato de ter feito isso. Acho que tudo se eleva com os padrões de composição de Elton John. Foi um ambiente incrivelmente desafiador e inspirador para se trabalhar, todo mundo dando ideias e ouvindo as ideias dos outros. Parecia uma família. O mundo é um lugar selvagem para se viver neste momento. É difícil encontrar paz e triunfo. É um ato radical buscar acontecimentos alegres e eufóricos. E é isso que esse álbum representa para mim”, acrescenta Brandi.

Who Believes In Angels? também traz a música indicada ao Oscar de 2025, Never Too Late, criada especialmente para o documentário do Disney+ de mesmo nome e lançada no ano passado com ampla aclamação da crítica. 

Capa album Elton John
Foto: divulgação/Universal Music

Confira a lista de faixas de Who Believes In Angels?:

  1. The Rose Of Laura Nyro
  2. Little Richard’s Bible
  3. Swing For The Fences
  4. Never Too Late
  5. You Without Me
  6. Who Believes In Angels?
  7. The River Man
  8. A Little Light
  9. Someone To Belong To
  10. When This Old World Is Done With Me

O novo álbum será lançado em 4 de abril via Island EMI Records e já está disponível para pré-save nas principais plataformas digitais.

 

Gostou da novidade? Siga as redes sociais do EntretetizeiInstagram, Facebook e X – e fique por dentro de mais conteúdos sobre o mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Doechii faz história ao ganhar Melhor Álbum de Rap no Grammy

 

Texto revisado por Layanne Rezende

Categorias
Cultura turca Notícias Novelas Séries

Especial | 4 personagens versáteis de Cemre Baysel

A atriz celebrou seus 26 anos na última quarta (5) e aproveitamos para listar quatro personagens versáteis de sua carreira

Cemre Baysel é um cristal da atuação. A atriz nascida em Esmirna, Turquia, apesar da pouca idade já conta com 12 produções em seu currículo. Além de atuar, formou-se em Belas Artes na Buca Işılay Saygın Fine Arts High School e iniciou sua carreira aos 15 anos, na dizi Yeşil Deniz (2014). Em 2021, venceu a categoria Estrela em Ascensão no Golden Butterfly Awards. Conheça o trabalho da aniversariante: 

Fatoş Ramo (2020)
Foto: reprodução/Kinoturkey

Fatoş, cujo nome verdadeiro é Fatma, é a irmã mais nova, forte e determinada do protagonista Ramo (Murat Yıldırım). Envolvida nos negócios ilegais da família, ela enfrenta um casamento forçado com Neco (İlhan Şen), irmão de Sibel, interpretada por Esra Bilgiç, o grande amor de Ramo. Apesar das dificuldades, Fatoş mantém seu espírito forte e nutre uma paixão por Boz (Görkem Sevindik), melhor amigo do irmão.

Ada Tözün Jogos do Destino (Baht Oyunu, 2021)
Foto: reprodução/YouTube @turkishdrama

Ada é caos em pessoa. Aos vinte e poucos anos, largou a faculdade de Letras para apoiar o marido, Rüzgar (İdris Nebi Taşkan), um designer gráfico com quem se casou às pressas por causa do visto dele, sem contar nada aos parentes.

Três anos depois, ao descobrir uma possível traição, Ada entra na empresa onde ele trabalha, e acaba se aproximando de Bora (Aytaç Şaşmaz), o CEO cético sobre o amor e que odeia mentiras, por ser sua assistente pessoal.

Tentando salvar seu casamento, ela faz de tudo para fugir de uma maldição que acomete as mulheres de sua família e escapar da teia de mentiras que ela mesma criou.

İncila Honra e Amor (Sakla Beni, 2023)
Foto: reprodução/Dizilah

İncila é uma órfã levada pela tia para a casa de uma família rica e poderosa. Desde pequena, cresce ao lado de Naz (Asude Kalebek), que a trata como um objeto de posse e confidente, entre manipulações e abusos. Mesmo assim, há uma estranha cumplicidade entre elas. İncila sempre amou Mete (Uraz Kaygılaroğlu), prometido a Naz desde crianças.

Quando ele volta a Istambul, flerta com ela sem reconhecê-la, e eles passam uma noite juntos antes dele descobrir sua verdadeira identidade. O reencontro desencadeia um triângulo amoroso perigoso e com muito drama familiar, já que Naz e Mete oficializam o noivado. 

Leyla Leyla: Hayat…Aşk…Adalet… (2024)
Foto: reprodução/NOW

Leyla é uma personagem intensa e complexa, sendo a versão turca de Rita/Nina de Avenida Brasil (2012). Ainda criança, perdeu a mãe e ganhou Nur, interpretada por Gonca Vuslateri, como madrasta. Após a morte de seu pai, Leyla foi abandonada em um lixão, mas sobreviveu e cresceu com um único objetivo: vingança.

Adotada por uma nova família, passa anos planejando a queda de Nur. Ao retornar para a vida de sua rival, Leyla consegue se infiltrar na casa dela, mas não esperava reencontrar seu amor de infância — filho da mulher que ela tanto odeia.

O Entretê deseja um feliz aniversário a Cemre. İyi ki doğmuş!

 

Tem que ter coragem para interpretar a mesma personagem que Débora Falabella, e isso a Cemre tem de sobra! Qual é a sua personagem favorita da atriz? Conta pra gente nas nossas redes sociais Instagram, Facebook, X e siga o Entretê para receber todas as atualizações do mundo turco. 

Leia também: Especial | Os melhores papéis de Mert Ramazan Demir

 

Texto revisado por Alexia Friedmann

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!