Categorias
Entretenimento Séries

Dom: série brasileira original da Amazon ganha cenas inéditas

Dom estreia mundialmente 4 de junho

Categorias
Cultura Latina Entretenimento Resenhas

Resenha | Selena: A Série retrata a vida da rainha da música texana e latina

Divididas em duas partes, você vai conhecer toda a trajetória de Selena Quintanilla, que construiu uma carreira admirável e até hoje é considerada como a Rainha da música latina

A série biográfica Selena, da Netflix, vem com dois objetivos: contar a linda – e triste – história da cantora Selena Quintanilla, considerada como a rainha da música texana – ou a Madonna mexicana – e mostrar a força da música latina no mundo. Divididas em duas partes, você vai conhecer toda a trajetória dessa artista que construiu uma carreira admirável e permaneceu, até o fim de sua vida, humilde e apaixonada pela vida.

Selena Quintanilla nasceu na cidade de Corpus Christi, localizada no Texas (EUA), país que faz fronteira com o México e, claro, conta com uma  fortíssima influência da cultura latina, entre elas a música texana (ou tejana), gênero musical da artista. No ano em que estreou no cenário musical (1981), pouco se falava de músicas em espanhol/latina, principalmente nos Estados Unidos e, com a chegada de Selena, ritmos como Cumbia e Ranchera, passaram a tocar com mais frequência nas rádios americanas.

Selena y Los Dinos: a sensação dos anos 90

Aos treze anos de idade, Selena lançou seu primeiro álbum, junto à sua banda, composta por seus irmãos mais velhos – A.B. Quintanilla III e Suzette Quintanilla: Selena y Los Dinos. A.B tocava baixo, produzia e compunha músicas para a banda – inclusive, aquelas que se tornaram os maiores sucessos da carreira de Selena, como Amor Prohibido y Como La Flor; já Suzette, irmã e melhor amiga de Sel, tocava bateria e acompanhava a irmã em todos os lugares.

Quatro músicos posam com Selena Quintanilla (Christian Serratos) em um palco
Selena y Los Dinos, na série | Divulgação: Netflix

Sem dúvidas, a base familiar de Selena foi um dos grandes motivos pelo qual a artista fez o sucesso que fez. Seu pai, Abraham Quintanilla, de ascendência mexicana, era o produtor musical da banda e sempre fez questão de manter todos os negócios da família entre a família. Sua mãe, Marcela Samora, era uma mulher simples, que sempre fazia o possível para manter a família unida e, como ambos vinham de famílias de imigrantes latinos, sabiam muito bem que a vida nos EUA como latino não era nada fácil – e mesmo assim, lutaram até o fim para que a filha fosse uma verdadeira estrela (e conseguiram).

Quatro atores estão abraçadas e sorrindo: A.B. Quintanilla III, Abraham Quintanilla, Selena, Marcela Samora e Suzette Quintanilla, na fase inicial da série
(Da esquerda para direita) A.B. Quintanilla III, Abraham Quintanilla, Selena, Marcela Samora e Suzette Quintanilla na fase inicial da série | Divulgação: Netflix

Sendo assim, Selena y Los Dinos se consolidou como uma banda de sucesso nos anos 90, principalmente nos países latino-americanos. Ainda nos anos 90, Selena chegou a ser indicada ao Billboard como a Melhor Artista dos anos 90 e a melhor artista latina da década, provando sua força e talento, ainda muito jovem.

O sucesso da música texana, o preconceito e o machismo

O preconceito com os latinos é um tema muito conhecido até hoje e que perdura, principalmente nos Estados Unidos e, se hoje em dia a música latina ainda luta para conquistar seu espaço, imagine só como era antigamente.

Com uma voz única, potente e emocionante, Selena encantava por onde passava, mas se engana quem pensa que foi fácil chegar ao topo e ser considerada como a Rainha da Música Latino-Americana: além de cantar um gênero – tejano – que até então, era dominado por homens, Selena teve que enfrentar os empresários, que se recusaram, por muitas vezes, a marcar concertos pelo Texas, justamente por não acreditarem em seu potencial.

Uma mulher latina canta ao microfone, dentro de uma estúdio
Christian Serratos como Selena | Divulgação: Netflix

Tratando-se de uma mulher, em meio a um mercado já “dominado” por homens, podemos considerar então, que Selena Quintanilla também foi imensamente importante para a inclusão da mulher na música latina, pois abriu caminho para as futuras artistas da música que – óbvio – tiveram e têm que lutar – mas certamente encontraram um mercado muito mais aberto após a presença de Selena.

O segredo do sucesso: o amor

Você já percebeu que Selena era mesmo uma estrela. Mas o que, de fato, fez com que, com apenas 23 anos, ela fosse TÃO grande? Eu diria que foi um conjunto de fatores: o trabalho em família, que ajudou a artista a nunca perder sua essência e humildade (além de ser como uma barreira, contra empresários e pessoas interesseiras) – você vai ver que o pai da artista era uma pessoa completamente difícil e rígida.

Juntamente com a união familar, a persistência em meio à dificuldade também é algo a se destacar, já que a família não tinha muitas condições financeiras e, por muitas vezes, teve que se virar para construir seus equipamentos, figurinos e até mesmo o transporte para outras cidades e por último, a paixão de Selena pela arte e pela vida (estava SEMPRE sorrindo). Tudo isso resumido em uma palavra: o amor.

Selena era uma artista completamente conectada com sua família e com as pessoas. Inocente, fazia questão de ouvir e dar atenção a todos, sem exceção. Fãs, das mais simples e pequenas cidades, sabiam que ela seria atenciosa com o público. Ela recebia abraços, presentes e sempre devolvia com muita gratidão.

Três artistas posam sorrindo, com Christian Serratos no meio, como Selena
Selena e seus irmãos na série | Divulgação: Netflix

Do mesmo modo que era muito focada na música, Selena se apaixonou perdidamente pelo guitarrista de sua banda, Chris Pérez (Jesse Posey) – o qual, no princípio, foi difícil conseguir manter uma relação, já que ambos sabiam que o pai da artista não aceitaria o namoro dos dois – e seguiu assim, apaixonada, até o fim de sua vida. Os dois se casaram em segredo, sem conseguirem realizar uma cerimônia oficial para os amigos e família, mas foram muito, muito felizes.

Um casal anda de braços dados e felizes
Chis (Jesse Posey) e Selena (Christian Serratos) | Divulgação: Netflix

A verdade é que Chris foi o grande amor da vida de Selena. Apesar de terem vivido poucos anos juntos, construíram um relacionamento saudável, eram companheiros e quase como melhores amigos. Por muitas vezes, Selena se encontrava um pouco perdida e era Chris quem a ajudava a pisar no chão e decidir a coisa certa. 

Na série, Christian Pérez é interpretado por Jesse Posey, que deu vida ao personagem de forma muito sincera e verdadeira. Junto à Christian Serratos (Selena), conseguiram passar para o espectador a conexão e amor que ambos sentiam pelo outro.

Selena, os fãs e uma amizade que terminou em tragédia

Quem olhava para Selena via que era uma menina sincera e realmente muito pura, não via maldade em ninguém. Deixava sua marca por onde passava e estava sempre rodeada de fãs. Mesmo num mundo completamente diferente do que temos hoje, no sentido digital, já era possível adquirir discos, pôsteres e produtos dos artistas para colecionar. Colecionar esses produtos (pôster, CD, etc.)  era muito comum entre os jovens dos anos 90 a 2000, afinal, não tínhamos esse contato “direto” com os artistas como hoje em dia, com as redes sociais e notícias imediatistas.

Juntamente com esse amor pelos fãs e a paixão pela moda e a costura, Selena inaugurou sua boutique, onde pode expor seus incríveis trabalhos de design de moda, além de produtos oficiais de sua marca. Esse foi o início do fim.

A atriz Christian Serratos desfila em um episódio de Selena
Selena em um de seus desfiles | Divulgação: Netflix

A boutique tinha tudo pra dar certo e no princípio, realmente era sucesso, mas Selena fez uma péssima escolha, ao selecionar uma fã para assumir seu fã-clube e, posteriormente, gerenciar alguns de seus negócios. Yolanda Saldívar era uma fã alucinada por Selena Quintanilla e a acompanhava desde o início de sua carreira, lá nos anos 80, quando já a visitava no camarim e sempre era muito insistente para que sua equipe a deixasse trabalhar para Selena. Yolanda sempre usava a desculpa de que, antes de ser enfermeira, obteve experiência em administração de empresas.

Com o passar dos anos, Yolanda continuou a acompanhar a artista e, nos anos 90, finalmente conseguiu o que queria: assumiu os negócios de Selena e ficou responsável pelas boutiques. Todo o seu fascínio e admiração por Selena, se transformou em obsessão, inveja e loucura. A menina se mostrava sempre insatisfeita quando via Selena sendo simpática e agradável com outros fãs e até mesmo com seu marido. O que Selena não imaginava, é que havia virado melhor amiga de sua própria assassina.

Atriz que interpreta Yolanda em uma captura com semblante sério
Yolanda segue na cadeia até os dias de hoje | Divulgação: Netflix

Essa parte da história da artista é, literalmente, devastadora. Para ela, ter suas boutiques era uma liberdade, um sonho e tudo foi por água abaixo. Não há como não chorar no fim da série. No auge de sua carreira, após cantar no estádio Astrodome (Houston, Texas) para um público de 60.000 pessoas e já se preparando por completo para lançar Dreaming Of You, seu álbum em inglês; e após ser indicada ao que seria seu último Grammy, Selena Quintanilla foi assassinada por Yolando Saldívar, em 31 de março de 1995.

Yolanda estava desviando dinheiro da família Quintanilla, além de não entregar milhares de perfumes, jóias e outros objetos oficiais para os fãs de Selena. O pai da artista descobriu e Yolanda se vingou da pior maneira possível.

Infelizmente, o lançamento da Rainha do Tex Mex no mercado norte-americano não aconteceu, pois Selena havia gravado apenas quatro músicas do álbum. Na série, vemos, através da personagem, como esse era um sonho se tornando realidade, afinal, todo artista latino sonha em ter um disco em inglês.

O legado de Selena Quintanilla para a música latina e para o mundo

O fato é que assistir à série nos traz muita alegria, pois nos deparamos com uma artista consciente, madura e ao mesmo tempo modesta, ao mesmo tempo que terminamos a parte 2 em prantos. É impossível não se emocionar com o final, com Selena a ponto de alavancar sua carreira, mas impedida por uma mulher gananciosa, que ultrapassou os limites de ser fã e tirou a vida de uma pessoa honesta e cheia de vida pela frente – e que ainda poderia estar por aí, cantando para o mundo.

Casal se abraça junto a um carro vermelho
Selena, seu famoso carro vermelho & seu grande amor em um dos episódios | Divulgação: Netflix

Em suma, é essencial conhecer a carreira de Selena Quintanilla, principalmente você, que acompanha os artistas e a música latina. A atriz Christian Serratos simplesmente entregou tudo nessa personagem, principalmente na segunda parte, numa fase mais glamurosa de Selena – shows e premiações – de forma que todos os movimentos, gestos e coreografias nos remetem à verdadeira Selena.

O legado de Selena é eterno. Tanto é que, em 2021, 26 anos após seu falecimento, seguimos aqui, contando sua história e ouvindo suas músicas, que certamente foram fundamentais para os artistas que vieram depois. O Grammy 2021 fez uma linda homenagem à Selena, reforçando sua importância até os dias de hoje. Suas canções seguem sendo atuais, principalmente no coração dos fãs, que jamais a esquecerão e guardam no coração uma Selena cheia de vida, de sonhos e muito amor para dar.

Fotografia de Selena Quintanilla no estádio Astrodome
A verdadeira e única Selena Quintanilla | Divulgação: E!

Selena: A Série foi criada por Moisés Zamora, dirigida por Hiromi Karnata e Katina Mora e conta com Abraham Quintanilla e Suzette Quintanilla, pai e irmã verdadeiros de Selena, como produtores executivos. A série é protagonizada por Christian Serratos e tem Jesse Posey (Chris Perez), Noemí Gonzalez (Suzette Quintanilla), Gabriel Chavarria (A.B Quintanilla), Ricardo Chavira (Abraham Quintanilla), Julio Macias (Pete Astudillo) e Seidy López (Marcela Quintanilla) no elenco. 

Confira a seguir uma comparação entre a cena do show de Selena no estádio Astrodome, em 1995, e a apresentação oficial:

https://www.youtube.com/watch?v=qT2NAP92uQw

Você já conhecia a história de Selena Quintanilla? O que achou da série? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face ou no Twitter. Até a próxima!

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação / Netflix Brasil

Categorias
Entretenimento Música Notícias

Após três anos de hiatus, Vance Joy anuncia novo single

O cantor indie marca a volta aos streamings, nesta quinta-feira (20), com uma canção escrita com a colaboração de Joel Little e que fala dos tempos atuais

Vance Joy, dono dos sucessos Riptide e Mess Is Mine (2014), nos presenteia com novo single, Missing Piece, que chega com uma estreia de impacto como trilha sonora do último episódio do seriado Grey’s Anatomy, exibido pela ABC.

Vance Joy
Foto: Divulgação

A canção foi composta em colaboração com Joel Little – que já trabalhou com nomes como Taylor Swift e Khalid-, por meio de um processo criativo virtual, o que é ironicamente muito apropriado para o momento. “Eu escrevi com Joel Little em uma chamada de Zoom. Eu sou um grande fã da ótima composição e produção dele. Acho que alcançamos algo que é compreensível, dado que tantas pessoas ao redor do mundo foram separadas recentemente devido às restrições de viagens”, conta Vance.

Missing Piece traz uma visão sensível sobre o amor e a distância, o cantor aborda as dificuldades de estar distante daqueles que você ama, uma realidade que estamos vivendo desde o último ano com a pandemia de Covid-19. “Pode ser difícil, mas, quando o que você tem é bom, você sabe que essas separações são apenas pequenas coisas; vocês dois estão segurando a onda. É sobre a quietude que você encontra quando estão juntos”, diz ele.

Vance Joy segue seu estilo indie alternativo, com instrumentais marcantes e anedóticos, já tão amados e que lhe garantiram multi-platina em sua carreira. Sua influência foi notável, do mesmo modo, em sua última colaboração, a canção You com Benny Blanco e Marshmello, que alcançou o TOP 20 da Billboard.

E para fechar com chave de ouro, Missing Piece chega com um clipe envolvente e acalentador, dirigido pela diretora australiana, Annelise Hickey. O vídeo narra até onde alguém pode ir pelo bem de seu amor, mesmo que seja só por um simples almoço.

Assista ao clipe:

E aí, estão animados para esse comeback do Vance Joy? Conta para a gente lá no  Insta, Face e Twitter do Entretetizei.

*Crédito da foto de destaque: Will Morrissey

 

Categorias
Música Notícias

Olivia Rodrigo lança Sour, seu primeiro álbum

O tão esperado álbum da cantora estreia com dramas de paixão e romances não correspondidos

 

Por Giovanna Giaretta

Depois de fazer sucesso com os singles, Drivers License, Deja vuGood 4 u, a princesinha do Detran, Olivia Rodrigo, lançou hoje (21) seu primeiro álbum, Sour. A cantora norte-americana de 18 anos decidiu, através das músicas, mostrar as incertezas e inseguranças de uma vida amorosa. Com bastante drama e amores não correspondidos, o álbum com 11 faixas já está disponível nas plataformas e relembra algumas cantoras do pop, como Taylor Swift e Hayley Williams.

O álbum de Olivia Rodrigo vai além de revelar a vida de uma menina adolescente em meio aos sentimentos confusos e decepções. Sour, gira em torno de um suposto término: as primeiras músicas, Brutal e Traitor mostram o lado de revolta, Drivers License possui um lado melancólico e para fechar, o álbum termina com o início de uma superação e até um certo carinho.

Olivia Rodrigo aparece num fundo roxo, junto a outros objetos
Divulgação: Instagram

Com produção de Dan Nigro, americano de 39 anos que já trabalhou com Carly Rae Jepsen, Sour (ou “azedo”, na tradução para o português), deixa Olivia mostrar seu lado mais intimista, transparecendo letras realistas escritas pela cantora. Além de entregar um álbum muito bem produzido e viciante.

“Para mim, o objetivo de toda música é pegar todos esses sentimentos complicados e externalizá-los de uma maneira que faça as pessoas se sentirem vistas. Quando alguém me diz que se identifica com as minhas músicas, eu me sinto vista também. É muito inspirador ver que minhas canções afetam as pessoas e que, talvez, ajudem-nas a se sentirem menos sozinhas. É isso o que eu quero fazer pelo resto da vida”, dispara Olivia.

Confira algumas as faixas de Sour:

Brutal

A primeira música do álbum, possui um tom “indie rock” e que mostra o lado raivoso e barulhento de Sour. Com instrumentos como guitarra, o refrão demonstra os sentimentos da cantora: “Tudo que fiz foi tentar o meu melhor, este é o tipo de gratidão que eu recebo, eu fico incessantemente chateada, dizem que estes são os anos dourados, mas eu queria poder desaparecer.”

Drivers license 

O lado melancólico de Sour, a música revela um lado triste e uma incerteza do que o casal viveu. O piano é o destaque desse single, sem falar da voz incrível de Olivia. “E eu sei que não éramos perfeitos, mas eu nunca me senti assim por ninguém mais, e não consigo imaginar, como você poderia estar tão bem agora que fui embora, acho que você não foi sincero no que escreveu naquela música sobre mim…”

Hope ur ok

A última música do álbum, Hope Ur Ok já mostra a superação de Olivia, sem ressentimentos e revolta. “Envie a carta para os buracos em minhas asas de borboleta, nada é para sempre, nada é bom como parece ser, e quando as nuvens desaparecem, e os monstros invadem sua casa, toda porta é difícil de se fechar”.

Confira a tracklist completa de SOUR:

1. brutal

2. traitor

3. drivers license

4. 1 step forward, 3 steps back

5. deja vu

6. good 4 u

7. enough for you

8. happier

9. jealousy, jealousy

10. favorite crime

11. hope ur ok

Acompanhe a carreira de Olivia Rodrigo também na série High School Musica: The Musical, com dois episódios da temporada 2 já disponíveis no Disney Plus.

Olivia Rodrigo está sentada em uma cama, com um instrumento e sorrindo
Foto: Divulgação

Já ouviu o novo álbum de Olivia Rodrigo? Conta pra gente o que você achou! E acompanhe o Entretetizei no Insta, Face ou no Twitter para ficar sabendo de tudo que rola no mundo do entretenimento.

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação / Universal Music Brasil

Categorias
Entretenimento Música Notícias Séries

Netflix: o que chega em Junho na plataforma

Carnaval, Sweet Tooth, Minha Mãe é uma Peça e Elite são destaques do mês

 

Metade do ano batendo na porta (SOS) e a Netflix preparou uma seleção de filmes, séries e documentários imperdíveis para te fazer companhia. Vamos à lista?

Começamos os destaques com a produção brasileira Carnaval. Na trama, estrelada por Giovanna Cordeiro, GKay, Samya Pascotto, Bruna Inocencio, Micael Borges e Flávia Pavanelli, vemos a história de uma influenciadora que, após o término de seu namoro, viaja com as amigas para o Carnaval da Bahia e descobre que a vida real é muito mais vibrante do que imaginava. O filme chega ao streaming no dia 02 de junho.

Com produção executiva de Robert Downey Jr. e Susan Downey, Sweet Tooth estreia no dia 04 de junho. A trama mostra um mundo pós-apocalíptico, um adorável menino metade humano, metade cervo que busca recomeçar a vida com a proteção de um homem solitário que se torna seu amigo. 

Foto: Divulgação/Netflix

Reforçando o discurso de que “rir é um ato de resistência”, Minha Mãe é Uma Peça chega ao streaming no dia 07 de junho. A trama, protagonizada pelo nosso eterno Paulo Gustavo, traz a história de  Dona Hermínia (Paulo Gustavo), uma mulher que sempre cuidou dos filhos, mas eles cresceram e só chegou a hora de confrontar algumas atitudes da mãe. Sem trabalho nem companheiro, ela desabafa com a tia idosa.

Foto: Divulgação/Netflix

Finalizando os destaque temos a série Elite. Além da quarta temporada, que chega à plataforma em 18 de junho, ao longo do mês a produção terá episódios especiais ambientados no verão antes da volta às aulas em Las Encinas, na Espanha.

Confira a lista completa de lançamentos na Netflix em Junho:

01/06

Buracos Negros: No Limite do Conhecimento 

Elvis Presley: The Searcher 

Super Monstros: Contos de Monstros 

CoComelon: A Sunny Day for Play 

Neojibá – Música que Transforma 

 

02/06

Carnaval 

 

03/06

Três Metros Acima do Céu: Temporada 2 

Infiltrado na Klan 

O Orfanato 

Pretty Guardian Sailor Moon Eternal: O Filme Parte 1 / Parte 2 

 

04/06

Sweet Tooth 

Feel Good: Temporada 2 

Xtremo 

 

05/06

A Vigilante 

Para os Felinos que Amamos 

 

07/06

Minha Mãe é Uma Peça

 

09/06

Os Mestres da Fritura  

Awake

Selva Trágica

 

11/06

Din e o Dragão Genial 

Lupin: Parte 2 

Uma Skatista Radical 

 

12/06

Amor, Casamento e Divórcio: Temporada 2 

 

13/06

Elas na Ciência

Bumblebee 

14/06

Elite Histórias Breves: Guzmán Caye Rebe  

 

15/06

Elite Histórias Breves: Nadia Guzmán 

Supermães: Temporada 5 

Capitão Phillips

Meu Primeiro Amor

Headspace – Guia para Relaxar 

Cidade Cirandinha: Temporada 2 

 

16/06

Elite Histórias Breves: Omar Ander Alexis

Cidade de Gelo 

Cidade dos Pinguins 

 

17/06

Elite Histórias Breves: Carla Samuel  

Katla 

Black Summer: Temporada 2 

O Segredo do Templo: Temporada 3  

 

18/06

Elite: Temporada 4 

Aluga-se um Paraíso  

Paternidade 

 

19/06

Apesar de Tudo, Amor 

 

21/06

Luccas Neto: 2 Babás Muito Esquisitas

 

23/06

Brincando com Fogo: Temporada 2 

A Casa das Flores: O Filme 

 

24/06

O Diretor Nu: Temporada 2 

Irmãs Sheppard: Das Ruas ao Pódio  

Godzilla Ponto Singular 

 

25/06

Sex/Life 

The A List: Temporada 2 

 

28/06

The Seven Deadly Sins: Dragon’s Judgement 

Três estranhos idênticos

 

29/06

Raio Negro: Temporada 4 

 

30/06

America: The Motion Picture 

Jumanji  

Do que os Homens Gostam  

Sophie: Assassinato em West Cork 

 

Em breve 

Record of Ragnarok 

 

E aí, como está a ansiedade para os lançamentos de junho da Netflix? Para essa e outras novidades, siga o Entretetizei no Insta, Twitter e Face.

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Netflix

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!