Categorias
Entretenimento Livros

10 livros para garantir a sua maratona de fim de ano

Se você tem algum tempo livre nesse fim de ano e quiser curtir bons livros, essa lista é para você

 

Texto escrito em colaboração de: Bárbara Kazue e Mallú Amábili

 

O fim do ano é a época perfeita para dedicar um tempinho para você! Afinal, temos as férias e os recessos de Natal e Ano Novo. Entre as diversas atividades que você pode escolher, ler é uma das mais interessantes.

Nada melhor do que tirar uma tarde para aproveitar um bom livro, aquele que está parado na sua estante ou na listinha de to be read há tempos, não é? Pensando nisso, o Entretetizei separou uma listinha de livros para todos os gostos para você garantir sua maratona literária. Confira nossas dicas:

 

Uma Vida Pequena, de Hanya Yanagihara

Para dar início à nossa lista, temos um romance para se apaixonar com a história de quatro melhores amigos ao longo de décadas, e já avisamos que não será uma leitura fácil, tanto em decorrência do tamanho quanto em relação aos temas.

Aqui, acompanhamos a amizade de Malcolm, J.B, Willem e Jude, sendo o último o protagonista e centro da trama, desde a época de faculdade. De uma forma não linear, passamos anos acompanhando de perto os personagens, tanto em sua vida conjunta e na relação que eles têm entre si, mas também na parte interior de cada um. Com isso, é possível dizer que o livro traz análises psicológicas muito profundas, externando diversas dificuldades do processo de amadurecimento e crescimento, além de abordarem assuntos importantes de uma forma brusca e direta.

livros fim de ano
Foto: Divulgação/ Capa do livro

Questões socioeconômicas e de criação são tratadas durante todo o livro, mas focamos em temas pesados como depressão e ansiedade, automutilação, suicídio e outras que podem ser geradoras de gatilhos emocionais. Por isso, recomenda-se uma breve pesquisa acerca dos temas, que podem ser consultados no site Does The Dog Die, apenas em inglês.  

A obra de Hanya é um livro essencial para o amadurecimento, com a visão mais bruta e bela possível da vida, com seus altos e baixos. Porém, necessita de um estômago forte para transitar entre as mais de 700 páginas, que valerão cada minuto de leitura. 

 

Em Algum Lugar nas Estrelas, de Clare Vanderpool

livros fim de ano
Foto: divulgação/Amazon

O livro conta a história de Jack, um adolescente que está preso nos conflitos da Segunda Guerra Mundial e que acabou de perder a mãe. Seu pai não é muito carinhoso, e desesperado para que o filho estude e ele não precise arrumar uma babá em tempo integral, envia o filho para um internato no Maine.

Lá, no novo cenário, Jack conhece o esperançoso Early, um menino solitário que tem conhecimentos sobre a região para além da sua idade. Juntos, Early e Jack embarcam em uma aventura pelos arredores do colégio, motivados pela aventura do número Pi.

A história é linda e emocionante, e sensibiliza qualquer pessoa que esteja disposta a ler e observar com cuidado.

 

Cidade das Garotas, de Elizabeth Gilbert

Se você gosta de viajar no tempo através dos livros, essa é a escolha certa para voltar à década de 40, em Nova York. Caso você não saiba do que estamos falando, imagine muito luxo, glamour e um leve toque de O Grande Gatsby. Esse é o cenário que Cidade das Garotas nos proporciona.

Indo de encontro ao clima de Guerra e à pobreza da Crise de 29, a trama se passa em um universo alternativo dos ratos de teatro, no meio de seu mundo fantasioso, com showgirls e impressionantes figurinos, ao lado de muita bebida e curtição. A protagonista, Vivian, é uma garota rica, com tudo ao alcance de uma mão, mas que, ao mesmo tempo, é a definição de problema para seus pais. Depois de ser expulsa da faculdade, a jovem é mandada para viver com a sua tia, dona de um teatro em ruínas, em Nova York, o que desbloqueia um novo universo para Viv. 

livros fim de ano
Foto: Divulgação

O romance é do tipo que você consegue ler em apenas alguns dias e talvez em algumas horas, dependendo do seu comprometimento, então é uma boa pedida para o fim do ano. Uma qualidade adicional é que Cidade das Garotas é escrito pela mesma autora de Comer, Rezar e Amar, que foi adaptado para as telonas e teve Julia Roberts como protagonista. 

 

Expiração, de Ted Chiang

livros fim de ano
Foto: divulgação/Amazon

O livro é uma coletânea de contos de ficção científica, que questionam o tempo e o espaço, e criticam com força as normas sociais atuais.

Ted Chiang teve o cuidado de usar algumas histórias verídicas para inspirar suas histórias, e fez disso um marco curioso para os fãs do gênero literário.

A qualidade do autor se prova na adaptação do seu livro anterior de contos, que gerou o roteiro do filme A Chegada, com Amy Adams. Mas nesse livro também somos capazes de ver a sua genialidade autoral, e amamos, claro.

 

A Luz que Perdemos, de Jill Santopolo

Aqui temos um romance romântico aos moldes de Um Dia, com encontros ocasionais ao longo de anos e muita paixão. Os protagonistas são Lucy e Gabe, dois jovens que se conhecem e se apaixonam num dos dias mais tristes para a história da humanidade contemporânea: o 11 de setembro. O fato dos dois serem moradores de Nova York só aumenta o impacto que aquele encontro teve em um momento tão trágico, e entrelaça suas histórias para sempre.

Foto: Divulgação/ Profano Feminino

Depois disso o destino se encarrega de separar seus caminhos, levando Gabe a ser um premiado fotógrafo de guerra, e Lucy uma mulher bem sucedida com uma família formada. Mas, pelos 13 anos que esse romance corre, um nunca saiu da mente do outro e, ocasionalmente, há encontros que reavivam todos os sentimentos que existem entre os dois.

A Luz que Perdemos é uma história para se apaixonar, se emocionar e acreditar na força do amor. Prepare um lencinho para conhecer esses protagonistas.

 

Perdão, Leonard Peacock, de Matthew Quick

Foto: divulgação/Amazon

Esse livro maravilhoso foi escrito pelo mesmo autor de O Lado Bom da Vida, e usa o enredo melancólico para conquistar o leitor.

Leonard é um jovem com um trauma terrível, com uma família disfuncional e com uma depressão crescente que se torna inevitável. Agoniado para se ver livre dos seus problemas emocionais, ele faz um plano perfeito para se despedir das pessoas que ama, completamente ciente de que quer partir dessa para uma melhor.

Quando ele está prestes a terminar com tudo, ele pede ajuda para a única pessoa que pode ajudá-lo: seu professor de história.

Perdão, Leonard Peacock é um livro lindo, com uma lição de vida apaixonante e com ensinamentos e observações que valem para toda uma vida. Sua narrativa inspira e, mesmo que ele pareça tenso demais para ser lido nessa época do ano, a verdade é que ele conquista em qualquer momento, e conecta o leitor com experiências importantes e reflexões críticas. A gente promete que você não vai sentir peso nenhum com esse enredo tão delicado e reflexivo.

 

O Livro dos Baltimore, de Joël Dicker

Para os fãs de um bom thriller, Joël Dicker pode ser seu novo autor favorito, já que o suíço é responsável pelos best-sellers A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert e O Enigma do Quarto 622, que fizeram sucesso nas prateleiras de livrarias nos últimos dois anos. Porém, a dica de hoje é levemente diferente.

O Livro dos Baltimore conta a história dos primos de Marcus Goldman, o escritor responsável por contar essa história e por investigar o Caso Harry Quebert, no outro livro. O personagem é uma espécie de alter ego do autor.

Foto: Divulgação/ Intrínseca

Aqui, acompanhamos a vida de uma família que tinha tudo para prosperar, com muito amor, carinho e dinheiro. Mas que, com o passar dos anos, acaba tendo suas estruturas abaladas, de formas irreversíveis. Em suas 416 páginas, o leitor se torna um membro agregado da família Baltimore, se alegra com suas vitórias e chora com suas dores. 

 

Cinco Júlias, de Matheus Souza

Foto: divulgação/Amazon

Cinco Júlias é uma aventura jovem que reúne cinco meninas chamadas Júlia em um cenário social inusitado.

Depois de um site vazar as conversas privadas de todas as redes sociais existentes, o mundo inteiro entra em colapso e só deixa uma alternativa para as cinco protagonistas do livro: fugir.

Elas não se conhecem, mas decidem embarcar, unidas, em uma jornada de tempo off-line, saindo do Rio de Janeiro e rumando a São Paulo, para encontrar o pai da Júlia 1.

O livro todo tem uma narrativa compartilhada em cinco tipos diferentes de abordagem, e divide o protagonismo entre elas, debatendo temas como sexualidade, amadurecimento, luto e relações familiares e românticas, além de caráter e expectativa de vida.

E olha que essa dica é nacional, então não perde a oportunidade e corre para conhecer esse livro divertido e espirituoso.

 

O Clube do Crime das Quintas-Feiras, de Richard Osman

O Clube do Crime das Quintas-Feiras é uma comédia perfeita, com leves toques de investigação criminal, para ser lida em poucos dias. O enredo gira em torno de um grupo de idosos moradores de uma casa de repouso em uma cidade pequena no interior da Inglaterra. 

Foto: Divulgação/ Intrínseca

Graças às suas profissões anteriores à aposentadoria e ao espírito curioso, esses personagens decidem formar um clube de investigação de casos antigos, como diz o próprio nome. Até que um assassinato real gera uma busca extraoficial e rigorosa acerca do culpado.

O livro é diferente de tudo já escrito, apesar de abordar crimes e processos amadores de investigação. O fato de existirem protagonistas distantes da faixa etária comum enche o romance de bom humor e muitas lições. 

 

O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Foto: divulgação/Amazon

Sabemos que O Pequeno Príncipe é um clássico emocionante sobre sutileza, imaginação e liberdade, e como tal se prova um manifesto pelo direito de amar e cultivar a criança que existe em todos nós.

Clássico ou não, é fato que o livro não é lido por todo mundo, e existem milhares de pessoas que ainda não o leram, e estão perdendo todas aquelas lindas referências sobre os pequenos detalhes da vida que esbarramos, hora ou outra, nas redes sociais.

Bom, se você também já leu, não tem problema: a época de festas é sempre boa para reviver a nossa infância.

O livro conta sobre um piloto de avião que caiu em pleno deserto e, por lá, se deparou com um principezinho pidão, que só queria um desenho de um carneiro para levar para o seu asteroide, porque estava cansado de viver sozinho com sua única rosa.

A narrativa é linda e nostálgica, e revive muitos dos nossos sonhos preferidos da infância, além de ser fácil de ler em um único dia. Recomendamos O Pequeno Príncipe de todo coração, seja para uma primeira leitura ou para uma releitura afetuosa.

 

Vem contar pra gente se algum desses já estava na sua maratona literária de fim de ano! Estamos curiosas para saber as suas respostas lá nas redes sociais: Insta, Face e Twitter. Acompanhe a gente e saiba tudo sobre o mundo do entretenimento! 

 

*Arte da foto de destaque: Divulgação/ Entretetizei

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!