A Very Laufey Day começou dia 10 de setembro, revelando o visualizer de Lovesick
Bewitched, o aguardado novo álbum da artista, compositora, produtora e multi-instrumentista sino-islandesa Laufey, radicada em Los Angeles, está disponível via AWAL.
O single de maior sucesso do álbum, From The Start, teve uma ascensão meteórica desde seu lançamento. Superou 1 milhão de streams em menos de 24 horas após o lançamento e continua acumulando 1.75 milhão de streams por dia em DSPs, com 120 milhões de streams globais até o momento. From The Start é atualmente a música de jazz mais ouvida no mundo. Assista o visualizer da nova faixa foco Lovesick:
No dia 10 de setembro, fãs de todo o mundo foram convidados a desfrutar de A Very Laufey Day– um dia inspirado em Laufey com curadoria e adaptado à sua cidade. Os fãs foram incentivados a sair e realizar diversas atividades escolhidas a dedo em cada mercado, juntamente com uma lista de verificação mais ampla que pode ser concluída em qualquer lugar do mundo.
São Paulo foi uma das cidades escolhidas: “O Brasil tem um lugar especial no meu coração. Astrud Gilberto, Jobim – alguns dos meus maiores heróis vêm do Brasil, então queria compartilhar com todos vocês como seria meu dia perfeito em São Paulo. Compartilhe suas aventuras ao longo do dia com #AVeryLaufeyDay para que eu possa acompanhar também.”.
Cada atividade é combinada com uma música do álbum emparelhada com um prompt e direcionada para uma galeria central localizada em https://averylaufeyday.com/.
Laufey celebrará o álbum na estrada com The Bewitched Tour, que esgotou em minutos. A turnê fará paradas em locais icônicos em toda a América do Norte, incluindo duas noites no Fillmore de São Francisco, Thalia Hall de Chicago, Town Hall de Nova York e Teatro de Los Angeles no Ace Hotel.
A apresentação de Laufey no The Ford em 16 de setembro com a Filarmônica de Los Angeles também está esgotada, e ela deve se apresentar no Kennedy Center com a Orquestra Sinfônica Nacional (EUA) no dia do lançamento.
Laufey (pronuncia-se lāy-vāy) está tentando preencher a lacuna entre o passado e o presente, os livros de história e as mídias sociais, a sala de concertos de Reykjavik e o bar de Los Angeles, escrevendo, gravando e apresentando sons que são verdadeiramente atemporais, inspirado por grandes nomes e mestres do jazz, ao mesmo tempo em que possui um ponto de vista que só poderia ser transmitido por uma jovem de vinte e poucos anos do século XXI.
A cantora explica: “Como musicista, meu objetivo é trazer o jazz e a música clássica para minha geração por meio de um caminho mais acessível”.
Criada entre Reykjavík e Washington, D.C. com visitas anuais a Pequim, a artista sino-islandesa cresceu tocando violoncelo e piano, e ficou viciada nos padrões do jazz de Ella Fitzgerald depois de vasculhar a coleção de discos de seu pai.
Em 2020, quando ainda era estudante na Berklee College of Music, Laufey lançou seu single de estreia Street by Street, que alcançou o topo das paradas de rádio islandesas. Após o lançamento de seu EP Typic of Me de 2021, Laufey foi eleita melhor artista revelação em jazz e blues no Icelandic Music Awards e apresentou seu próprio programa na BBC Radio 3/BBC Sounds.
Em 2022, Everything I Know About Love foi primeiro colocado na parada de jazz da Billboard e Laufey foi a artista de jazz com mais streams no Spotify, contando hoje com 700 milhões de streams em todas as plataformas.
Ouça a entrevista de Laufey no Morning Edition da NPR aqui e confira mais elogios para Bewitched abaixo:
“Laufey é o prodígio viral islandês que leva o jazz à geração Z” Vogue
“música poética delicada” NPR MUSIC
“…uma coleção maravilhosa de um novo talento especial.” FORBES
“O deslumbrante segundo álbum da estrela sino-islandesa- é confiante e musicalmente ambicioso, fundindo jazz, pop e composição clássica moderna” NME
“As 14 músicas do álbum de estreia da cantora e violoncelista islandesa de 24 anos foram feitas para esse tipo de romance desenfreado, que parece que só pode ser encontrado nas comédias românticas douradas do passado e nos estalos dos discos de jazz – o que ela quer trazer de volta para sua geração.” NYLON
“Com Bewitched, a cantora islandesa Laufey está deixando os neófitos do jazz fascinados” GRAMMY
“…ultrapassa os limites do que a música pop pode ser de uma forma incrivelmente criativa…” UPROXX
“Apesar de ser um rosto relativamente novo na música, Laufey causou bastante impacto. A cantora-compositora islandesa mistura habilmente pop, jazz e elementos clássicos. A julgar pela trajetória de sua carreira até agora, ela provavelmente permanecerá por aí por um tempo.” American Songwriter
Você já conhecia a Laufey? Nos contem por aqui! Sigam o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para ficar por dentro de outras notícias!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/For Music