De Lady Gaga a Black Pink, confira uma lista com os melhores documentários sobre artistas musicais
Se você é apaixonado por música e adora mergulhar nos bastidores da indústria musical, prepare-se para uma maratona de documentários imperdíveis! A equipe do Entretê selecionou seis obras cinematográficas que oferecem uma visão única sobre alguns dos artistas e movimentos mais icônicos da história da música. Então, pegue sua pipoca, ajuste o volume e embarque nessa viagem fascinante pelo universo da música!
1. Gaga: Five Foot Two
O documentário Gaga: Five Foot Two foi lançado em 2017 e é um mergulho profundo na vida e rotina da cantora e compositora norte-americana Lady Gaga. Com direção do artista visual Chris Moukarbel, a produção documenta eventos acerca da produção e do lançamento do quinto álbum de estúdio da cantora, Joanne (2016), e de sua apresentação no intervalo do Super Bowl, que aconteceu em 5 de fevereiro de 2017. No documentário, Gaga abre seu coração, compartilhando sua luta contra a fibromialgia e revelando detalhes e polêmicas sobre sua carreira. Imperdível!
2. Chorão: Marginal Alado
Com direção de Felipe Novaes, Chorão: Marginal Alado (2021) jogou luz sobre a vida incrível e turbulenta do lendário músico brasileiro Chorão, o coração por trás da banda Charlie Brown Jr. Lançado oficialmente em 2021, o filme teve sua premiere na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2019. A produção conta com depoimentos de gigantes como Zeca Baleiro e João Gordo, e é uma explosão de emoções e memórias, levando o telespectador para uma viagem nostálgica cheia de risos, lágrimas e muita música boa. Prepare o coração!
3. Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem
Lançado em 2020, Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem é uma produção da Netflix em parceria com o Laboratório Fantasma. O documentário mescla animações, entrevistas e cenas dos bastidores do álbum Amarelo (2019), vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa em 2020. Ao mesmo tempo, a produção resgata a história da cultura e dos movimentos negros no Brasil nos últimos 100 anos. Nas palavras do rapper, “o documentário joga luz numa parte da história que foi invisibilizada e a que nem os próprios brasileiros tiveram acesso”. Essencial!
4. What Happened, Miss Simone?
What Happened, Miss Simone? (2015) é uma jornada através do tempo e da música com Nina Simone, pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Com direção de Liz Garbus, o documentário nos presenteia com uma riqueza de material inédito, desde gravações até imagens raras e diários pessoais. Boa parte do acervo foi cedido pela família de Nina, tendo à frente sua filha, Lisa Simone Kelly. Tudo isso para traçar um painel da artista que marcou o soul e lutou radicalmente contra o racismo. Lendária!
5. The Beatles:Get Back
A série documental The Beatles: Get Back (2021) conta com direção e produção de Peter Jackson e foi lançada no Disney+. Ela cobre a produção do álbum de 1970 dos Beatles, Let It Be, que tinha o título provisório de Get Back. A série tem uma duração total de quase oito horas, consistindo em três episódios entre duas e três horas, e apresenta de forma maestral o processo criativo do grupo. Para deixar o projeto ainda mais especial, Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono e Olivia Harrison atuam como co-produtores. Não precisamos dizer mais nada, certo?
6. Black Pink: Light Up the Sky
Em Blackpink: Light Up the Sky (2020), acompanhamos a árdua jornada dos sonhos e provações por trás da ascensão meteórica do grupo feminino sul-coreano. Com direção de Caroline Suh, o documentário conta com vídeos de treinamentos do quarteto, entrevistas e bastidores da vida pessoal das integrantes do maior girl group do mundo. Além disso, a produção apresenta informações sobre como funciona a indústria do K-pop, com a visão das meninas sobre o processo de trainee que as preparou para a estreia do grupo. Nós amamos!
Então, quais desses documentários você ficou com vontade de assistir? Conte pra gente! Aliás, para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só nos seguir lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
Leia também: Novo documentário de JLo traz reflexões ao longo de seus 20 anos de carreira
Texto revisado por Karollyne de Lima