Categorias
Cinema Entretenimento Notícias

Todos Nós Desconhecidos não é um romance qualquer

Em cartaz nos cinemas, filme levanta questões sobre luto, aceitação e o processo de cura

Todos Nós Desconhecidos (All of Us Strangers) acompanha Adam (Andrew Scott), um escritor que leva uma vida monótona em Londres. Após um encontro casual com Harry (Paul Mescal), seu vizinho misterioso, ele vê seu cotidiano ser balançado, e passa a se sentir perdido. À medida que os dois se aproximam, Harry é levado de volta à sua infância, onde descobre que seus pais, já falecidos, ainda estão vivos e aparentam ter a mesma idade do dia em que morreram, há mais de 30 anos.

O longa é escrito e dirigido pelo cineasta britânico Andrew Haigh (A Rota Selvagem, 2017), e não é apenas um romance clichê qualquer. O filme mostra como o amor é capaz de curar até as feridas mais profundas. Quer saber o porquê?

Andrew Scott em Todos Nós Desconhecidos
Foto: divulgação/Searchlight Pictures
Mensagem sobre o luto

Em uma noite de Natal, os pais de Adam saíram de casa e nunca mais voltaram. Mais de 30 anos depois, o personagem de Andrew Scott (Fleabag, 2016-2019) anda lado a lado ao fantasma do luto, que de tanto o perseguir já se tornou parte dele. “As memórias nos definem, elas definem o que nos tornamos, nosso caráter – tanto para o bem quanto para o mal. Mergulhei fundo nas minhas memórias de crescimento. Foi um experimento doloroso, mas catártico”, comenta Andrew Haigh, diretor do longa. “De muitas maneiras, o filme é sobre como você integra a dor emocional em sua vida. Essa dor nunca vai desaparecer, sempre vai encontrar um esconderijo, mas isso não significa que você não possa seguir em frente”, acrescenta.

O personagem Adam com seus pais
Foto: divulgação/Searchlight Pictures
Quando chega a aceitação

A morte repentina dos pais de Adam impossibilitou não apenas a conexão que ele poderia desenvolver com eles, mas também a chance de Adam mostrar quem ele realmente era. Em Todos Nós Desconhecidos, o protagonista tenta recuperar o tempo perdido, compartilhando com seus pais as dores e os anseios, além de ir em busca da aceitação que sempre desejou. Sobre o assunto, o diretor explica: “Adam está ansioso para ver seus pais novamente – e para ser conhecido por eles. Talvez encontrá-los novamente traga conforto e um fechamento após a terrível perda.”

Cena de Todos Nós Desconhecidos
Foto: divulgação/Searchlight Pictures
Pode o amor curar feridas?

À medida que Adam e Harry se aproximam, o personagem de Andrew Scott tenta se conectar com seus pais e curar feridas que o tempo não sarou. Após anos, ele enfim se sente amado pela primeira vez, e consegue se entregar para uma paixão intensa e pura, como nunca antes. “Ver Adam e Harry se conectando parece muito autêntico, real e apaixonado. Eles gostam um do outro”, explica Paul Mescal (Aftersun, 2022). “Ambos são fundamentalmente pessoas muito boas, mas se sentem muito isolados e o filme é essencialmente sobre encontrar conexão. Eles se conectam de forma verdadeira em um mundo que parece impessoal e frio”, finaliza.

Paul Mescal e Andrew Scott
Foto: divulgação/Searchlight Pictures

Para o diretor do filme, Todos Nós Desconhecidos vai muito além da relação entre duas pessoas: “Todos nós fomos crianças e a maioria vai perder os pais primeiro. Muitos de nós seremos pais e teremos filhos que se tornarão adultos em um piscar de olhos. Muitos de nós encontraremos e perderemos e, esperançosamente, encontraremos o amor novamente, mesmo que ele não dure uma eternidade. E todos nós entendemos a complexidade e a importância dessas relações. Espero que, quando o público sair do cinema, sinta mais do que qualquer coisa o poder do amor”.

Todos Nós Desconhecidos já está em cartaz nos cinemas.

 

E aí, vai assistir ao filme? Então conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos siga para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo do entretenimento.

Leia também: Crítica | Vidas Passadas e a certeza de que não temos o controle de tudo

 

Texto revisado por Kalylle Isse

Categorias
Entretenimento Música Notícias

Forget About Us: ouça o trecho da nova música de Perrie

O single faz parte do primeiro álbum solo da cantora e ainda não tem data de lançamento

 A cantora britânica Perrie Edwards divulgou nesta quinta (14) uma prévia do seu primeiro single solo Forget About Us. O anúncio foi feito através de um vídeo nas suas redes sociais, em que a artista aparece cantando e dançando ao som da música.

Ainda sem data de estreia, o single foi descrito como uma mistura dos estilos de Katy Perry e Kelly Clarkson e perfeito para cantar em plenos pulmões com as amigas. A canção também é coescrita com o cantor e compositor britânico Ed Sheeran. Veja o vídeo abaixo:

Se esqueça de nós

Ainda nesta semana, a artista divulgou a capa do primeiro single de seu álbum. A letra fala sobre um amor passado, no qual Perrie lembra de momentos que passou  junto de quem amava. Apesar de já terem encontrado outros amores, ela deseja que nenhum deles se esqueça sobre o outro. Confira a letra completa:

Here’s the truth of it

I don’t want you ever to forget about us

In the front seat, listening to songs that made you think about me

Bonfire smoke on your hoodie that I stole from your flat

No, I’d never give it back but

I don’t want you ever to forget about us

I knew we were never perfect but I think about the life we never had

Yeah we both found different love, now we’re moving on

Let’s leave it buried where it was but

I don’t want you ever to forget about us

Forget about us

Letra traduzida:

Essa é a verdade

Eu não quero que você se esqueça de nós

No banco da frente, ouvindo músicas que fazem você pensar em mim

Fumaça de fogueira no moletom que roubei do seu apartamento

Não, eu nunca o devolverei, mas

Eu não quero que você se esqueça de nós

Sabia que não éramos perfeitos, mas ainda penso sobre a vida que nunca tivemos

Sim, ambos encontramos amores diferentes, agora estamos seguindo em frente

Vamos deixar enterrado onde isso estava, mas

Eu não quero que você se esqueça de nós

Se esqueça de nós 

Estão ansiosos para a nova música da Perrie? Siga as redes sociais do Entretetizei – Instagram, Facebook, Twitter – e conta a sua opinião pra gente!

Leia mais: Perrie Edwards traz influências R&B e colaborações de peso em seu primeiro álbum solo

Texto revisado por Michelle Morikawa

 

Categorias
Cinema Notícias

Uma Família Feliz, adaptação do livro de Raphael Montes ganha trailer

Suspense brasileiro é estrelado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini

Prepare-se pois esse filme promete! Uma Família Feliz, 15º longa-metragem dirigido por José Eduardo Belmonte e protagonizado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini, acaba de ganhar o primeiro trailer. Confira:

A história original e o roteiro do longa são do escritor Raphael Montes (Bom dia, Verônica), que também estreia como diretor assistente e que também deu origem ao livro homônimo, que chega às livrarias nesta quarta-feira, 13 de março, pela Companhia das Letras.

Sinopse
Filme Uma Família Feliz
Foto: divulgação/Pandora Filmes

Eva acabou de dar à luz o seu terceiro filho e se depara com a angústia de uma depressão pós-parto em meio a uma vida burguesa supostamente perfeita. O ar tranquilo de sua família feliz é invadido por acontecimentos estranhos quando suas filhas gêmeas aparecem machucadas. 

É então que Eva é acusada e retaliada pela comunidade. Isolada e questionada por seu próprio marido, ela precisa superar sua fragilidade para provar sua inocência e reestruturar sua família.  

“Fazer filme de gênero no Brasil, como esse suspense, ainda não é muito comum. Curti todo o processo, a equipe de talentos, e o fato de os personagens terem um mundo interno que tentam esconder o tempo todo”, comenta Gianecchini, que interpreta Vicente no longa.  

Uma Família Feliz é um suspense dramático que, através das chaves do suspense e do terror, trata dos dramas da maternidade e das pressões sociais. 

Com produção da Barry Company, em coprodução com a Globo Filmes e Telecine, e distribuição da Pandora Filmes, o longa estreia em 4 de abril nos cinemas.

Gostou do trailer? Conta pra gente! E siga as redes sociais do EntretetizeiInstagram, Facebook, Twitter – para mais conteúdos sobre cinema e entretenimento.

Leia também: Anatomia de uma Queda e Zona de Interesse: datas de estreia no streaming são divulgadas

 

Texto revisado por Luiza Carvalho.

Categorias
Entretenimento Eventos Notícias

BIG Festival e Gamescom criam a Gamescom Latam no Brasil

O maior evento de games do mundo terá sua primeira edição na América Latina, em São Paulo, trazendo o melhor do mundo dos jogos eletrônicos.

Gamescom
          Foto: reprodução/Gamescom

O Gamescom acontecerá de 26 a 30 de junho, criando uma oportunidade única para os fãs de jogos e para a indústria de entretenimento digital do Brasil, da América Latina e do mundo. A fim de torná-lo o maior festival de games da América Latina, a Gamescom Latam vai se fundir com o BIG Festival, que reuniu um público de 50 mil pessoas em 2022.

O novo evento se soma à família de formatos já existentes da Gamescom — a original, em Colônia, na Alemanha, e a Gamescom Asia, que acontece em Cingapura. A parceria é resultado da união de quatro nomes conhecidos do mundo dos games e do entretenimento: 

  • Koelnmesse, um dos principais organizadores de feiras do mundo, incluindo a Gamescom em Colônia e em Cingapura;
  • Game, a Associação Alemã da Indústria de Jogos, que reúne todo o ecossistema de videogames;
  • BIG Festival, o maior festival de games da América Latina;
  • Omelete Company, líder no segmento de cultura pop no Brasil e criador da CCXP, maior comic con do mundo, e da Game XP, maior game park do mundo.

Estamos muito animados para trazer a Gamescom para o Brasil junto com nossos parceiros. A América Latina, e especialmente o Brasil, são mercados emergentes empolgantes: a comunidade e a indústria de jogos estão crescendo fortemente, e a Gamescom Latam está pronta para se tornar a casa de ambos, bem como de muitos convidados do mundo todo”, disse Felix Falk, diretor administrativo da Game.

A Gamescom Latam

Data: 26 a 30 de junho de 2024

Local: São Paulo Expo

O evento, de acordo com Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, irá consolidar o mercado de games no Brasil e será “o maior evento da América Latina”.

A Gamescom terá apoio estratégico dos governos estadual e municipal de São Paulo, que valorizam a importância dos games na cultura e economia atual.

Vai participar do maior evento de jogos eletrônicos da América Latina? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê — Insta, Face e Twitter — e nos siga para ficar por dentro das novidades do mundo dos games!

Texto revisado por Michelle Morikawa

Categorias
Sem categoria

Mais de 40 BL’s para quem é fã de K-dramas

A lista conta com dramas de boys love lançados a partir de 2020

O setor de K-dramas tem visto um grande aumento de dramas BL (Boys Love) nos últimos anos, com a produção de mais de 40 deles desde 2020. Para os fãs do gênero ou para aqueles que estão interessados em assistir a mais dramas coreanos BL, aqui está uma lista definitiva de dramas para assistir até enjoar, e com sérios riscos de viciar:

Onde Seus Olhos se Prolongam (2020)
Foto: reprodução/IMDb

Where Your Eyes Linger, ou Onde Seus Olhos se Prolongam,  é sobre Han Tae Joo (Han Gi Chan), de uma rica família chaebol, e Gang Gook (Jang Eui Soo), seu guarda-costas não oficial, que são amigos há 15 anos, até perceberem seus sentimentos crescentes um pelo outro.

Onde assistir: Viki

Mr. Heart (2020)
Foto: reprodução/IMDb

Mr. Heart reúne o velocista Sang Ha (Han Se Jin) e o maratonista Jin Won (Cheon Seung Ho) com personalidades opostas. Apesar de não se darem bem no início, eles acabam encontrando o caminho para o coração um do outro.

Onde assistir: Viki

Desejo A Você : Sua Melodia Do Meu Coração (2020)
Foto: reprodução/IMDb

O cantor de espírito livre Kang In Soo (Kang In Soo) aceita uma oferta do tecladista Yoon Sang Yi (Lee Sang) para participar do projeto de descoberta de novatos de sua empresa. Como os dois vivem e trabalham juntos, seu relacionamento cresce e novos sentimentos começam a florescer.

Onde assistir: Viki

Color Rush (2020) e Color Rush 2 (2022)
Foto: reprodução/IMDb

Color Rush conta a história de Yeon Woo (Yoo Jun), um mono que vê o mundo em tons de cinza até conhecer sua alma gêmea sonda, Yoo Han (Hur Hyun Jun), que faz seu mundo explodir em cores. Na segunda temporada, Se Hyun (Hyuk do VIXX) ajuda Yeon Woo a procurar sua mãe e Yoo Han, que desapareceram.

Onde assistir: Viki

Para Minha Estrela (2021) e Para Minha Estrela 2 (2022)
Foto: reprodução/IMDb

O popular ator Kang Seo Joon (Son Woo Hyun) envolve-se em uma grande controvérsia e acaba se escondendo na casa do jovem chef Han Ji Woo (Kim Kang Min). Os dois tentam superar suas diferenças de personalidade e obstáculos externos para encontrar um final feliz juntos.

Onde assistir: Viki

You Make Me Dance (2021)
Foto: reprodução/IMDb

Song Shi On (Choo Young Woo) é um estudante universitário com especialização em dança contemporânea que foi expulso de casa. Ele acaba morando com Jin Hong Seok (Won Hyung Joon), e eles criam um vínculo estreito que se torna romântico.

Onde assistir: Viki

Nobleman Ryu’s Wedding (2021)
Foto: reprodução/IMDb

Quando a irmã de Ki Wan (Han Se Jin) sai de casa para fugir do casamento arranjado, ele se veste como a irmã e participa do casamento no lugar dela. Kang In Soo interpreta Ho Seon, o marido do casamento arranjado.

Luz em Mim (2021)
Foto: reprodução/IMDb

Luz em Mim é sobre o estudante solitário do ensino médio Woo Tae Kyung (Lee Sae On) que entra para o conselho estudantil, com membros como Noh Shin Woo (Kang You Seok), Shin Da On (Choi Chan Yi) e Namgoong Shi Woon (Ko Woo Jin), e acaba conhecendo seu primeiro amor.

Onde assistir: Viki

Peach of Time (2021)
Foto: reprodução/IMDb

Nessa co-produção coreana-tailandesa, o jovem tailandês Peach (Karn Kritsanaphan) visita a Coreia e percebe que seu amigo coreano Yoon Oh (Choi Jae Hyun) é um fantasma. Peach ajuda Yoon Oh a descobrir a verdade por trás de sua morte.

A Saborosa Flórida (2021)
Foto: reprodução/IMDb

O calouro universitário Seo Hae Won (Cha Woo Min) se muda para uma casa de hóspedes e consegue um emprego de meio período no restaurante da cobertura. Embora o dono do restaurante, Baek Eun Gyu (Yoo Hwan), pareça ter um problema sério com Hae Won, ele acaba se apaixonando por ele.

Onde assistir: Viki

Meu Doce Querido (2021)
Foto: reprodução/IMDb

Yoon Do Gun (Lee Chan Hyung) é chef do Laura Dining, mas entra em conflito com o proprietário do restaurante quando este contrata Choi Jung Woo (Jang Eui Soo), que copia as receitas de outras pessoas em vez de desenvolver as suas próprias. Embora os chefs comecem com o pé esquerdo, eles passam a desenvolver um romance improvável.

Onde assistir: Viki

Pintando com Você (2021)
Foto: reprodução/IMDb

Eun Ho (Jun, do A.C.E.), estudante do ensino médio dos dias atuais, é inesperadamente atraído de volta ao passado e conhece o príncipe herdeiro deposto Lee Heon (Yoo Hyun Woo). Logo Eun Ho começa a perceber que ele pode ser a única chance de sobrevivência de Lee Heon.

Onde assistir: Viki

Atrás do Corte (2021)
Foto: reprodução/IMDb

Ki Jin (Bum Jun) sonha em se tornar um designer de moda mundialmente famoso, mas está lutando para encontrar o caminho certo. Um dia, ele se depara com Yeong Woo (Eom Se Ung), um entregador de meio período sempre otimista que não tem um sonho.

Onde assistir: Viki

Lábios Adoráveis (2022)
Foto: reprodução/IMDb

O vampiro Kim Jun Ho (Kim Ji Woong) sabe que a única maneira de acabar com sua imortalidade e se tornar humano é beber o sangue de um humano de sangue puro. À beira de perder as esperanças, Jun Ho fica chocado ao cruzar com Choi Min Hyun (Yoon Seo Bin), um humano que possui o sangue raro.

Onde assistir: Viki

Primeiro Amor, Novamente (2022)
Foto: reprodução/IMDb

Em sua terceira vida, Yeon Seok (Jin Gun) descobre que Ha Yeon, a mulher por quem se apaixonou em sua primeira vida há 300 anos, retornou como homem (Jeon Chang Ha). Yeon Seok não quer ter nada a ver com a nova Ha Yeon, mas como os dois são forçados a ficar juntos por causa do trabalho, as coisas entre eles começam a mudar lentamente.

Onde assistir: Viki

Semantic Error (2022)
Foto: reprodução/IMDb

O estudante de ciência da computação Chu Sang Woo (Jaechan, do DKZ) é designado para um projeto em grupo, mas quando os outros membros do grupo o deixam fazendo todo o trabalho, ele remove todos os nomes deles. Um dos membros de seu grupo, o popular estudante de design Jang Jae Young (Park Seoham), o procura com o plano de atormentá-lo.

Onde assistir: Viki

Flores de Cerejeira Depois do Inverno (2022)
Foto: reprodução/IMDb

Depois que seus pais falecem, Seo Hae Bom (Ok Jin Uk), de sete anos, vai morar com uma família adotiva que tem um filho da mesma idade que ele, chamado Jo Tae Sung (Kang Hee). Quando eles acabam na mesma classe do ensino médio, começam a passar mais tempo juntos do que nunca.

Onde assistir: Viki

Blueming (2022)
Foto: reprodução/IMDb

O representante do departamento de cinema, Si Won (Kang Eun Bin), que sempre tem que se esforçar ao máximo para conseguir tudo, é muito incomodado por Da Woon (Jo Hyuk Joon), um colega estudante de cinema que é naturalmente popular e nasceu em uma família famosa da indústria cinematográfica.

Ah! Pensão (2022)
Foto: reprodução/IMDb

Sul Won (Shin Young Seok) é encarregado da pensão de sua mãe e se depara com uma situação perigosa logo no primeiro dia. O morador da pensão e professor do ensino médio, Kim Chul Soo (Im Sung Kyun), vem em seu socorro, e Sul Won começa a elaborar um plano para expressar sua gratidão.

Onde assistir: Viki

Ocean Likes Me (2022)
Foto: reprodução/IMDb

Han Ba Da (Han Gi Chan) realiza o sonho de sua vida de abrir um restaurante à beira-mar, mas se vê diante de uma série de novos problemas. Ele então conhece Tommy (HOLLAND), um músico fracassado sem futuro e sem ideia do que fazer em seguida.

Onde assistir: Viki

Aula de Amor (2022)
Foto: reprodução/IMDb

Em uma aula universitária, os alunos são divididos em casais para um projeto sobre o amor, e Cha Ji Woo (Han Hyun Jun) acaba fazendo par com Lee Ro Ah (Kim Tae Hwan), um veterano alto e confiante que ele nunca conheceu antes. Enquanto trabalham juntos, sentimentos inesperados começam a se desenvolver.

Onde assistir: Viki

Spring of Crush (2022)
Foto: reprodução/IMDb

Para escapar da obsessão de Min Seo Yoon (Woo Tae Ha), Sal Byeol (Kim Song) disfarça sua identidade como Choi Hye Sung, a terceira filha da família Choi, e arranja um casamento com Geum Sung (Yoo Young Jae). Aos poucos, Geum Sung começa a se apaixonar por Hye Sung.

Mais Uma Chance (2022)
Foto: reprodução/IMDb

Shin Jae Woo (Moon Ji Yong) é um homem que é assombrado por suas lembranças dolorosas. Ele sonha em poder, de alguma forma, voltar os ponteiros do tempo e mudar seu destino — e o destino de Kang Ji Hoon (Lee Hyun Jun), por quem se apaixonou em 2007. 

Onde assistir: Viki

Roommates of Poongduck 304 (2022)
Foto: reprodução/IMDb

O chaebol de terceira geração Ji Ho Joon (Kim Ji Woong) é expulso de sua casa e passa a viver na Poongduck Villa. As coisas se complicam quando ele percebe que o proprietário da Poongduck Villa, Seo Jae Yoon (Yoon Seo Bin), trabalha na empresa de sua família e é designado para sua nova equipe.

Onde assistir: Viki

Choco Milk Shake (2022)
Foto: reprodução/IMDb

Jung Woo (Go Hojung) perde sua família e seus animais de estimação em um acidente, mas seu cachorro de estimação Choco (Lee Jae Bin) e seu gato de estimação Milk (Kim Sung Hyuk) aparecem um dia reencarnados como homens adultos. Eles começam a viver juntos novamente, mas o relacionamento entre eles começa a mudar.

Romance com Final Feliz (2022)
Foto: reprodução/IMDb

O autor de best-sellers Kim Jung Hyun (Leo, do VIXX) tem um comportamento arredio e uma personalidade difícil, mas revela seu lado gentil e carinhoso somente quando está com o escritor Cha Jung Woo (Karam). Os dois se envolvem em um triângulo amoroso com o CEO da editora Han Tae Young (Ha Jong Woo).

Onde assistir: Viki

Ah! Meu Assistente (2022)
Foto: reprodução/IMDb

O escritor de webtoon Seon Ho (Song Seung Hyun, de FTISLAND) contrata Mu Young (Ko Chan Bin) como seu novo assistente, mas acontece que ele é, na verdade, o maior fã de Seon Ho. As faíscas começam a voar e as coisas se complicam quando Jun Seok (Lee Do Ha) também entra em cena.

Onde assistir: Viki

O Novo Funcionário (2022)
Foto: reprodução/IMDb

Com vinte e poucos anos, Seung Hyun (Moon Ji Yong) consegue o estágio dos seus sonhos e acaba trabalhando sob o comando do frio gerente viciado em trabalho, Jong Chan (Kwon Hyuk). Por mais que tente, ele parece não conseguir escapar da presença de Jong Chan.

Onde assistir: Viki

The Director Who Buys Me Dinner (2022)
Foto: reprodução/IMDb

Min Yoo Dam (Park Young Woon) é um diretor de empresa que passou por quatro encarnações e se lembra de todas as suas vidas passadas, enquanto Seol Dong Baek (Park Jung Woo) é um novo funcionário que foi amaldiçoado e só pode continuar vivo namorando Min Yoo Dam.

Individual Circumstances (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Ha Yeon Woo (Han Jung Wan) é um diretor de cinema que caiu em um marasmo, enquanto Sung Woo Jae (Kang Jun Kyu, de MYNAME) é um famoso escritor de web novelas que lida com as feridas deixadas por seu primeiro amor. Quando os dois se encontram depois de muito tempo, começa um romance apaixonado.

Onde assistir: Viki

Todas as bebidas (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Han Ji Yu (Kim Joon Hyung) trabalha na equipe de marketing de uma empresa produtora de álcool, enquanto o chef Park Ki Hoon (Won Do Hyun) nega a oferta para ajudar a promover a empresa porque odeia álcool. Han Ji Yu começa a trabalhar no restaurante de Park Ki Hoon para tentar convencê-lo.

Onde assistir: Viki

Nossa Simulação de Namoro (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Lee Wan (Lee Jong Hyuk) e Shin Ki Tae (Lee Seung Gyu) eram melhores amigos no ensino médio, mas se afastaram depois que Lee Wan confessou seus sentimentos românticos por Shin Ki Tae. Sete anos depois, os dois se reencontram quando Lee Wan aparece em uma entrevista de emprego para a empresa de jogos da qual Shin Ki Tae é gerente.

Onde assistir: Viki

Unintentional Love Story (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Ji Won Young (Gongchan do B1A4) é um funcionário de uma grande empresa que precisa conquistar o coração do artista de cerâmica Yoon Tae Joon (Cha Seo Won), o artista favorito do presidente da empresa, para voltar ao trabalho depois de correr o risco de ser demitido.

Um Ombro Para Chorar (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Lee Da Yeol (Jaehan, do OMEGA X) é um estranho na escola que sonha em se tornar um arqueiro, mas um encontro inoportuno com o popular aluno Jo Tae Hyun (Yechan, do OMEGA X) coloca em risco sua bolsa de estudos. Da Yeol não suporta Tae Hyun, mas quanto mais tempo eles passam juntos, mais complicados ficam seus sentimentos.

Onde assistir: Viki

O oitavo sentido (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Ji Hyun (Oh Jun Taek) é um calouro de uma pequena cidade rural que luta para estabelecer relacionamentos significativos. Enquanto isso, Jae Won (Lim Ji Sub) retorna à universidade depois de concluir seu serviço militar e, quando se conhecem, os dois começam a desenvolver sentimentos um pelo outro.

Onde assistir: Viki

Feliz Final Feliz (2023)
Foto: reprodução/IMDb

O pianista Jae Hyun (Byun Seong Tae) recebe uma oferta de emprego regular de meio período como acompanhante de casamentos e planeja recusar a oferta, mas quando vê Seung Jun (Lee Dong Won, do KNK), o cantor e apresentador de casamentos com quem trabalharia, ele rapidamente muda de ideia.

Onde assistir: Viki

Companheiros no amor (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Seo Lee Joon (Cho Hyun Min) é o líder da equipe de planejamento e produção de conteúdo da So What Media, que já foi ferido pelo amor. Sua vida começa a virar de cabeça para baixo quando o novo funcionário Jeong Ha Ram (Cho Han Gyul) se mostra tão aberto quanto ao seu interesse por ele.

Onde assistir: Viki

Starstruck (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Jo Yoo Jae (Zuho, do SF9), que tem tudo, desde a aparência até uma ótima personalidade, atletismo e inteligência, e Seo Han Joon (Kim In Seong), que tem uma personalidade otimista apesar de ter crescido em um ambiente difícil, são  estudantes do ensino médio, e têm sido o único lugar seguro um do outro desde que eram jovens.

Love Tractor (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Love Tractor é um drama romântico de cura que acompanha a história do garoto da cidade, Sun Yool (Do Won), e do garoto do campo, Ye Chan (Yoon Do Jin). Os dois se aproximam gradualmente à medida que Ye Chan, de coração puro e apaixonado, começa a ajudar Sun Yool, que está se esforçando ao máximo para se adaptar à vida no campo.

Jun e Jun (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Jun & Jun é uma comédia romântica sobre Lee Jun (Yang Jun Mo), um ex-ídolo que agora é estagiário em uma empresa de cosméticos, que reencontra Choi Jun (Ki Hyun Woo), um gerente da empresa que ele conhece do passado. Agora colegas de trabalho, os dois começam a se envolver em um romance.

Onde assistir: Viki

Sing My Crush (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Sing My Crush é um drama musical sobre Ba Ram (Jang Do Yoon), que está acostumado a esconder seus sentimentos por causa do desgosto de seu primeiro amor, e Han Tae (Son Hyeon Woo), que quer saber tudo sobre Ba Ram, enquanto eles navegam entre a amizade e o amor.

Aula de Amor 2 (2023)
Foto: reprodução/IMDb

Love Class 2 é a sequência do drama de 2022, Love Class, e retrata o romance e a juventude de estudantes universitários, incluindo Lee Hyun (J-MIN), Kim An (Kim Yong Seok), Sung Min (Jeong Woo Jae) e Joo Hyuk (An Jeong Gyun). Os estudantes buscam o amor de várias maneiras, incluindo encontrar um antigo tutor, iniciar um relacionamento falso e se apaixonar pelo popular assistente de ensino.

Onde assistir: Viki

Quais desses BL’s vocês já assistiram? Nos contem pelas redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e não deixe de nos seguir para acompanhar os próximos lançamentos!

 

Leia também: Rakuten Viki lista doramas para maratonar

 

Texto revisado por Luiza Carvalho.

Categorias
Entretenimento Especiais Novelas

Especial | Aniversário: Celebrando 91 anos de Manoel Carlos confira os seus melhores e piores plots

Confira quais enredos criados pelo gigante da dramaturgia foram os mais queridos e odiados pelo público

Hoje, no dia 14 de março, há 91 anos, nascia o escritor, diretor e produtor brasileiro, que mais tarde ficaria conhecido pelo país inteiro como Maneco. Manoel Carlos Gonçalves de Almeida se consagrou nas telinhas brasileiras ao criar tramas que se tornaram célebres por retratar a classe média alta carioca contemporânea na TV Globo

Além de, muitas vezes, colocar o bairro Leblon no Rio de Janeiro como palco para suas obras, também foi responsável por criar diversas Helenas: todas protagonizando suas histórias como personagens fortes e independentes, baseadas na admiração do autor pela história mitológica de Helena de Troia

E para homenagear esse autor consagrado, o Entretê listou quais novelas de Maneco foram as mais apreciadas pelo público e quais não obtiveram tanto êxito em cativar a audiência, confira:

1. Páginas da Vida (2006)

A novela de maior audiência do autor, Páginas da Vida (2006), abordava temas como capacitismo, racismo, gravidez não planejada e transtornos alimentares. Foi exibida entre 2006 e 2007, e contou com algumas polêmicas nos bastidores, como a saída do ator Antonio Calloni, que vivia Gustavo na trama. De acordo com notícias da época, o ator estava insatisfeito com o atraso na entrega dos textos.

Apesar dos problemas internos, o folhetim obteve um sucesso estrondoso: foi a maior média de público, se comparado a outros sucessos de sua carreira. Páginas da Vida teve média de 47 pontos na Grande São Paulo, de acordo com dados do Ibope, um recorde para o autor. 

No entanto, a obra nunca foi reprisada pela TV Globo, apenas sendo reexibida em 2021, pelo canal pago Viva, de domínio do Grupo Globo.

2. Mulheres Apaixonadas (2003)

O clássico de Maneco foi ao ar em 2003 e comoveu o país, com uma média de 46 pontos de audiência. O elenco principal é composto por Helena (Cristiane Torloni), César (José Mayer) e Luciana (Camila Pitanga) que formam o mais emblemático triângulo amoroso da telenovela, em meio a segredos e dramas familiares.

A produção já foi reexibida algumas vezes, tanto no canal Viva, como no Vale a Pena Ver de Novo – sua última reexibição ocorreu em 2023, como uma homenagem aos 20 anos da estreia da telenovela e ao aniversário de 90 anos de Manoel Carlos.

Além disso, o sucesso da obra foi tanto que o disco de primeiro volume da trilha sonora foi o mais vendido de 2003 no Brasil, com mais de 1 milhão de cópias.

Nesse sentido, Mulheres Apaixonadas foi bem recebida pelos críticos e conquistou uma série de prêmios.

3. Laços de Família (2000)

A telenovela, transmitida entre os anos 2000 e 2001, apresenta como núcleo principal Helena (Vera Fischer), empresária de uma clínica de estética, que se apaixona por Edu (Reynaldo Gianecchini), um médico recém-formado. No desenrolar da trama, Camila (Carolina Dieckmann), filha de Helena, acaba também se apaixonando pelo doutor. 

Sem dúvidas, a cena mais emblemática do folhetim foi a de Camila raspando seus próprios cabelos devido ao tratamento contra a leucemia, algo que comoveu o público e ocasionou um grande aumento de doações de medula na época.

4. Viver a Vida (2009)

A volta de Maneco às telinhas não foi tão aclamada quanto suas obras anteriores. Rejeitada pelo público, a produção obteve um recorde negativo de audiência. 

Foi nesta obra que o autor criou uma Helena com características diferentes de suas antecessoras. A protagonista era uma modelo negra e jovem, interpretada por Taís Araújo.

No entanto, apesar do grande talento da atriz, foi sua coadjuvante que roubou a cena: Luciana (Alinne Moraes), uma das filhas de Marcos Ribeiro (José Mayer), com quem Helena tem um caso amoroso, é vítima de um acidente de ônibus e acaba tetraplégica.

De fato, os desafios superados por Luciana se tornaram o ponto principal da obra, ofuscando a personagem de Araújo. 

5. Em Família (2014)

Exibida na década passada, a obra marcou o encerramento de um ciclo: a última Helena do autor foi interpretada por Júlia Lemmertz, filha de Lilian Lemmertz, que protagonizou a primeira Helena de Maneco, na telenovela Baila Comigo de 1981.

Assim, o enredo apresenta duas famílias ligadas por laços sanguíneos e afetivos, com suas vidas entrelaçadas. Porém, obteve pouca repercussão, fazendo com que o casal Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller), fosse o único destaque da trama. 

Por fim, a produção terminou com a pior audiência para um final de novela da Globo, com apenas 34,8 pontos, segundo o Ibope na Grande São Paulo.

Qual dessas é a sua favorita? Conta pra gente! E siga as redes sociais do EntretetizeiInstagram, Facebook, Twitter – para mais conteúdos sobre cinema e entretenimento.

 

Leia Também: Cheias de Charme: Reprise da novela chega hoje às telinhas

 

Texto revisado por Doralice Silva

Categorias
Música Notícias

Timeless: Meghan Trainor anuncia novo álbum e turnê para esse ano

A cantora volta às estradas após sete anos sem fazer turnê

O ano de 2024 tem sido marcado por muitos lançamentos na música e mais uma diva se junta ao clube das artistas que lançam álbum esse ano, a cantora norte-americana Meghan Trainor! Em suas redes sociais, a intérprete de I Made You Look, revelou a capa de seu novo álbum, Timeless, que é o oitavo de sua carreira e chega às plataformas digitais no dia 14 de junho.

 

Foto: reprodução/Instagram @meghantrainor

 

Uma artista cheia de hits!

Foto: reprodução/Rolling Stone
Foto: reprodução/Rolling Stone

 

Meghan Trainor alcançou o sucesso com a famosa canção lançada em 2014, All About That Bass, que fala sobre a beleza dos corpos gordos e o amor próprio. A artista costuma trazer mensagens de empoderamento e romance em suas letras e uma de suas marcas é utilizar ritmos dos anos 50 e 60 em suas canções.

Singles que também se tornaram grandes hits foram Dear Future Husband e Lips Are Movin, de 2015 e a parceria com John Legend, Like I’m Gonna Lose You, em 2016, entre outras faixas de sucesso.

 

Foto: reprodução/IMDb

 

Trainor também já lançou canções para trilhas sonoras de filmes, como Better When I’m Dancin’ para Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, O Filme (2015), I’m a Lady para Smurfs e a Vila Perdida (2017) e Badass Woman para As Trapaceiras (2019).

A artista já realizou três turnês: The Bass Tour, MTrain Tour em 2015 e The Untouchable Tour em 2016, além disso, ela venceu o Grammy de artista revelação em 2016. A cantora é casada com o ator Daryl Sabara e o casal tem dois filhos, Riley e Barry.

 

O que vem por aí

Os fãs da artista podem comemorar porque tem novas músicas perto de serem lançadas. O álbum Timeless contará com 16 faixas, uma delas lançada hoje (14), a parceria com T-Pain, Been Like This.

Ouça a faixa no vídeo abaixo:

 

Ainda não foram revelados os títulos das outras canções, mas as novidades não param por aí. Meghan também anunciou uma nova turnê, The Timeless Tour, a primeira em sete anos. A artista se apresentará em diversas cidades dos Estados Unidos a partir do dia 4 de setembro.

Os shows terão convidados especiais, que são: a cantora Natasha Bedingfield, o rapper Paul Russell, o ator Chris Olsen e o irmão da cantora, Ryan Trainor.

 

Foto: reprodução/Instagram @meghantrainor

 

Infelizmente, não se sabe se a turnê abrirá datas no Brasil, mas a cantora já revelou o desejo de se apresentar no país. Agora resta esperar e torcer para que a diva nos faça uma visitinha.

Quais suas expectativas para o Timeless? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Twitter) e nos siga para ficar por dentro de mais lançamentos!

 

Leia também: De Taylor Swift a BTS: confira músicas que completam 10 anos em 2024

 

Revisado por Carolina Carvalho.

Categorias
Cinema Entretenimento Notícias Resenhas

Crítica | Uma Vida – A História de Nicholas Winton

Filme que conta a história de um humanitário inglês que salvou 669 crianças do nazismo chega hoje aos cinemas

Baseado no livro homônimo escrito pela filha de Winton, Uma Vida – A História de Nicholas Winton retrata a história real de um homem que ajudou a salvar 669 crianças judias da Alemanha Nazista, nas vésperas da Segunda Guerra Mundial. Sim, muitas pessoas estão cansadas de filmes sobre guerra. Mas o novo longa traz uma história que precisa ser contada.

Quem é Nicholas Winton

Nicholas (Anthony Hopkins), ou Nick, é um bancário inglês que observou milhares de famílias sendo forçadas a abandonar suas casas e partir do norte da Antiga Tchecoslováquia para a capital, na tentativa de fugir das tropas nazistas. A partir disso, Nick se junta a um grupo de humanitários para ajudar a coordenar o transporte de centenas de crianças refugiadas para a Inglaterra.

Anthony Hopkins é Nicholas Winton
Foto: divulgação/Diamond Films

Mais uma vez, Anthony Hopkins entrega uma atuação belíssima. Mesmo com 86 anos e mais de 50 de carreira, o vencedor do Oscar de Melhor Ator (Meu Pai, 2020) conduz o filme até o seu auge, momento esse em que até os mais fortes falham ao embaçar a vista com lágrimas.

Dessa vez, não é Hopkins quem rouba toda a cena. Isso porque a personagem de Helena Bonham Carter (Alice no País das Maravilhas, 2012) também está deslumbrante na figura de Babette Winton, mãe de Nick. Ao longo da narrativa, ela atua quase como um mandachuva para toda a organização da história. Portanto, sem a figura de Babette, não teríamos filme.

Helena Bonham Carter em Uma Vida - A História de Nicholas Winton
Foto: divulgação/Diamond Filmes
Vale a pena assistir?

O longa, roteirizado por Lucinda Coxon (A Garota Dinamarquesa, 2016), constrói um ótimo clima de tensão já no primeiro ato. Além disso, o filme é enganchado por uma trilha sonora de tirar o chapéu, e a montagem com cenas rápidas e transitórias entre passado e presente traz dinamismo ao filme. Todo esse arco gera curiosidade no espectador, e faz com que Uma Vida se distancie do sentimento de lentidão.

Por fim, o filme mostra de forma comovente as consequências de uma guerra que, até então, sequer tinha começado. Após o conflito, tudo o que Nicholas Winton desejava era que a história não fosse esquecida, e que a humanidade aprendesse com o passado. Agora, esses registros estão eternizados em um longa emocionante.

Elenco de Uma Vida
Foto: divulgação/Diamond Filmes

Uma Vida – A História de Nicholas Winton chega hoje (14) aos cinemas.

E aí, vai assistir? Então conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos siga para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo do entretenimento.

Leia também: A Lista de Schindler: o emocionante filme de Steven Spielberg

 

Texto revisado por Kalylle Isse

 

Categorias
Cultura asiática Entretenimento Notícias Séries

Comemore o Dia dos Namorados asiático, o White Day

Você já ouviu falar no White Day? Não? Então vem que a gente te conta!

A história é bem inusitada, a comemoração começou no final dos anos 70, no Japão, por uma empresa de marshmallow chamada Ishimura Manseidou, que iniciou uma campanha de dia do marshmallow para aumentar as suas vendas. 

Foi aí, que as pessoas então começaram a comprar e presentear seus entes queridos com esses marshmallows, e isso se tornou uma tradição. A cultura japonesa de gratidão e de dar e receber presentes é forte até hoje, e é por isso que realmente se popularizou e mais tarde foi bem recebida em outros países asiáticos.

Foto: divulgação/Rakuten Viki

Tudo isso acontece no dia 14 de março, um mês após o Dia dos Namorados dos Estados Unidos e em outros países, o White Day é comemorado no Japão, Coreia do Sul, China e Taiwan em que o parceiro retribui aos seus entes queridos dando comida branca como marshmallows, doces, chocolate e outros acessórios brancos como joias e outros presentes.

E, para trazer essa tradição para o Brasil e comemorar esse dia com quem você ama, o Rakuten Viki – uma das maiores plataformas de streaming de conteúdo asiático do mundo – selecionou 10 dramas asiáticos românticos para você assistir enquanto come sua deliciosa comida de cor branca: marshmallows, pipoca ou chocolate. Você escolhe! 

Confira a lista completa:

1 – Meu Chefe (2024)
My Boss
Foto: divulgação/Rakuten Viki

O sonho de Cheng Yao (Zhang Ruo Nan) de se tornar uma advogada de destaque está prestes a se tornar realidade? Parece que sim — quando ela é inesperadamente recrutada por um importante escritório de advocacia. Empolgada, ela troca de casa para ficar mais perto de seu novo escritório. Ela se muda cheia de esperança e logo encontra o seu novo colega de quarto, Qian Heng (Chen Xing Xu). No entanto, uma surpresa a aguarda em seu primeiro dia de trabalho.

Qian Heng é o seu superior direto no escritório, e ele prova ser incrivelmente difícil de agradar! O seu período de treinamento rapidamente se transforma em um batismo de fogo, e ela começa a sentir como se ele estivesse tentando expulsá-la da empresa. Mas Cheng Yao não será dissuadida tão facilmente. Ela redobra os seus esforços, determinada a provar que possui o que é preciso. Será que o zelo dela poderia levar a dupla ao caminho da harmonia… e até do amor?

2 – Um Bom Dia para Ser um Cachorro (2023)
Um Bom Dia para Ser um Cachorro
Foto: divulgação/Rakuten Viki

A professora de literatura coreana do ensino médio Han Hae Na (Park Gyu Young) sofre uma maldição extremamente incomum: se ela beijar um homem, estará condenada a se transformar em um cachorro todas as noites, embora retorne à forma humana pela manhã. Só há uma maneira de quebrar a maldição — e isso envolve receber um beijo do mesmo homem que a beijou… ainda na forma de cachorra!

3 – Extraordinary You (2019)
Extraordinary You
Foto: divulgação/Rakuten Viki

Eun Dan Oh, uma garota do ensino médio que é filha única em uma família rica, tem uma doença congênita de coração. Um dia, ela se pergunta por que está perdendo a memória. Então, finalmente se dá conta de que é um personagem no desenho e decide encontrar sua verdadeira vida e amor.

Enquanto isso, um personagem que nem tem um nome, o Aluno Número 13 do Colégio Seuri, vive como figurante dos outros personagens, mas sua vida começa a mudar aos poucos depois que ele conhece Dan Oh. Eles começam sua misteriosa aventura para descobrir o segredo do mundo de romance dos desenhos e tentam reconquistar suas vidas independentes.

4 – Beleza Verdadeira (2020)
Beleza Verdadeira
Foto: divulgação/Rakuten Viki

Im Joo Kyung (Moon Ga Young) é uma estudante colegial super animada e positiva sobre a maioria das coisas – exceto sua aparência, ela odeia a ideia de ser vista em público sem maquiagem, mas felizmente se tornou uma especialista autodidata em maquiagem com uma pequena ajuda de uma abundância de vídeos tutoriais na internet. Na escola ela é conhecida como uma das meninas mais bonitas da turma – embora ela secretamente viva com medo de seus colegas de escola descobrirem sua aparência por trás da maquiagem!

5 – Doce Armadilha (2024)
Doce Armadilha
Foto: divulgação/Rakuten Viki

Jiang Jie (Xie Bin Bin) é um jovem chefe de cozinha talentoso cujas habilidades com a faca e a cozinha o levaram ao auge da culinária tradicional chinesa. Mas, ele secretamente anseia por um confronto contra um chefe de cozinha mais velho cujas habilidades ainda são lendárias.

Enquanto isso, a jovem aprendiz do mesmo chefe de cozinha mais velho, Li Nai (Zhang Miao Yi), espera ajudar a restaurar a honra de seu mestre. Ela traça um plano que envolve conseguir um emprego na cozinha do hotel, para que ela possa se infiltrar no círculo íntimo de Jiang Jie. Mas ela mal sabe que Jiang Jie também tem um plano astuto para provar de uma vez por todas que é incomparável quando se trata de culinária chinesa! Quem vencerá esta batalha de inteligência, coração e magia culinária?

6 – Yong’an Meng (2024)
Yong'an Meng
Foto: divulgação/Rakuten Viki

Com o colapso do Canal Oeste, a capital Yong An mergulhou imediatamente no caos. Culpado pelo colapso e pelo caos que se seguiu, o Ministro das Obras, Shen Wen Qi, foi preso por ordem do Imperador. Não satisfeito em simplesmente depor o Ministro das Obras, o Imperador ordenou a ruína da sua família também.

Forçadas a sair de casa, as filhas de Shen Wen Qi, Shen Ran (Xia Nan) e Shen Zhen (Ouyang Nana) caíram na pobreza da noite para o dia. Com um irmão doente para cuidar, Shen Zhen abriu uma loja de cosméticos em Yong An para dar o sustento a eles. Enquanto isso, Lu Shi Yan (Jeremy Tsui), o promotor imperial responsável por investigar a ponte desabada, é perturbado por sonhos recorrentes nos quais o destino de uma mulher misteriosa se entrelaça com o seu.

7 – Métodos de Exploração do Amor (2023)
Métodos de Exploração do Amor
Foto: divulgação/Rakuten Viki

Como gêmeas, Su Ji Shi (Cecilia Boey) e sua irmã gêmea, Su Jin Qing (Cecilia Boey), podem ser parecidas, mas as semelhanças entre elas param por aí. As duas irmãs não poderiam ser mais diferentes em suas personalidades, sonhos, ambições e carreiras; mas suas vastas diferenças pouco importam quando a vida de Ji Shi toma um rumo totalmente inesperado. 

8 – A História do Contrato de Casamento de Park (2023)
A História do Contrato de Casamento de Park
Foto: divulgação/Rakuten Viki

No século 19, na Coreia, uma mulher chamada Park Yeon Woo (Lee Se Young) está pronta para viver feliz para sempre após casar com seu belo marido. Mas, na noite do casamento, um desastre acontece: seu noivo morre. As coisas vão de mal a pior quando ela é raptada e arremessada num poço… Aparentemente é o seu fim.

Mas o poço é na verdade um portal que permite viajar através do tempo até o presente, caindo numa piscina. Ela é salva de uma morte aquática por Kang Tae Ha (Bae In Hyuk), que, como o marido de Park Yeon Woo, sofre de uma doença potencialmente fatal. Kang Tae Ha é herdeiro de um poderoso conglomerado, e seu rico avô tem um só desejo: antes de morrer, ver o neto casar. Espreitando uma oportunidade, Kang Tae Ha tenta convencer Park Yeon Woo a firmar um contrato de casamento com ele. Mas será que essa estranha mulher, com seus valores confucionistas do mundo antigo, vai concordar em ajudá-lo?

9 – Love Me, Love My Voice (2023)
Love Me, Love My Voice
Foto: divulgação/Rakuten Viki

Uma história de amor romântica, porém realista, entre uma musicista , Gu Sheng conhecida online como Sheng Sheng Man,  e um famoso ator de dublagem conhecido como Qiang Qing Ci (Tan Jian Ci). Ambos se apaixonaram pela voz um do outro, mas nunca se encontraram. Em um evento local, a musicista tem uma chance inesperada de realizar seu sonho de conhecê-lo quando segue a voz do seu ídolo da dublagem. Tão intrigado com Gu Sheng quanto ela com ele, Qing Cheng elabora um plano para conhecer a simpática musicista. Com a voz dele mexendo constantemente com o coração dela, quanto tempo levará para Gu Sheng se apaixonar completamente por Qing Cheng?

10 – AO HARU RIDE (2023)
AO HARU RIDE
Foto: divulgação/Rakuten Viki

No ensino médio, Yoshioka Futaba (Deguchi Natsuki) se apaixonou por seu colega de classe Tanaka Kou (Sakurai Kaito). Por um tempo, eles eram inseparáveis, curtindo as emoções do primeiro amor. Mas logo esse relacionamento feliz acaba. Um dia, Tanaka Kou vai embora, e Yoshioka Futaba fica sozinha e de coração partido.

Três anos depois, ele retorna diferente, o garoto gentil que um dia ela se apaixonou é agora valentão e frio. Com o tempo, Yoshioka Futaba começa a descobrir o que aconteceu com Kou para mudá-lo durante o tempo que ficaram separados. Mas será que eles conseguirão reacender as chamas do amor? Ou haverá mais decepções?

Mas não é só isso, se você já assistiu as séries acima, pode dar uma olhada na coleção especial  Crush por Você, feita especialmente para todo mundo encontrar algo novo para amar. 

Gostou da lista? Vai assistir algum? Conta pra gente! E siga as redes sociais do EntretetizeiInstagram, Facebook, Twitter – para mais conteúdos sobre cinema e entretenimento.

Leia também: 6 K-dramas em que uma celebridade se apaixona por uma pessoa comum

 

Texto revisado por Doralice Silva

Categorias
Cultura Entretenimento Entrevistas

Entrevista | Dramaturga Karla Muniz Ribeiro fala sobre o espetáculo Candelária, do Coletivo de Teatro de Nova Iguaçu

O espetáculo Candelária acontece nas unidades do SESC RJ e tem apresentações agendadas de março a julho

A Trupe Investigativa Arroto Cênico de Nova Iguaçu foi contemplada com o espetáculo adulto Candelária no Edital de Cultura SESC RJ PULSAR 2023/24, junto com produções de vários estados brasileiros. Candelária traz direção de Madson Vilela e dramaturgia de Karla Muniz Ribeiro.

O Grupo, que nos últimos anos vem se firmando como uma das companhias de maior atividade da região, fará uma circulação durante o período de março a julho por 8 unidades do SESC RJ; percorrendo municípios localizados no interior do estado do Rio de Janeiro, como Campos, Teresópolis, Nova Friburgo, Valença e Barra Mansa. O circuito começa no dia 15 de março, às 19h, no SESC Campos, localizado na Av. Alberto Torres, 397 – Centro, Campos dos Goytacazes – RJ. 

Um espetáculo adulto que perpassa pela temática do racismo estrutural no Brasil e é resultado de uma pesquisa cênica sobre a Chacina da Candelária. É uma peça manifesto que propõe cenicamente uma discussão a respeito da política de embranquecimento social que perdura até hoje no país, e rememora também outros genocídios da população negra.

O roteiro transita por três recortes dramatúrgicos referentes a momentos históricos do Brasil. O que esses três momentos têm em comum? Esse é o mote dramático do projeto. 

No elenco Jonathan Floriano, Karla Muniz Ribeiro, Madson Vilela, Marlon Souza e Simone Cerqueira, artistas negros e periféricos, fundamentam os questionamentos propostos em cena. A montagem segue os moldes do Teatro Contemporâneo com uma encenação fragmentada, que utiliza recursos cênicos através de novas narrativas que potencializam o projeto e o movimento teatral negro. 

Foto: divulgação/Camila Curty

Em entrevista ao Entretetizei, a dramaturga responsável pela pesquisa e o roteiro, conta um pouco mais sobre os detalhes de pesquisas, objetivos e revela expectativas para a estreia, que acontece nesta sexta (15). Confira a entrevista completa:  

Entretetizei: Como surgiu a proposta de contar a história da Chacina da Candelária em um espetáculo?

Karla Muniz Ribeiro: A proposta surgiu a partir de uma pesquisa iniciada durante o meu período na faculdade. Sou formada em Teatro pela Faculdade CAL de Artes Cênicas, lugar que eu consegui acessar através de um financiamento estudantil. Abriu um festival de esquetes em 2017 na CAL, decidi me inscrever e quando sentei para escrever o texto, só me vinha a Chacina da Candelária. Apesar de eu ter nascido em 1997, eu tive conhecimento sobre a chacina de 1993 ainda muito nova através de documentários.

Também ficou muito marcado na minha memória de criança o dia 31 de março de 2005, dia da chacina da Baixada Fluminense, quando policiais militares assassinaram 29 pessoas em Nova Iguaçu e Queimados. Lembro que nesse dia carros passaram em alta velocidade na rua onde eu morava em Mesquita, lembro de ouvir tiros, de ter helicóptero sobrevoando na região e a gente até ir dormir na casa da vizinha, pois era nos fundos do quintal. Desde 2017, eu sigo com a pesquisa dramatúrgica e foi através de um Festival de Dramaturgias que começou a minha parceria com a Trupe Investigativa Arroto Cênico.

Fui convidada a tirar a palavra do papel e colocar na boca e no corpo de atores. Para mim, era necessário falar sobre isso, pois eu via pessoas que nem sequer lembravam o que tinha acontecido. E o teatro é uma maneira lúdica de trabalhar a história. A gente não consegue mudar o que aconteceu, mas podemos trabalhar na maneira que vamos contar isso tudo que aconteceu.

E: Qual e como foi o processo de pesquisa cênica sobre a Chacina da Candelária e como isso influenciou a dramaturgia da peça?

KMR: O Madson Vilela, nosso diretor e também amigo de cena, sempre nos colocou no centro das vivências. Nenhum de nós foi morador em situação de rua, mas durante a pesquisa cênica a gente sempre esteve em roda, dividindo todos os sentimentos que o racismo estrutural causou com a gente e com os nossos. Os meninos moravam próximo da rua onde aconteceu a chacina da Baixada Fluminense e assim fomos dividindo nossas lembranças. Foi uma pesquisa corporal através do treinamento proposto por Madson e de muita conversa e escuta.

Acho que isso nos ajudou a criar uma conexão cênica. Costumo dizer que eu amo brincar de fazer teatro com eles, porque acho que é isso que fazemos. Madson nos preparou para dar passagem para nossas crianças interiores. Alguns diálogos entraram na dramaturgia após improvisações em salas de ensaio. Mas nós temos duas versões de dramaturgia, uma para a literatura e uma com a pesquisa e direção cênica do Madson. Madson mudou textos de lugar, cortou trechos e movimentou cenas. Temos a palavra escrita e temos o trabalho da ação.

Foto: divulgação/Camila Curty

E: Pode nos falar mais sobre os três momentos históricos do Brasil abordados na peça e como eles se relacionam com o mote dramático do projeto?

KMR: Quando comecei a pesquisa, tinha 19 anos e uma ingenuidade de entender o motivo de assassinarem 8 crianças e adolescentes negros no centro do Rio de Janeiro e em frente a uma das igrejas mais antigas e conhecidas no Brasil. A pergunta que me movia era “Por quê?”. Por que aquilo era normalizado? Por que a sociedade da época clamava por aqueles assassinatos? E como é fácil de se esquecer, porque é isso que esse sistema quer, que a gente esqueça todos os dias que isso aconteceu e ainda acontece em 2024.

O primeiro momento histórico é a Chacina da Candelária e vem como um grito de saudade e desejo de que essas crianças não sejam esquecidas, seus nomes sejam ecoados e que caminhar ao lado dos mortos seja uma política de memória. E sempre me perguntando “por que isso aconteceu?”, eu chego até uma aula da artista Tatiana Henrique, na qual ela nos apresenta O Congresso Universal das Raças, que aconteceu em 1911 em Londres. O projeto apresentado pelo Brasil neste congresso era a criação do decreto 9.081/1911 que previa um serviço completo de povoamento europeu no Brasil, com o objetivo de embranquecer a população nacional até o ano de 2012. Pois, devido ao período escravocrata em terras roubadas por Portugal, o território brasileiro tinha um grande número de pessoas pretas. E isso não era bem visto aos olhos dos eugenistas, pessoas que defendem que há raças superiores e acreditam que precisam impedir a reprodução de raças consideradas inferiores por eles.

O terceiro momento é o da chegada do primeiro navio negreiro no Brasil. Antes nosso território era habitado por inúmeros povos originários. Depois ele é invadido por Portugal, é dominado, há extermínios de povos indígenas e ainda se torna espaço para escravizar, torturar e exterminar pessoas do continente africano que foram arrancadas de seu leito familiar, de sua casa, de seu país e de seu povo. O meu objetivo era descobrir o “por que é normal ver meus irmãos virarem saudade?” e está aí, vivemos uma necropolítica muito bem arquitetada. Matam-se crianças pardas e pretas até hoje, pois o projeto de embranquecimento ainda está acontecendo. Um país que ficou preto demais aos olhos dos colonizadores, um projeto para tornar tudo mais branco e balas perdidas encontrando corpos negros até os dias de hoje, este é o mote dramático do projeto. Paulo Roberto Presente! Marcelo Presente! Anderson Presente! Valdivino Presente! Gambazinho Presente! Leandro Presente! Paulo José Presente! Marcos Presente!

E: Qual foi a importância dos apoios recebidos através dos editais de fomento à cultura para viabilizar a produção e realização de Candelária?

KMR: Nossa, foi uma alegria enorme poder colocar nosso projeto para circular. Muitas das vezes, temos que batalhar 10 vezes mais por sermos da Baixada Fluminense, para acessar novos espaços e chamar a atenção para o teatro do nosso território. É muito importante a gente estar rodando a rede Sesc, pois uma peça de teatro precisa do afeto do outro para acontecer. Ela não acontece só no palco. O espetáculo também precisa daquela pessoa que decidiu passar aqueles 60 minutos com a gente. Sem falar que a gente trabalha muito para o espetáculo acontecer e quem trabalha precisa receber.

E: Como estão as expectativas para o início das apresentações já no dia 15? O que o público pode esperar? 

KMR: Estamos muito felizes e com expectativas lá no alto para o dia 15 no Sesc Campos, possibilitado pelo Edital de Cultura SESC RJ Pulsar 2023/24. Estamos com saudade de brincar no palco e de dividir essa história para que ela não seja esquecida. O público pode esperar muita emoção, muito desabafo, muita brincadeira de criança e muita reflexão. Refletir que como um país, precisamos garantir um futuro cheio de boas expectativas para todas as nossas crianças, principalmente aquelas que são muitas das vezes marginalizadas, as crianças negras e indígenas. Garantia de saúde, alimentação, lazer, educação e realização de sonhos.

Você já conhecia a história da Chacina da Candelária? O que achou da nossa entrevista? Conta pra gente e siga o Entretetizei nas redes sociais — Insta, X, Face — para ficar por dentro das novidades no mundo do entretenimento.

Leia também: Entrevista | Pedro David fala sobre Fazendo Meu Filme, trajetória como ator e produtor e novo projeto no cinema

 

Texto revisado por Kalylle Isse

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!